quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oficina - Confecção de material - 06/10/2009

Proposta de atividade: um dia de estudo e prática, um trabalho coletivo para construção de material que será utilizado em sala de aula como apoio pedagógico.
Objetivo:Preparar material com atividades que visem a despertar o interesse do aluno pela produção de textos e a leitura literária com jogos e brincadeiras que facilitem a percepção e assimilação do conteúdo proposto.

Alguns exemplos de material já confeccionado.



Baralho da linguagem, texto fatiado, brincadeira das cartas pólas etc.

Trabalho coletivo para construção do material



Temos um motivo especial para comemorar este nosso encontro, a professora Silvana Fernandes está grávida...











Quinto encontro - etapa 2 - 06/10/2009

Esta semana fizemos nosso encontro no CRE – Centro de Referência em Educação – como tinha preparado para trabalhar com os cursistas uma oficina para confecção de material pedagógico, optei por esse espaço, porque é mais amplo e adequado para a atividade proposta. Estudando o AAA5 e 6, observei algumas atividades que poderiam ser confeccionadas, preparadas como material de apoio pedagógico e isso diversificaria nossas aulas. Propus aos cursistas um dia de estudo e prática, um trabalho coletivo para construção do material, foi uma troca de ideias e experiências. Levei um material que já uso em minhas aulas, acrescentei as atividades dos AAAs, que é muito rico e nos deixa claro a importância de trabalhar leitura e produção,enfatizando o processo da escrita; os professoras participaram com sugestões que enriqueceram as atividades. Como nosso tempo é pouco, iniciamos a confecção, trocamos ideias, repassei cópias, material e definimos que todos terminariam em casa, aproveitando o recesso escolar. Sugeri que peçam a ajuda dos alunos para confeccionar o material, assim eles despertarão um maior interesse, pois estarão envolvidos no processo de construção da atividade. A proposta da oficina é que os cursistas desenvolvam uma dessas atividades com os alunos na escola e relatem como foi a experiência, pontos positivos e negativos e o que pode ser acrescentado. Nosso próximo encontro está agendado para o dia 27 de outubro e aí sim, tenho certeza que todo material estará pronto, pois tenho um grupo de professores nota 10.