sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Municipal Dona Cotinha

A Escola Municipal Dona Cotinha tem três professoras cursando o Gestar: Teresa, Luciana e Íris, todas com muita determinação e dedicação. Parabéns!!!


Professora Luciana e seus alunos do 6º ano - Praticando Gestar







Professora Teresa e seus alunos do 9ºano - Gestar na prática







































Relato planejamento de atividade - TP1- unidades 1-2-3e4

Atividades desenvolvidas usando as sugestões do “Avançando na prática”- TP1
Os professores Marcos, Valéria e Sônia fizeram a atividade da página 17 com leitura e dramatização do texto “Retrato de velho”, depois trabalharam a interpretação ressaltando a importância de reconhecer e respeitar os vários dialetos da língua portuguesa. A professora Teresa desenvolveu as atividades das páginas 23 e 136, os alunos criaram um dicionário com gírias usadas entre eles e na sequência, valorizando os dialetos, fez a sugestão da página 136, em que trabalha ditados e frases usadas por pessoas mais velhas e quais ensinamentos propõem. Flaviane, Iris, Nilza, Adenísia, Neliene e Ana Kelly trabalharam a proposta da página 65, além dos textos propostos, usaram o poema “Felicidade” de Roseana Murray, fizeram a análise das diferenças entre eles. O objetivo da atividade é levar o aluno a perceber a organização do texto e encaminhá-lo ao raciocínio, através da sequência de dados. Luciana e Valéria desenvolveram a atividade da página 144, Valéria usou a intertextualidade com o filme “O som do coração”, os alunos recontaram a história modificando o final do filme e até sugeriram um novo filme com o título “O som do coração alterado”.Luciana trabalhou com notícias e gravuras de jornais e revistas, os alunos fizeram a atividade em dupla e tinham que observar, escolher gravuras ou notícias com situações opostas. Na sequência eles produziram textos descritivos, observando as características de cada uma das imagens. A professora Silvana trabalhou a página 102, em que o objetivo é observar o uso da linguagem oral e perceber essas peculiaridades no texto escrito.Ela se surprendeu com a sugestão dos alunos em escrever um texto pela comunicação "internetês, que classificaram como sendo a mais próxima da linguagem oral.Todos os professores ressaltaram a importância das sugestões das TPs na aplicação das atividades.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Oficina 3 - TP2 - 10/11/2009

Proposta de atividade: Escolher um dos textos sugeridos para planejar uma atividade de interpretação, produção de texto e de análise linguística.
Planejamento de atividade – texto 2 (Adenísia, Nathanaela, Flaviane)

1) O poema abaixo foi inspirado na quadro acima do pintor Italiano Giuseppe Arcimboldo. Observe o quadro com atenção e faça relações entre o título do poema .

2) O texto é composto de 8 palavras contrapostas e um frase explicativa. Identifique os 4 “maus” elementos e os 4 “bons” elementos. Explique os critérios de sua seleção de bom e mau.

3) Em nossa Língua Portuguesa, podemos observar que através de uma pequena alteração gráfica na hora de escrevermos uma palavra muda completamente o seu significado. O autor brinca com a grafia e assim retira outros significados das palavras.

FOGO MÁGOA BAR GUERRA
JOGO ÁGUA AR TERRA

a) Retire os quatro maus elementos do texto e anagrame retirando outras possíveis palavras.

4) Justifique o emprego da palavra maus escrita com a vogal “u” no texto. O que alteraria no sentido do poema se fosse empregada a palavra mal com a letra “l”.

5) O autor retira dos 4 elementos da natureza, 4 maus elementos. Agora é a sua vez de relacionar 4 bons elementos aos elementos da natureza.

6) Observe que no poema o autor não utilizou frases para criar o enunciado, utilizou apenas palavras (sintagmas nominais). Com base no que você compreendeu do poema crie frases verbais relacionando:

a) Terra com Guerra:
b) Bar com ar:
c) Jogo com fogo:



Planejamento de atividade – texto 2 (Ângela – Ana Kelly – Neliene - Nilza)

1) De acordo com o texto, os elementos visualizados na tela de Giuseppe Arcimboldo referem-se a terra, ar, água e fogo respectivamente. Quais são as cores que remetem a estes elementos? Cite-as.

2) Correlacionando os quatro elementos naturais com a poesia “Quatro”, que tipo de relação é possível ser observada. Levante hipóteses da ideia (valores positivo/negativo).

3) Construa um texto relacionando a poesia e o quadro fazendo uso de frases verbais, períodos curtos.

É importante fazer as observações pertinentes no final da atividade.


Planejamento de atividade – texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento
( Marcos, Silvana, Teresa e Marisa)

1º passo – Leitura em voz alta interpretando os cinco personagens do texto.
2º passo – Perguntas relacionadas ao texto
3º passo – Transformar o texto do discurso direto em discurso indireto.
4º passo – Análise linguística – pontuação, concordância.

 O professor primeiramente fará a leitura e orientará para a segunda parte que será em voz alta. Em seguida serão escolhidos cinco alunos para representarem os personagens e fazer a leitura em voz alta para toda a turma. Essa leitura poderá ser dramatizada. Quando o primeiro grupo terminar troca-se o grupo para que assim todos leiam.
 Atividades de compreensão do texto com questionamento.
 Ex.: 1) A palavra “esbaforido” no 7º parágrafo refere-se a quem?
2) Qual o tema do texto?
 Atividade de produção de texto: Depois de ler e fazer as atividade do texto será proposto que os alunos deem continuidade ao texto contando o que aconteceu após o castigo.
 Analisar os tipos de discurso presentes no texto e a pontuação empregada
 Transformar o texto de discurso direto para discurso indireto.
 Analisar a concordância nominal.
Ex.: Muito assustada, volta Adalgisa.
Entram esbaforidas da corrida as três tias.

Planejamento de atividade – texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento( Eva, Iris, Sônia, Valéria e Luciana)

1º passo – Interpretação - O texto apresenta 5 personagens. Quais as características implícitas e explícitas de cada uma delas? Você se identifica com alguma? Qual? Por quê?

2º passo – A história relata acontecimento em qual tempo verbal?
( ) pretérito ( ) futura ( ) presente

3º passo - O texto se apresenta no gênero teatral. Recontando os fatos no gênero relato, tipo narrativo, produza um texto usando o tempo verbal no pretérito.

Oitavo encontro - etapa 2 - 10/11/2009

Neste encontro repassei as orientações necessárias para finalizarmos nossos estudos, tirei dúvidas em relação ao projeto e a organização do portifólio. Houve o momento de relato das atividades desenvolvidas dos avançando na prática TP1 unidades 1 e 2, que estavam pendentes e unidades 3 e 4. As sugestões escolhidas foram das páginas 17, 23, 65, 136, 144. Discutimos pontos negativos e positivos na realização das tarefas e falamos sobre as atividades da TP1 e AAA1, relatarei sobre as atividades em “relatos de atividades”. Na sequência iniciamos o estudo da TP2 – unidades 4 e 5, a qual procura enfatizar o lugar, no processo de ensino-aprendizagem da língua, de três concepções de gramática: a interna, a descritiva e a normativa. Lemos e refletimos o texto “Questões ligadas ao ensino da gramática” de Maria Helena de Moura Neves. Ressaltei a importância das atividades propostas no AAA2 e principalmente na unidade 6 - TP2, a qual cria para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que possam apropriar-se dos mais diversos tipos de organização de frase. Assistimos ao vídeo “O assalto” e terminamos a aula com a oficina 3 da unidade 6, cujo objetivo é planejar uma atividade de leitura , interpretação, produção de texto e análise linguística. É com satisfação que falo do interesse dos cursistas em participarem do Gestar II de Língua Portuguesa, uma vez que todo o conteúdo e sugestões de atividades das TPs e AAAs são importantíssimos na nossa prática em sala de aula.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Escola Municipal Professora Amélia Guimarães-CAIC

Dia 09 de novembro de 2009,visitei a Escola Professora Amélia Guimarães- CAIC- não posso deixar de registrar meu carinho especial por essa escola, na qual sou efetiva e trabalhei durante 8 anos. Lá, temos quatro professores cursistas , Flaviane, Marisa, Nilza e Sônia. Participei de uma aula em cada turma das respectivas cursistas.Todas as aulas tiveram como sugestão, as atividades dos AAAs ou TPs. Nilza trabalhou com alunos do 7º ano, o Avançando na prática da página 131 TP4 – com o texto O Lobo e o Cordeiro – cujo objetivo é definir a estrutura do texto para construir significados. A professora Flaviane desenvolveu com alunos do 6º ano, a aula 7 do AAA6- unidade 22- Uma história maluca. A professora Sônia trabalhou com alunos do PAV II, o Avançando na prática da página 17 –TP1,cujo objetivo é relacionar língua e cultura. Os alunos encenaram o texto “Retrato de velho” e fizeram o estudo de texto.Marisa, com os alunos do 9º ano, realizou a aula1 do AAA6-unidade 22, cujo objetivo é identificar elementos do processo relacionados à etapa de planejamento.
Todas as atividades (teatro, produção de texto, interpretação, ordenação de sequências) foram desenvolvidas com interesse e participação dos alunos e muuuita dedicação das professoras. Parabéns a todas e muito obrigada pelo carinho!!!




Professora Nilza e seus alunos

Professora Flaviane orientando seus alunos

Professora Marisa passando as instruções necessárias

Professora Sônia e sua turma




Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles

Dia 06 de novembro de 2009, visitei à tarde, a Escola Municipal Izaltina Mendonça Meireles. A atividade desenvolvida pela professora Silvana com a turma do 6º ano, foi também a aula 7 sugerida no AAA6-unidade22- Uma história maluca, cujo objetivo é identificar estratégias que podem ser utilizadas para a construção de um texto. Os alunos foram divididos em grupos de quatro e as imagens selecionadas de revistas serviram de apoio para a construção do texto. Para terminar a atividade cada grupo leu seu texto e selecionamos o melhor, observando a sequência de ideias e a fidelidade às imagens. Foi muito tranquilo o desenrolar da proposta e aproveitando o dia, visitei os trabalhos da Feira de Cultura que estavam expostos na escola, alguns da professora Valéria e Eva. Parabéns a toda equipe da escola e seus alunos que são muito educados e participativos!!!




Professora Silvana e sua turma do 6º ano




Trabalho da feira de cultura -professora Valéria




Escola Municipal Integrada São Domingos Sávio

Dia 06 de novembro de 2009,visitei pela manhã, a Escola Municipal Integrada São Domingos Sávio. As professoras Adenísia e Nathanaela desenvolveram atividades diferentes em suas respectivas turmas. Adenísia trabalhou com os alunos do 9ºano uma sugestão do AAA6-unidade 24, cujo objetivo é despertar o interesse pela leitura literária com jogos e brincadeiras que facilitem a percepção da história – Jogo POLAS. Os alunos se divertiram desenvolvendo a tarefa, faziam mímicas, adivinhavam as histórias lidas e assim concluíram a atividade com uma dupla vencedora em cada grupo.
A professora Nathanaela usou o “Baralho de Linguagem” como sugestão de atividade do AAA6, unidade23, num texto coletivo com os alunos do PAV II, o objetivo da aula é identificar parâmetros de avaliação, revisão e reescrita textual. Os alunos construíram o texto e fizeram a correção, analisando a sequência de ideias e os conectivos adequados ao contexto. Parabéns às professoras pela persistência e dedicação!!!




Professora Adenísia e sua turma

Professora Nathanaela e sua turma







Escola Municipal Vereador Bosco Mendonça

Dia 05 de novembro de 2009, visitei a Escola Municipal Vereador Bosco Mendonça. As professoras Ana Kelly e Neliene desenvolveram com os alunos do 8º e 9º ano uma sugestão de atividade do AAA6 – Uma história maluca – cujo objetivo é identificar estratégias que podem ser utilizadas para a construção de um texto. As professoras usaram o “Baralho de linguagem”, material construído na oficina do dia 06 de outubro.
Observei todo processo de planejamento e realização da atividade, o interesse dos alunos em construir histórias onde puderam usar a imaginação de acordo com a gravura escolhida. No final todos apresentaram os textos produzidos e escolhemos o melhor, avaliando a sequência de idéias, o uso adequado de conectivos e a criatividade. Adorei conhecer a escola e os alunos que são muito educados, participativos e carismáticos. Parabéns às professoras Ana Kelly , Neliene e seus alunos. Sucesso a todos!!!!


















domingo, 8 de novembro de 2009

Relato de planejamento de atividade - Lição de casa 1- TP1

Relatório da atividade avançando na prática TP1 unidade 1 página 17 (Professor Marcos Antônio da Silva)

A atividade foi proposta aos alunos com algumas adaptações para que ao mesmo tempo fosse trabalhada a leitura e depois pudesse ser apresentada na feira cultural da Escola.
A crônica sugerida foi substituída por um texto retirado de livros literários à escolha dos alunos e o objetivo de fazer uma leitura dramatizada, foi mudado para uma leitura em voz alta do texto com caracterização dos leitores de acordo com as personagens ou o assunto do texto.
Escolhi alguns livros de interesse geral e os levei à sala para que os alunos pesquisassem o que gostariam de apresentar. Para isso foram destinadas duas aulas. E em seguida os alunos copiaram o texto que escolheram para depois entregá-lo e eu poder avaliá-lo.
As seis aulas seguintes foram destinadas para o ensaio da leitura em voz alta e cada aluno juntamente comigo estamos avaliando todos os aspectos da leitura.
Os alunos que apresentarem críticas deverão sugerir uma leitura mais adequada, e eles passarão a ser julgados no momento. (Sugestão do Gestar).
Com isso os alunos estão trabalhando com a importância e as características do discurso direto.
A avaliação final será feita no dia 13 de novembro na feira cultural onde os alunos apresentarão em voz alta seus textos a todos os visitantes num projeto chamado “A leitura é o Show” em que todos os alunos, durante o período da feira farão leituras ininterruptamente numa sala destinada ao conteúdo de Língua Portuguesa.