quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Relato das atividades - Lição de casa 1 – TP6 -22/09/2009
Cada professor escolheu um Avançando na prática para desenvolver a atividade com seus alunos, nem todos os professores terminaram a atividade. Descrevo abaixo as páginas das atividades trabalhadas e alguns relatos dos professores que merecem destaque:

1º Avançando na prática – pág. 23 TP6 – desenvolvido pelas professoras Marisa, Nathanaela, Flaviana, Teresa, Nilza, Ana Kelly e Neliene.
Observamos pelos relatos que os alunos do 6 º e 7 º ano tiveram um pouco de dificuldade em reconhecer argumentos no texto. Diante desse desafio, os professores fizeram uma intervenção no processo de desenvolvimento da atividade com exercícios do AAA6 e TP6, adequados a turma na qual lecionam, para que esse conceito ficasse mais claro para os alunos. Alguns professores concluíram a atividade e outros estão finalizando. Textos produzidos pelos alunos depois da atividade trabalhada.

Alunos da professora Ana Kelly no desenvolvimento da atividade de pré-escrita.
Produção de textos - alunos 9º ano - Professora Ana Kelly
2º Avançando na prática – pág. 39 TP6 – desenvolvido pelas professoras Silvana e Luciana
Como já vimos,o texto publicitário tem como função principal, persuadir o leitor, e a proposta desta atividade é que os alunos produzam um texto argumentativo com os mesmos objetivos de um texto publicitário. Durante o desenvolvimento e seguindo as estratégias propostas, os professores viram que também seria necessário uma intervenção em cada grupo para que discutissem juntos argumentos relevantes, pois estavam fugindo da proposta e produzindo outros textos publicitários. Textos produzidos pelos alunos depois da atividade trabalhada.


Alunos do 6º ano-Professora Silvana - desenvolvendo a atividade de Produção

Trabalhos produzidos pelos alunos do 6º ano - professora Silvana Fernandes

3ºAvançando na prática – pág.54 e 91 TP6 – desenvolvido pelos professores Marcos e Valéria
Usando o tema Natureza e meio ambiente a professora Valéria introduziu sua aula com os exemplos de textos da pág. 54 e a leitura e interpretação do texto “O Retiro da Figueira”, o qual trata de um condomínio que oferecia vida tranquila e próxima a natureza. A partir daí ela continuou sua aula seguindo o planejamento do Avançando na prática da página 91, onde o objetivo é que os alunos produzam um texto sobre uma experiência inesquecível em que defenderão um ponto de vista. Como exemplo ela mesma criou duas crônicas argumentativas e leu para os alunos, depois eles se sentiram mais tranquilos para elaborarem seus próprios textos e o resultado foi excelente.
A professora Ângela desenvolveu a atividade da página 54 com alunos do 6º ano e percebeu também a dificuldade de reconhecer a argumentação, uma vez que estão habituados a trabalhar com textos descritivos e narrativos. Assim ela fez uma intervenção, trabalhando primeiro a observação de argumentos em textos publicitários de jornais e revistas. Com isso o desenvolvimento da atividade foi satisfatório, pois os alunos puderam perceber argumentos usados em gêneros textuais diferentes.
O professor Marcos usando o modelo de atividade, trabalhou outro tema com os alunos do 8º e 9º ano, porque eles iriam participar de um concurso da Fundação Logosófica
“ O universo dentro e fora de mim”. Os alunos assistiram ao filme “ O pálido ponto azul – motivação para o bem”, fizeram comentários expondo ideias e opiniões, leram alguns textos relacionados ao tema, e com a intervenção do professor, observaram características próprias de um artigo de opinião, a introdução, a argumentação, desenvolvimento e conclusão. Por fim o professor contou a história de Rubem Alves “ O Flautista Mágico” para que os alunos pudessem tirar argumentos, opiniões e idéias sobre o tema proposto. Assim eles se sentiram preparados para produzirem seus textos.

Oficina 11 - TP6 - 22/09/2009

Produção textual: Planejamento e escrita – Oficina 11 - TP6 - unidade 22

Grupo 1 – vespertino (Flaviana, Marcos, Marisa, Nathanela, Silvana, Sônia e Teresa)

Tema: Ensaio de escola de samba
Leitores: cursistas, visitantes do blog, tutora
Objetivo:- Reconhecer características de uma crônica e reescrever o episódio cotidiano com humor.
-Desenvolver a finalização da crônica de Moacir Scliar.
Função: Expressiva
Gênero: crônica
Nível de linguagem: informal
Suporte: Blog do Gestar2pará de minas e portifólio
Atividades de pré-escrita: – Leitura coletiva do início da crônica;
 Ressaltar características de uma crônica;
 Brainstorming.
Produção – Revisão – Reescrita – Edição


Brainstorming
 Discussão entre marido e mulher sobre ir ou não;
 Marido conversa com o presidente da escola;
 É abordado com a visão da rainha da bateria;
 Quando chega o presidente ele nem sabe o motivo de sua ida lá;
 A mulher chama a polícia por pensar que algo aconteceu com o marido;
 os policiais o mandaram chamar com auto-falante, juntamente com a mulher;
 Ele chega nervoso brigando com a mulher;
 Acaba na cadeia;
 A mulher dorme e esquece do marido;
 O marido volta e encontra a esposa dormindo;



(…)
- Você está louca, mulher? - Responde o marido irritado por ter sido acordado no meio da madrugada.
 Você quer que eu vá até lá para interromper o ensaio deles?
 Claro! Se eles não pararem com esse barulho, como vou dormir?
O homem, nervoso, desce os degraus da escada e chega até o pátio, onde se depara com mulheres lindas, seminuas que o levaram a loucura. Sem perceber, esquecido do motivo que o levou até lá, ele entra no samba, ficando até o final do ensaio. Ao voltar para casa encontra a mulher dormindo com os ouvidos tapados por um travesseiro e pé ante pé, ele deita ao seu lado sem fazer o menor ruído para não acordá-la.
Quando amanhece, ela mal-humorada pela noite mal dormida, derrama toda sua ira pra cima do marido que, sonolento, mas feliz, deixou que ela falasse até que não pudesse mais...



Grupo 2 – noturno ( Ana Kelly, Ângela, Geralda Eva, Luciana, Nilza e Valéria)

Tema: Carnaval, alegria, barulho, escola de samba
Leitores: cursistas, visitantes do blog, tutora
Objetivo: Redigir o fechamento de uma crônica de Moacir Scliar, cujo tema é a alegria, a festa, carnaval.
Função: Expressiva
Gênero: crônica
Nível de linguagem: informal
Suporte: Blog do Gestar2pará de minas e portifólio
Atividades de pré-escrita: – Leitura de parte da Crônica de Moacir Scliar;
 identificar as características de uma crônica;
 exposição de idéias do grupo
Produção – Revisão – Reescrita – Edição

(…)
 Mas a essa hora? Já estou de pijama e terei de me trocar.
 Claro que terá! Ou você acha que pode ir assim.
O marido, furioso com a atitude da mulher, resolveu pirraçá-la. Trocou-se, vestiu uma bermuda e uma camisa nova, bonita. Colocou tênis e caminhou em direção à porta, todo bonito e perfumado.
Nessa hora a mulher entrou em pânico. Pensou “ Ele vai e não vai voltar, com certeza ficará por lá. E agora?” Teve um ataque inesperado e disse ao marido:
 Espere um pouco. Eu vou com você.
Mais assustado ainda ficou o marido. Como um relâmpago, a esposa se trocou e ficou muito bonita.
Chegando lá, caíram na folia. Sambaram até o amanhecer, descobriram que a vida oferece grandes oportunidades para curti-la e que se divertirem juntos, fortalecerá a relação.
A partir dessa noite, sempre iam aos ensaios. Quando chegou o carnaval, desfilaram na avenida e se sentiram “ estrelas” do desfile.

Avaliação da atividade: Atingimos o objetivo proposto, pois houve o envolvimento de todo grupo. Essa atividade veio reforçar a importância, no processo ensino-aprendizagem, de trabalhar uma sequência de atividades, usando estratégias e planejamento mesmo em atividades menores, pois os alunos conseguem se organizarem e aprendem a trabalhar em equipe.

Terceiro encontro - etapa 2 - 22/09/2009

Neste encontro finalizamos o estudo da unidade 22 e estudamos a unidade 23 – TP6. Os professores trouxeram o relato das atividades desenvolvidas com os alunos, onde cada professor poderia escolher um “Avançando na prática” das unidades 21 e 22 para ser desenvolvida. Alguns não conseguiram terminar a atividade a tempo de entregar o relatório, postarei alguns relatos e fotos dos trabalhos, como “Relato de atividades-oficinas”, a medida que receber os relatórios pendentes acrescentarei no blog. Pelos os relatos observamos que os alunos do 6º e 7º ano tiveram dificuldades em reconhecer a argumentação nos textos, mas depois que os professores trabalharam alguns exemplos de exercícios da TP e AAA, identificando os argumentos juntos com os alunos, eles foram se inteirando do assunto e realizaram trabalhos muito bons. Isso comprova que quando fazemos uma atividade planejada e com atividades sequenciadas o resultado é satisfatório. Durante o encontro fizemos a atividade proposta da oficina 11- TP6 e uma produção coletiva de texto com trava-línguas, fazendo correções e analisando possíveis mudanças no texto. Avaliamos a atividade, ressaltando a importância do uso de estratégias como o brainstorming
(tempestade de ideias ou “toró de parpite”) na produção e concluímos que assim, a participação da maioria do grupo é clara e fica mais fácil esclarecer dúvidas que surgem neste processo ensino-aprendizagem. Apesar do tempo na oficina ser um pouco curto para estudar, trocar experiências e ainda fazer atividades, tenho certeza que tudo que é falado e discutido tem contribuído muito para nosso crescimento profissional e pessoal, a turma é muito interessada e competente. Deixei como “lição de casa” uma leitura mais detalhada da unidade 23 e 24, e que desenvolvam com os alunos atividades propostas não só do Avançando na prática como também do AAA6 e sugestões da TP6 “Indo à sala de aula”.