domingo, 14 de junho de 2009

Oficina 7 - TP4




Plano de aula – Filme “Narradores de Javé”

Tema: Debate – reflexão gramatical (escrita e poder)

Objetivos: - Fazer com que os alunos percebam a importância da leiturae do domínio da escrita no convívio social.
- Levar os alunos a refletir sobre a necessidade do letramento, inclusive para que possam resgatar sua própria história.
- Reconhecer gêneros textuais diversos de acordo com o meio discursivo utilizado.

Série: 9º ano -8ª série

Carga horária: 6 horas/aula

Metodologia: Discutir com os alunos sobre a importância do domínio da escrita e levá-los a identificar tais aspectos no filme. Em seguida dividir a sala em grupos de 4 alunos e pedir para que cada grupo redija um texto mostrando o que eles acham importante em sua cidade,que tem valor para todos. Posteriormente solicitar aos alunos que exponham seus escritos oralmente. Após essa atividade, contar aos alunos que esta mesma cidade será destruída, inundada, e cada ,grupo deverá relatar o fato à comunidade local como quiserem, usando o gênero textual adequado ao meio discursivo escolhido. Para finalizar os grupos deverão expor seus trabalhos aos colegas de sala.

Recurso: utilização do aparelho de DVD, televisão, filme, cartolina, canetão, revistas.

Fechamento: será avaliada a produção escrita e a exposição oral dos alunos sobre a importância de sua cidade e a possível inundação da mesma. Finalizar com a análise e identificação dos gêneros utilizados pelos alunos para contar sobre o fato da inundação do local onde vivem.


Flaviane Torres e Marisa Simões



Plano de aula – Filme “Narradores de Javé”

Tema: O poder da escrita em Narradores de Javé

Objetivos: - Levar os alunos a compreender a importância da leitura e da escrita.
- Promover a reflexão da alfabetização e do letramento.
- discutir o papel da escrita com sinônimo de poder.

Série: do 6º ao 9º ano

Carga horária: 6 horas/aula

Metodologia: Fazer uma prévia oral ,levando em consideração os objetivos propostos acima;
- Expor o filme aos alunos;
- Promover um debate e reflexão;
- Realizar entrevista, como suporte de pesquisa da origem do povoado.

Recursos: DVD – televisão – filme - quadro – giz – papel e caneta.

Fechamento: - Promover um levantamento dos gêneros textuais apresentados no filme.
- Direcionar a partir da entrevista, a diferença do uso da oralidade e da escrita.
- Promover o reconto da entrevista a partir da ótica de um dos personagens.
- Pesquisar a origem de nossa cidade como fator de resgate histórico.


Ana Kelly – Sônia – Neliene –Ângela – Geralda Eva e Valéria



Plano de aula – Filme “Narradores de Javé”

1. Tema: A narrativa como meio de resgate mítico-histórico, cultural dos povos.
2. Objetivos: -Compreender e reconhecer características do texto narrativo. - Enfatizar a importância da linguagem narrativa na reconstrução cultural e histórica dos povos. - Diferenciar mito e história. - Estimular a prática da pesquisa e o conhecimento do passado mítico- histórico de sua comunidade. - Promover a habilidade de organização do tempo e do espaço na prática narrativa utilizando como recursos, fatos e a imaginação.
3. Série: 9º ano ensino fundamental
4. Carga horária: 6 horas/aula
5. Conteúdo: Elementos da narrativa, Pessoas do DiscursoA narrativa como resgate da cultura e das raízes de um povo:Abordagem da Bíblia, Ilíada, Odisséia, Romances Indianistas e Sertanejos para exemplificação da importância da narrativa como tentativa de recriar o passado.
6. Metodologia:-Exposição de conteúdo sobre o que é narrar? Elementos da narrativa, e pessoas do discurso através de aula expositiva. - Apresentação de filme “Os narradores de Javé” – atentando aos alunos para a importância do domínio da linguagem e a utilização da narrativa para reconstruir um passado histórico de um povo. - Pedir aos alunos que pesquisem sobre o surgimento da população de Pará de Minas (jornais, pessoas antigas da cidade, amigos, livros) para elaboração de um texto narrativo que abranja mito e história para recontar a história do surgimento e população de Pará de Minas.
7.Avaliação:Será avaliada a participação na aula expositiva, as observações e considerações orais feitas sobre o filme apresentado e por último o empenho na pesquisa e a capacidade inventiva de organizar a narrativa sobre a origem do povo pará--minense.
8. Material de Apoio: Filme: Narradores de Javé, DVD, Lousa, Pincel, Folha com Trechos de Narrativas Mítico- Históricas.
Nathanaela, Adenísia e Íris


A aluna Silvana Fernandes fez o planejamento baseado no vídeo mencionado abaixo:

Plano de Aula

Vídeo: Longa-metragem brasileiro – Pequenas histórias – Helvécio Ratton

Tema: Minas: território de fábulas e casos – rica tradição de narrativa oral.

Objetivos:
 Proporcionar uma aula admirável em que o professor se soma aos alunos para apreciarem juntos a intensidade da criação brasileira e mostrar com entusiasmo fábulas e casos com personagens e histórias saídas do imaginário brasileiro, especialmente de Minas Gerais;
 Valorizar e respeitar a cultura e a oralidade de um povo;
 Caracterizar a oralidade e a escrita como forma de comunicação;
 Identificar dialetos, variantes linguísticas da região.

Série: 6º ao 9ºano do ensino fundamental

Carga horária: 6 horas/aula

Metodologia:
 Realizar a intertextualidade (músicas, filmes, obras escritas, fragmentos de obras pré-selecionadas, etc);
 Resolução de trabalhos em dupla – resumo;
 Produção de texto utilizando a variante linguística da região onde mora;

Recursos: TV, DVD, som, CD, cópias de fragmentos de músicas, xerox.

Fechamento:
 Avaliação através da observação em relação ao interesse, a participação e ao desenvolvimento das atividades;
 Elaboração de gêneros textuais diferentes, de acordo com o ambiente discursivo e utilizando dialetos regionais.


Plano de aula – Filme “Narradores de Javé”


Tema: Estudo do filme Narradores de Javé

Objetivo: Levar os alunos a refletir sobre o estudo da língua, a importância da escrita e da leitura como resgate da história.

Série: 8ª série/ 9° ano

Carga horária: 4 horas/aula

Recursos didáticos: DVD – televisão – filme - quadro – giz – papel e caneta.

Metodologia: Após assistir ao filme, faremos um debate sobre o assunto do filme: de que se trata, a linguagem regional usada, a narrativa, a importância de saber ler e escrever, por que as narrativas dos personagens eram contadas de formas diferentes, entre outros. Com o debate trabalharei uma proposta de produção de texto com gêneros diferentes.

Fechamento: Produção de texto contando fatos importantes relacionados a cidade de Pará de Minas e leitura dos textos para que os alunos percebam pontos de vista diferentes de um mesmo assunto.

Teresa Lima

Quinta aula 09/06/09


Nesta semana, iniciamos o estudo da TP4 com o filme “Narradores de Javé”, assistimos ao filme discutimos em grupo alguns pontos importantes do filme, enfatizamos a importância do letramento, do resgate da nossa história, da cultura regional com suas variações linguísticas, da sensibilização para a escrita e outros. A turma em grupos distintos elaboraram planos de aula baseados no filme. Os planos de aula foram apresentados e discutidos pelos colegas, alguns ressaltaram a importância da história de nossa cidade e levarão essa discussão para sala de aula, uma vez que estamos comemorando os 150 anos de Pará de Minas. Fizemos um estudo das unidades 13 e 14, o processo da leitura deu uma discussão muito interessante e prazerosa, pois é o que vivenciamos no dia-a-dia. A maioria dos alunos tem verdadeira aversão pela leitura, fazendo algumas reflexões pudemos analisar e avaliar nosso trabalho em sala de aula que muitas vezes são a causa da desmotivação do aluno e assim repensarmos nossa prática pedagógica. As atividades propostas pela TP e no AAA são muito interessantes e sentimos satisfação em realizá-las. Temos certeza que essas atividades, bem trabalhadas e exploradas darão bons resultados com nossos alunos.