sábado, 19 de setembro de 2009

Perfil dos Cursistas


Flaviane Torres Barbosa
Data de nascimento- 10/06/85
Natural de: Pará de Minas
Signo: Gêmeos
Trabalho há dois anos como professora da rede municipal de ensino, com turmas de 6º ano. Sou muito feliz por ter uma família especial e uma filha maravilhosa. Considero-me uma pessoa honesta, dedicada e muito preocupada em desempenhar da melhor maneira a profissão que escolhi. Amo estar em sala de aula, compartilhar ideias, conhecimento, afeto. Acredito que nos tornamos melhores quando respeitamos a todos e trocamos experiências, daí a importância deste curso para mim. Adoro apreciar bons lugares, boas companhias, viver... Crônicas são minhas favoritas. Sonhos?Tenho muitos... E espero concretizá-los. Penso positivamente e confio em Deus, pois isso cresceu em mim. As dificuldades são imensas, surgem a todo momento; mas encaro de frente e luto para vencê-las. A cada dia me transformo e aprendo mais; o amanhã será sempre melhor.

“Professor não é quem sempre ensina. Mas quem de repente aprende.” João Guimarães Rosa


Eu me chamo Nilza Aparecida de Aguiar, trabalho com 4º ano na Escola Municipal Dona Cotinha e 7º ano na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, com Português.
Gosto muito do contato diário com os alunos, pois estou sempre aprendendo algo mais. Tento inovar as atividades em sala de aula para que a permanência na escola seja prazerosa para todos. Acredito muito que é através da Educação que as mudanças podem ser realizadas e com bons resultados.
Acho muito bom quando sobra-me tempo para ler, ouvir música e passar bons momentos com a família.
Azul é minha cor preferida.
Roma, um lugar que quero conhecer.


Sou Adenísia de Fátima Maciel, tenho 40 anos, casada, mãe de três filhos maravilhosos: Fernanda, Felipe e Flávia. Sempre tive o sonho de ser professora, mas só consegui realizar em 2006 com 37 anos. Porém tenho pouco tempo na profissão, enfrento dificuldades, mas nada que me faça desanimar. Atualmente estou na escola Municipal São Domingos Sávio como professora de Português. Gosto do que faço e estou aprendendo a cada dia que “o melhor educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que desiste, mas o que estimula a começar tudo de novo.” Augusto Cury


Meu nome é Íris Mary Rodrigues, sou sonhadora e corro atrás dos meus objetivos. Tudo que sou e tenho não é mérito meu e sim bênção divina, pois é Ele que tudo faz em minha vida. Desde criança tinha o sonho de ser professora. Lembro-me que não fiz o pré-escolar devido a falta de condições financeiras, via meus amigos irem para a escola, com aqueles uniformes bonitos, lancheiras coloridas e sentia muita vontade de ir junto, mas só comecei a frequentar a 1ª série no ano seguinte, foi um sonho realizado, apaixonei-me com a professora Dona Margarida e assim aumentou ainda mais o desejo de ser professora. Fiz o ensino fundamental e o magistério, porém não consegui lecionar. Mas com a graça de Deus fiz faculdade de Letras e as portas se abriram para mim, agora realizo meu sonho “ser educadora”,tudo tem a sua hora.
Tenho que aprender muita coisa e aperfeiçoar mais, assim alcançarei meus objetivos.


Eva Soares Souza: sou casada, tenho três filhos - Érika (21), Jéssika (18) e Douglas (15)- sou professora de portugês há 18 anos e trabalho na Escola Municipal Izaltina Meireles Mendonça há 10 anos. Atualmente estou cursando Pedagogia (4º período). Adoro minha profissão e acredito que a Educação é a base para um mundo melhor. Identifico-me muito com a citação de Piaget: "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." Só assim teremos a certeza de que o futuro de nosso país estará em boas mãos.

NOME: SÔNIA MARIA MARTINS NUNES
IDADE: 56 ANOS
SEXO: FEMININO
SIGNO ASTROLÓGICO: TOURO
ATIVIDADE: ENSINO
PROFISSÃO: PROFESSORA
LOCAL: PARÁ DE MINAS - MG BRASIL

QUEM SOU EU?

SOU CASADA, MÃE DE QUATRO FILHOS, TENHO UMA NETINHA LINDA, SOU PROFESSORA HÁ DOIS ANOS, TRABALHO COM PORTUGUÊS NO PROJETO P.A.V. E ME SINTO MUITO FELIZ COM MEU TRABALHO, APESAR DA FALTA DE INTERESSE DOS ADOLESCENTES NA APRENDIZAGEM.


Marcos Antônio da Silva, 35 anos, casado com Laura Lúcia Silva, cruzeirense, professor de português da rede municipal e estadual de educação faz nove anos. É uma pessoa muito reservada, bastante observadora, detalhista e metódica em tudo o que faz. Seus gêneros de leitura preferidos são: o conto e a crônica, tendo o escritor Fernando Sabino como seu favorito. É uma pessoa calma, tranquila e paciente, mas quando algo o incomoda ou lhe é imposto fica extremamente nervoso. Suas amizades são escolhidas criteriosamente e por isso é muito fiel a elas. Nas poucas horas de folga gosta de ficar com a família, viajar com a esposa ou mesmo ouvir músicas ou jogo de futebol enquanto limpa seu carro. Possuiu alguns hobbys como tocar violão e praticar artes marciais os quais deixou de lado por falta de tempo.


Sou Neliene Vilela Batista, professora do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Tenho28 anos de felicidade, sou alegre, extrovertida, dedicada, mas ansiosa e preocupada....
Valorizo as coisas simples da vida, adoro ouvir histórias de vida das pessoas que me cercam, procuro bons exemplos para seguir. Amo muito minha família, principalmente minha mãe,que apesar de não estar mais entre nós, foi um ser humano extraordinário, admiro-a como pessoa, mulher, esposa e mãe... Seus exemplos permanecem vivos em mim; meu pai é uma pessoa que a cada dia me faz querer viver mais e ser grata a Deus por tudo. Estou numa fase importantíssima de minha vida, encontrei uma pessoa muito especial que me fez acreditar no amor e perder o medo de arriscar. Sou uma pessoa franca, busco ser melhor, tento ser mais calma, mais compreensiva. Sei que mudanças levam tempo, portanto peço a Deus que me ajude a ser mais humana, mais passiva e humilde para reconhecer minhas falhas e fraquezas.


Chamo-me Valéria Martins Dutra, sou brasileira, casada, mãe de duas crianças lindas, professora de Língua Portuguesa há nove anos. Gosto muito do meu trabalho, mas lamento que não são todos os meus alunos que deem importância aos estudos. Mesmo assim continuo tentando incentivá-los cada vez mais.
Tenho como característica marcante o fato de ser persistente, esforçada e determinada em tudo que faço. Vou à luta, esforçando-me para vencer os obstáculos que surgem, tentando conquistar cada vez mais o meu espaço e os meus objetivos, tanto profissionais, quanto afetivos ou pessoais.
Outra característica é gostar do anonimato, razão pela qual não coloco minha foto nesse perfil...


Nathanaela Felícia Borges

Um pouco de mim
Sou muito, muito intuitiva. Todos os meus sonhos são como premonições e recebo sinais a todo o momento. Às vezes, só de olhar pra uma pessoa (mesmo desconhecida), sinto quando seu coração aperta (aprendi a ter essa conexão com minha avó e nunca mais falhou). Às vezes acordo com uma tristeza que sei que não é minha e fico angustiada até descobrir de quem é. Nestes dias liberto a angústia através da escrita, assim nascem os poemas que doem. São minhas palavras, não as dores. Ou vice-verso.
Tenho 10 melhores amigos de verdade. Homens, mulheres, gente bem mais jovem, bem mais velha, enfim... E me dedico imensamente. Morro de ciúmes, morro de amores, morro de cuidados, morro de saudades... Cada dia acordo mais apaixonada por cada um e fico horas pensando em mimos para presenteá-los. E quando estou perto deles é só entrega, vocês deveriam ver como fico bonita nesses olhos que me fitam e me fazem sentir viva... E quando acordo com maus pensamentos, tenho vontade de enviar flores pra qualquer um deles, porque sei que iriam vibrar numa energia amorosa tão grande que naquele momento eu me conectaria a ela e o meu dia com certeza será melhor.
Quando leio um autor que me fascina, não sossego até ler toda ou quase toda a sua obra. Nunca me sacio. Meus livros são as coisas materiais mais valiosas que tenho. Por falta de espaço, vou me desfazendo de outras coisas para dar lugar a eles. A qualquer lugar que vou, carrego 3 ou 4 porque nunca sei o que terei vontade de ler durante todo o dia. (Gosto de ler pra minha cachorrinha Prin). E sempre paro pra escrever uma observação sobre o que li, uma crônica sobre a cena que vejo, palavras jeitosamente colocadas, uma metáfora que me assalta. Tenho cadernetinhas em diversos lugares da casa, e no carro. Nunca saio de casa sem um livro. Qualquer um. Escolho o livro pelo tamanho da bolsa. Leio ou releio no ônibus, no trabalho, na fila de espera...
Sou intensa demais. Se começo a pintar um quadro, limpar a casa, ver um filme varo a madrugada, se saio pra dançar só volto ao amanhecer; quando viajo vou a todos os roteiros, se me apaixono sou toda aquela Dança do Universo, se a coisa me dói eu sinto a alma descascada exposta ao sol de tanto que me arde. Quando estou num momento fértil acordo no meio da madrugada pra ler ou escrever (quando consigo dormir). Minha gargalhada é aquela alta, satisfeita, que sacode todo o corpo, muda toda a expressão do rosto; mas se choro meu corpo se encolhe até virar botão, semente, num soluço de partir qualquer coração; se me isolo não atendo nem ao telefone (mudo do mundo), se me socializo sou capaz de juntar diversas pessoas de várias tribos num mesmo lugar, se vou para um boteco, só volto pra casa quando fecham o bar. Pra finalizar, eu tenho uma filosofia de vida que consiste em abandonar a cada dia uma certeza, e criar outras inúmeras convicções.


Silvana Fernandes - sou professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atualmente leciono na rede estadual e municipal de ensino. Casada, 38 anos, tenho 2 filhos fascinantes.
Gostos, muitos... Gosto e tenho muita sensibilidade em apreciar o que é belo em qualquer área da vida. Gosto de livros: de tocá-los, de olhá-los, de cheirá-los, de lê-los, de explorá-los. Meus favoritos são tantos... poesia, romance. Não gosto muito de livros de autoajuda. Gosto de música, de ouvi-las e dançá-las: música popular brasileira (verdadeiras poesias), blues e muito rock. Não me identifico muito com sertaneja, pagode e axé. Gosto demasiadamente de gente, sobretudo de gente verdadeira, de gente otimista, de gente que sabe o que quer e faz o que quer sem se apegar em princípios pré-estabelecidos. Gosto de ensinar e de aprender, na mesma medida. Gosto de viajar e conhecer lugares e pessoas diferentes (este é meu maior hobby). Gosto e respeito a natureza e a vida que ela inspira.


Nome: Ana Kelly Barbosa Cândido
Idade: 25 anos
Estado civil: solteira
Cidade: Pará de Minas- MG
E-mail: kellynhagessinger@hotmail.com
Moro: com minha mãe
Profissão: Professora de Educação básica- Língua Portuguesa
Habilitação: Letras
Formação: Faculdade de Pará de Minas- FAPAM
Rede Belaar de Ensino- Pós Graduação em Lingüística e Literatura.
Trabalho atual: Professora de Língua Portuguesa e Inglesa do ensino fundamental II pela rede municipal de ensino.
Curso atual: Gestar II
Educação: “Educar é mais do que ensinar a ver de certa forma. É desejar que se veja de muitas formas.”
Quem sou eu: Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE! Posso ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não esqueço que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Portanto, não me deem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre, não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração! E não me façam ser o que não sou não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.”


Ângela Gonzaga
Pará de Minas, MG, Brasil
Ângela Aparecida dos Santos Gonzaga nasceu em Pará de Minas,MG,no dia 16 de outubro de 1970, filha de Antônio Cornélio dos Santos e Maria da Conceição Lima dos Santos.Ângela cursou Magistério do 2º grau e Letras pela FAPAM, concluindo-o em 2002. É professora desde o ano 2000, do 4º ano do ensino fundamental. Foi fundadora e presidente da Associação Comunitária do CAIC, também de um bloco carnavalesco chamado Alto das Laranjeiras. Atualmente é professora do 4ºano do ensino fundamental e do 6ºano como professora de português,inglês e ensino religioso.Apaixonada e realizada pela profissão sente-se feliz por fazer parte da formação dos seus alunos.


Teresa Cristina Lima Duarte - Tenho 25 anos, casada, sou professora de português e artes, leciono nas escolas municipais Dona Cotinha e Caic. Gosto muito da minha profissão e procuro sempre aprender mais e mais para conseguir passar o melhor para meus alunos.





Nome Completo: Marisa Simões Guimarães do Nascimento
Data de Nascimento: 30/10/1953
Natural de: Pará de Minas – MG / Brasil
Signo: Escorpião
Estilo (moda): Aquela que me deixa à vontade e feliz.
Qualidades Pessoais: Sou uma eterna sonhadora, estou sempre em construção. Responsável, sincera, honesta. Detesto pessoas falsas e mentirosas. Procuro respeitar a individualidade de todos com quem convivo, principalmente meus alunos, procurando conhecer suas dificuldades e problemas e dentro do possível, uso textos que vão auxiliá-los a compreender que todos têm problemas e que o importante é enfrentá-los e vencê-los. Para isso, usando como base o respeito e boas maneiras.
Hoje, já não sou o que fui ontem... Graças a Deus!!!
Procuro dignificar minha condição de mulher, aceitando minhas limitações,
procurando mostrar uma rocha de segurança diante dos valores que estão desmoronando.
Livros: O Vendedor de Sonhos; A Cabana, dentre outros.


Meu nome é Luciana Brandão Leal, tenho 28 anos e moro em Pará de Minas. Sou formada em Letras e leciono Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Eu amo estar em sala de aula, apesar de todos os problemas conhecidos... Acredito que, apenas pela educação, poderemos transformar o ser humano e construir um mundo muiiiiito melhor! Adoro ler, especialmente romances e poesias, sou alegre, divertida, extrovertida, ansiosa e preocupada... Um abração para todos!"




































quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fotos Encontro BH - Agosto/2009

Minha amiga de Três Pontas, Roseli, e nosso material

Eu e minha Professora Doutora Aya Ribeiro


Nosso grupo de trabalho (Andrea, Estela, Lucimar, Simone, Terezinha e Neusa)
Outros colegas Lilian, Carla, Roseli, Lucimar, Andrea, Regina, Sara, Aya, Simone


Apresentação do trabalho desenvolvido em Pará de Minas