quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Biografia - Cursistas

Quero parabenizar a professora cursista Silvana Fernandes pela criatividade ao redigir a sua biografia...

Briografia
(Silvana Fernandes)

Outra vez cá estou na Terra
Sempre de passagem, mas nunca a passeio
Derrubando meus medos, enfrentando receios
Evoluo o espírito nesta nova quimera.

Nascida em minas, cá no interior
Dia 13 de março de 71
E o que no início não fez sentido algum
Agora entendo e encaro com humor.

Trabalhei, estudei e quis ser professora
Entrei na FAPAM e Letras fazia
Inglês, Português...? Quem diria!
“A minha carreira vai ser promissora!”

Noivei, saí fora, com outro casei
Ter filhos, ter casa, pra mim foi loucura
Mas acho gostosa essa tal vida dura
Por isso de novo... Engravidei.

Esse foi um resumo, minha biografia
Muitas etapas, segredos guardados
O trabalho me chama e o que não foi contado
Se quiser escutar vá lá em casa algum dia...

Décimo encontro - etapa 2 - 01/12/2009

É com sentimento de dever cumprido, que terminei os encontros presenciais com cursistas esta semana, fechamos a TP2 com relatos de atividades desenvolvidas com os alunos. Houve a apresentação dos projetos que a turma optou em desenvolver por escola e ficaram muito bons, todos falaram da elaboração, principais objetivos e desenvolvimento, infelizmente alguns não puderam ser realizados, mas tenho certeza que servirão de complemento para o trabalho no próximo ano. Fizemos uma análise do caderno de orientações das avaliações diagnósticas de entrada e analisamos os resultados das provas realizadas em algumas escolas da rede municipal. Avaliamos as principais dificuldades dos alunos por série e através dos gráficos tivemos uma visão do todo. Agora é esperar 2010 para dar continuidade ao trabalho proposto pelo gestar. Fiz algumas considerações finais em relação ao programa, aos cadernos e às propostas de trabalho do Gestar II, todos os cursistas demonstraram satisfação na realização do curso, o que para mim, foi muito gratificante, pois quando iniciamos, a perspectiva não era das melhores. Infelizmente! Falei do nosso encontro em BH, de como foi gratificante conhecer pessoas diferentes, cidades diversas, mas todos com o mesmo ideal e a mesma realidade. Assim finalizamos nossos encontros presenciais!!!!

Relato de atividades desenvolvidas com os alunos – TP2

AVANÇANDO NA PRÁTICA TP2 – UNIDADE 7 – PÁG.56 – Professoras Teresa, Adenísia, Silvana- A proposta de atividade é a produção de texto a partir de uma imagem...
Relato Teresa - Escolhi uma imagem bem interessante e apresentei-a a turma. Pedi-lhes que a observassem com muita atenção, os detalhes. Pedi-lhes que analisassem a imagem e respondessem:
a) O que você vê na imagem?
b) Onde se passa a cena?
c) Quais as cores que mais chamam sua atenção? Por quê?
d) Quais elementos não aparecem por inteiro? Como você imagina que eles sejam?
e) Você percebe detalhes nos elementos. Qual deles, ou quais, lhe chamam a atenção?
f) Se alguém que não pudesse ver a imagem lhe pedisse para contar o que ela mostra,
como você diria isso de forma resumida?
g) Qual sua opinião sobre a imagem?

Após a observação, pedi-lhes que produzissem um texto descrevendo a imagem. Depois que todos terminaram seus textos, pedi aos alunos que trocassem seus textos com os colegas e que eles dessem sua opinião sobre os seguintes pontos:
a) A descrição está de acordo com o texto?
b) A linguagem usada pelo colega é clara ?
c) Qual sua opinião sobre o texto do colega?
As professoras Adenísia e Silvana, enfatizaram como a atividade foi importante para desenvolver a percepção dos alunos em pequenos detalhes, que às vezes passam despercebidos quando analisamos uma imagem.

AVANÇANDO NA PRÁTICA TP2– UNIDADE 8 – PÁG.128 – Professoras Teresa, Adenísia, Marisa, Nathanela, Luciana- A proposta de atividade é que os alunos observem crianças brincando para registrar as onomatopeias que elas usam em quantidade...
Relato Teresa - Analisamos em sala de aula algumas histórias em quadrinhos que continham onomatopéias. Relembrei os alunos que a onomatopéia tem a função de imitar e reproduzir sons.
Pedi-lhes que produzissem histórias em quadrinhos que tivessem presentes onomatopéias, observando a linguagem dos personagens e a situação da história.
Trocamos as produções entre os colegas, que fizeram comentários. Também comentei pontos necessários para a melhoria da produção. Combinei o tempo para devida correção e reescrita.
O resultado foram ótimas histórias em quadrinho!

Relato Nathanaela - Após realizarmos a atividade do poema Serão de Junho aproveitei para chamar a atenção dos alunos para as figuras de linguagem existentes no poema. Passei para os alunos uma folha xerografada com algumas figuras de linguagem de expressão sonora como as aliterações e as onomatopéias.
Fizemos a interpretação sugerida na TP2 da p. 125 explicando as figuras de linguagem e como são empregadas, posteriormente dividi a sala em três grupos e distribui algumas revistinhas da turma da Mônica e pedi que eles encontrassem exemplos de onomatopeias, juntamente com eles observamos uma estorinha muda da Magali composta unicamente por onomatopeias
Os alunos comentaram sobre o emprego das onomatopeias na fala e também na escrita como são importantes para a ilustração do que se fala e para dar veracidade aos fatos.
Para finalizar a atividade os alunos fizeram uma criação de desenhos com onomatopeias, os trabalhos ficaram bem criativos e todos gostaram muito de participar.

Avaliação: Criação de desenhos empregando onomatopeias.

As professoras trabalharam a proposta em séries diferentes e a maioria dos alunos sabia reconhecer os sons representados pelas onomatopéias e criaram outros.


AVANÇANDO NA PRÁTICA TP2 - UNIDADE 7 - PÁG.95-Professores Marcos,Ana Kelly,Neliene, Niza e Sônia - A proposta é que oprofessor escolha uma obra literária bem interessante para ler para aturma, em forma de novela...
Relato Professor Marcos Achei muito interessante essa atividade e resolvi desenvolvê-la com os alunos do 8º ano, pois a turma possui alunos muito inquietos e que gostam mais de falar que ouvir. No início tive um pouco de receio mas, depois pensei que se não tentasse, como saberia se daria ou não resultado?
O livro escolhido foi “A viagem ao centro da terra” de Júlio Verne. No primeiro dia tive uma grande surpresa, além de todos ficarem atentos, um dos alunos se ofereceu para entregar o resumo da história. Vi que a atividade foi certa para os alunos, pois todos precisavam se concentrar e ouvir. Durante a semana li todos os dias dois ou três capítulos e quando ninguém se oferecia para fazer o resumo, eu sorteava um para fazê-lo. Na última aula da semana, deixei que os alunos que ainda não tinham escrito o resumo o fizessem e entregassem. Assim todos participaram do trabalho.