sábado, 7 de novembro de 2009

Gestar na prática...

Esta semana visitei algumas escolas...

Atividade produzida pelos alunos da E. M. Izaltina Mendonça Meireles – 6º ano –Profª. Silvana Fernandes - dia 06/11/2009.
O objetivo era usar o baralho de linguagem,confeccionado na nossa oficina dia 06/10 e acrescentar sugestões do AAA6 para que os alunos construíssem um texto coletivo, usando as imagens que foram distribuídas aleatoriamente entre eles. O texto abaixo foi o resultado deste trabalho e ficou muito bom...
História Maluca
Numa cidade distante, havia um zoológico que tinha fósseis de dinossauros e muitos animais selvagens como leões e seus filhotes, girafas, rinocerontes, cobras, onças jacarés,macacos e muito mais...
No restaurante do zoológico tinha uma televisão que mostrava as espécies dos animais e seus habitat. Nessa mesma cidade havia um circo, com animais artistas como o elefante trapezista, o gato siamês que andava na corda bamba, e também o homem mágico que se enrolava na corda , depois se soltava , tinha uma linda bailarina que se chamava Luana. Essa bailarina cresceu, tornou-se uma linda mulher, namorou e casou-se com um famoso jogador de futebol, que também praticava judô. Ele ganhou de presente de casamento do seu empresário, um lindo apartamento em Copacabana, com uma linda vista para o mar. Eles seguiram viagem em lua-de-mel num luxuoso iate para Paris. Quando voltaram trouxeram muitas fotografias de lembranças, perfumes franceses, relógios luxuosos para presentear seus amigos. Depois de algum tempo, Luana e Fábio resolveram ter filhos.
Para surpresa deles, Luana engravidou-se de trigêmeos. Passaram-se os meses, Luana foi para a maternidade para ter seus filhos. Nasceram dois meninos e uma menina muito saudáveis. Fábio ficou tão feliz que a presenteou com um lindo buquê de flores.
E a partir deste dia os seus filhos cresceram e formaram uma grande família.

Oficina 2 - TP1 - 03/11/2009

Textos produzidos pelos cursistas durante a oficina do dia 03/11/2009 – TP1 unidade 3 e 4
Objetivos: Conceituar textos e Identificar os vários tipos de intertextualidade.

Propostas de atividades

Usando o mesmo recurso do livro “O Carteiro Chegou” de Janet e Allan Ahlberg, escreva uma história infantil fazendo a alusão de outras histórias.


Sempre amigos...
Era uma vez uma floresta muito distante e horripilante....
Um lobo muito malvado aterrorizava uma pobre menina e os três porquinhos que ali moravam. Certa manhã, Chapeuzinho Vermelho saiu para colher maçãs e levá-las para uma grande amiga, Branca de Neve. No caminho ela encontrou os três porquinhos correndo e gritando muito assustados e perguntou:
 Por que vocês estão assim?
 Porque estamos fugindo do lobo mau, que mais uma vez destruiu as nossas casas e parece muito faminto. Tome cuidado!
Chapeuzinho seguiu seu caminho apreensiva e cautelosamente, quando se deparou com o lobo atrás de uma árvore a espionando.
 O que faz aí? Pensa que não o vi? Não tenho medo de você!Porque estava assustando os meus amigos? - Indagou Chapeuzinho Vermelho.
 Mas que blasfêmia! Aqueles três porquinhos são muito medrosos. Só queria cumprimentá-los. - Disse o lobo dissimulado.
O lobo então se ofereceu para acompanhá-la até a casa de Branca de Neve, já que a floresta oferecia perigos. Chapeuzinho aceitou e os dois caminharam juntos, amigavelmente.
Chegando lá, o lobo mau mostrou sua verdadeira intenção. Ele prendeu as duas dentro de casa deixando-as sem saída. Mas ele não contava com os fiéis guardiães de Branca de neve, que o colocou para fora imediatamente.
Branca de Neve e Chapeuzinho sorriram aliviadas e agradeceram aos sete anões, vivendo todos felizes para sempre. ( Flaviane, Íris e Silvana)

Três vidas, duas histórias...
Era uma vez três personagens muito distintos: um menino, uma mulher, um gigante.
O menino, muito brincalhão, fazia seus brinquedos com a palha de milho, para “andar” rápido e sobrar muito tempo para brincar. Tinha o apelido de palhaço.
A mulher, muito esforçada, vivia pegando lenha na floresta para fazer os reparos de sua casa; colocar no fogão e preparar a comida; consertar a cerca do curral da única vaca que a família possuía. Tinha o apelido de palito, por viver apanhando paus e por ser muito magra.
O gigante, muito pesado, precisava de muitas pedras para reforçar os caminhos por onde passava. Esse gigante possuía uma galinha “especial” que botava ovos especiais, pelos quais recebia um bom dinheiro pela venda.
Um dia o menino estava brincando na floresta quando viu, atrás de uma árvore, sua mãe chorando por causa das dificuldades que enfrentava. Ele resolveu vender a vaca para solucionar os problemas financeiros. Amarrou a “coitadinha” pelo pescoço e saiu andando, mas sua mãe foi atrás...
Na feira, não conseguindo um bom dinheiro pela vaca, trocou-a por um punhadinho de feijões mágicos e sua mãe continuou correndo atrás dele. Entrou em casa, fechou a porta e sua mãe ficou gritando lá fora: “ Abra essa porta senão vou derrubá-la.”
Para que sua mãe não visse a troca que ele fez, jogou os feijões no fundo do quintal, enquanto sua mãe derrubava a porta.
Interrogado sobre o que ele fez, respondeu que recebia pela venda da vaca na semana seguinte. Sem outra opção, sua mãe acabou aceitando a situação e foi dormir. Naquela noite choveu bastante e o feijão brotou rápido e em qualidade gigantesca.
No outro dia, João, o menino palhaço subiu pelo pé de feijão e sabe onde ele chegou? ...Na casa do gigante. Esse dormia tranquilo, então o menino foi até o galinheiro e pegou a “tal” galinha. Desceu correndo pelo pé de feijão, mas o gigante foi atrás...
João, muito esperto, chegou ao chão primeiro e cortou o pé de feijão pela raiz. O gigante caiu, se esborrachou dentro de uma lagoa, foi atacado por um cardume e saiu correndo desesperado pela floresta, perdendo de vista a casa do menino.
Contente com tudo que aconteceu, o menino foi mostrar a sua mãe, a galinha que conseguira, momento em que caiu no chão um ovo de ouro e eles ficaram ricos para sempre... (Valéria, Neliene, Ângela)


Escolher uma fábula e reescrevê-la em forma de paródia fazendo uma alusão a um tema da atualidade.

A vingança dos três porquinhos
Era uma vez três porquinhos. Palhaço, Palito e Pedrito. Eles viviam na floresta e cada um tinha sua própria casa, porém eram sempre perseguidos pelo lobo mau.
Certo dia os três porquinhos ficaram gripados. O vírus dessa gripe desenvolveu em seus organismos se transformando em uma nova gripe: A gripe suína. Sabendo da fácil contaminação dessa gripe, tiveram a idéia de procurar o lobo mau para contaminá-lo.
Chegando na casa do lobo mau, eles gritaram:
_ lobo mau saia de sua casa se você for mau mesmo. E o lobo disse:
_Não vou sair, vocês estão contaminados com a gripe suína.
Então os três porquinhos começaram a espirrar. Atchim! Os espirros foram tão fortes que derrubaram a casa do lobo e ele contraiu a gripe caindo de cama.
(Teresa, Adenísia, Marcos)

O caso da lebre
Era uma vez uma lebre muito veloz, que sempre vencia todas as corridas, circuitos e campeonatos dos quais participava.
Contudo, muito traumatizada por perder o último “ouro”para a tartaruga, fenômeno que ficou mundialmente conhecido, a lebre decidiu optar por uma manobra mais arriscada. Tomou anabolizantes e venceu todas as etapas.
A pobre lebre, entretanto, mais uma vez pecou pela imprudência. Devido ao “bafafá” que movimentou o mundo dos esportes, iniciado por uma tal “dos santos”, fez que a lebre fosse mais uma vez derrotada.
Surpreendida pelo exame de dopping, a lebre teve sua carreira arruinada, seu nome envolvido em escândalos e jornais de todo o país e o ouro mais uma vez... ficou para a tartaruga!
Moral: Nenhum complexo é bem-vindo: nem de superioridade nem de inferioridade. (Nathanaela, Luciana, Nilza)


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sétimo encontro - etapa2 - 03/11/2009

Iniciamos nosso encontro com os relatos de atividades desenvolvidas com os alunos. Os professores terminaram os trabalhos das unidades 23 e 24 TP6 e iniciaram a Lição de casa 1 da TP1, que era escolher um avançando na prática das unidades 1 ou 2 para ser trabalhada em sala, nesta semana tivemos dois feriados e não foi possível terminar a aula. Então todos entregarão o relatório final na próxima semana. As atividades escolhidas foram das páginas 17, 23 e 65 em que prioriza a leitura de textos diversificados, observando as variantes linguísticas em dialetos diversos. Na atividade da página 65 sugeri uma sequência da aula com o texto “Felicidade” de Roseana Murray. No segundo momento, estudamos as unidades 3 e 4 da TP1, onde evidencia o texto como centro das experiências no ensino da língua e como acontece o diálogo entre textos “a intertextualidade”. Enfatizamos a importância do uso de textos no processo ensino-aprendizagem, porque é por meio deles que pensamos e interagimos e um detalhe importante é destacar o objetivo da leitura para que o aluno tenha clareza do que ele precisa saber. Vimos vídeos e lemos alguns textos em que ressaltam as várias ocorrências de intertextualidade, comentamos, tiramos dúvidas e depois de discutirmos sobre esse assunto as cursistas dividiram-se em grupos e realizaram a atividade da oficina que é a construção de textos usando processos intertextuais diferentes. Relatarei nas atividades das oficinas. Esta semana visitarei algumas escolas e participarei das aulas junto com os professores, durante a oficina do dia 06/10, confeccionamos material para servir de apoio em sala de aula e algumas sugestões serão trabalhadas nessas visitas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Alunos da Escola Municipal Conceição Maria Moreira

Alunos da Professora Ângela -6º ano- desenvolvendo atividade do AAA4 -aula 2- unidade 13 em que o objetivo é refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.