terça-feira, 7 de julho de 2009

Oficina 9 - TP5 30/06/09

Oficina 9 - atividade unidade 17 – TP5 – “Diferentes Estilos”
Dando início a atividade, fizemos a leitura do texto “Os Diferentes Estilos” de Paulo Mendes Campos. Os grupos se reuniram e produziram textos em estilos diferentes.

Estilo Fausto Silva
“Oh louco meu!”
Oh louco meu! Estava sem sono e sai para passear de madrugada e encontrei o caralho de um cadáver em pleno bairro de Ipanema. Pô meu, deixa eu procurar um guarda...
Será que o cara se suicidou por causa de um pit-bull que dormia na mesma cama que ele?
Oh louco meu! O guarda veio e tomou as providências necessárias e fez um baita relatório, pior que as minhas fichas do programa... Além de tudo, o guarda disse que eu falo demais e não espero ninguém responder às perguntas que faço!!! Pô meu! Vai cuidar da tua vida, que da minha cuido eu.
Neliene

Estilo Cebolinha
Cascão, foi encontlado na madlugada de hoje, o colpo de um homem na Lagoa Rodligo de Fleitas pelo vigia de uma constlução. O homem tlajava calça amalela, glavata blanca e não estava muito maltlatado. Vou chamar a mônica pla ir lá comigo ver o molto; Pla ir sozinho, não tenho colagem.
Luciana e Ana Kelly

Estilo Datena
É uma pouca vergonha nacional o que aconteceu hoje na Lagoa Rodrigo de Freitas. Onde estão os políticos vagabundos e safados, que embolsam o dinheiro do povo e não liberam verbas para termos policiais mais preparados? Se fossem preparados, fariam ronda nos pontos turísticos e onde mais fosse necessário. Vejam só! Foi encontrado, abandonado, jogado, o corpo de um homem, às margens da lagoa – um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Um homem! Um cidadão brasileiro. Onde vamos parar com este descaso das autoridades com a segurança do cidadão?
Nilza e Flaviana

Estilo Dercy Gonçalves
“PQP”, homem foi encontrado em plena madrugada, pelado no bairro dos grã-finos à margem da Lagoa Rodrigo de Freitas. O dito cujo que o encontrou foi um vigia da construção civil, que trabalhava pra “caralho”. O “filho da P.” não tinha nenhum sinal de violência no corpo. Esse já foi para o “quinto dos infernos”.
Silvana e Marisa

Estilo Lady Kaite
Bebel, minha prima: eu te venho-te, informar-te um fauto que aconteceu pertim da casa da madame Sofia, ali memo do lado de fora da Lagoa Rodrigo de Freitas. Hoje de madrugadinha, o pobre coitado de um olhador, desses que olham os prédio, as construção, encontrou um presuntão estrebuchado lá na beira da lagoa. O pió é que ninguém sabe o que matou ele, ele tava inteirinho da silva. Fiquei sabendo cedinho, tô pagando...
Nathanaela e Teresa

Estilo Datena
Corpo encontrado na margem da Lagoa Rodrigo de Freitas. Notícia de última hora!
Já em estado crítico, foi encontrado nesta madrugada, o corpo de um homem não identificado pelo vigia de uma construção. O corpo não apresentava sinais de violência, o que intriga a polícia. Seria mais um caso de envolvimento com o tráfico de drogas? Mais um mistério a ser desvendado pela polícia do Rio de Janeiro.
Adenísia

Estilo Renato Aragão -Didi
Ao Acordar pela manhã ouvi um grito de socorro. Cheguei até a porta e deparei com um crioulo, tipo Mussuns que gritava a plenos pulmões que havia um presunto fresco na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Tendo morte morrida ele se escafedeu-se lá pela madrugada, deixando todo mundo cafuso.
Sônia e Ângela

Sétima aula - 30/06/09

Dia 30 de junho, iniciamos nosso oitavo encontro presencial com alguns relatos de atividades que ficaram pendentes na aula anterior, pois os professores faltavam terminá-las. Logo após, lemos o texto “Os Diferentes Estilos” de Paulo Mendes Campos, fizemos uma análise do texto e depois em grupos, os alunos relataram a mesma notícia em estilos diferentes e apresentaram a turma, foi muito divertido. Depois dessa atividade demos início ao estudo da TP5, comentamos a unidade 17, ressaltando conteúdos importantes, tirando dúvidas de alguns exercícios propostos. Frisamos o quanto a língua portuguesa é riquíssima em expressividade e com recursos numerosos. Lemos e discutimos o Ampliando nossas referências “O vocabulário Português”. Começamos um estudo coletivo da unidade 18, desenvolvendo juntos as atividades; ficou decidido que terminaríamos o estudo da unidade 18, e iniciaríamos as unidades 19 e 20, em casa. Resolvemos que não teríamos o encontro na próxima semana, pois os professores não teriam tempo de realizarem o Avançando na prática em uma semana, devido ao acúmulo de atividades nas escolas, em final de semestre, como provas finais e atividades de recuperação. Até o dia 14, data do nosso próximo encontro, os professores trabalharão com seus alunos, a atividade da página 24; além do proposto na TP5, poderão usar também o texto de Paulo Mendes Campos e textos do AAA5, unidade17, aulas 1 e 2. A TP5 é muito rica em informações e atividades, tenho certeza que será um estudo muito proveitoso e enriquecedor para todos nós.