quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Oficina 12 - TP6 - 29/09/2009

Atividade desenvolvida no 4º encontro presencial - oficina 12 – 29/09/2009
Elaboração de uma atividade de literatura para adolescentes,considerando os objetivos da unidade 24:
1- avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
2- conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
3- desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

PLANEJAMENTO

PROFESSORES: Nathanaela, Adenísia, Silvana, Iris

PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos finais do ensino fundamental

TEMPO ESTIMADO: 4 horas aula

OBJETIVOS: Desenvolver o interesse para leitura, capacidade de síntese

CONTEÚDO: Livros literários selecionados de acordo com o nível social dos alunos, vocabulário adequado e com temas referentes à realidade deles.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, papel cartão, folha chamex, cadernos de 30 folhas, lápis, borracha, cola, canetinha etc...

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

 Organização em grupos de 5 alunos.

 Tempo para escolha das Cartelas com as Sinopses dos livros (nelas teriam fatos interessantes, características dos personagens, trechos persuasivos que instigassem o interesse pela leitura do livro. E justificativa oral do grupo pela escolha.

 Demarcação de tempo para leitura do livro.

 Confecção do diário de leitura com a síntese da estória e convite de cada participante do grupo a realizar a leitura do livro.

AVALIAÇÃO: Diário de Leitura do Grupo.

BIBLIOGRAFIA: A selecionar



PLANEJAMENTO

PROFESSORES: Geralda Eva, Marcos e Teresa

PÚBLICO ALVO: 8º e 9º ano

TEMPO ESTIMADO: 4 horas aula

OBJETIVOS: Incentivar a leitura, conhecimento de mundo, trabalhando compreensão e interpretação. Desenvolver a apresentação teatral, desenvoltura, expressão corporal, criatividade, imaginação, trabalho em equipe.

CONTEÚDO: Leitura e linguagem oral

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, vestuário, cenário,som, microfone

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

 Escolher livros com peças teatrais prontas.

 Ler para os alunos uma parte da história e parar num trecho interessante, despertando neles o interesse deles pela leitura do livro.

 Deixar que os alunos leiam o livro proposto.

 Preparar com os alunos a peça teatral, definindo personagens, cenário e falas.

 Apresentar a peça para toda a escola.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao longo do processo de realização da atividade, observando se os objetivos propostos foram atingidos.

BIBLIOGRAFIA: Literatura em minha casa - obras de Maria Clara Machado, Sérgio Capparelli, Lígia Fagundes Telles


PLANEJAMENTO

PROFESSORES: Valéria, Ana Kelly, Neliene e Ângela

PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos finais do ensino fundamental

TEMPO ESTIMADO: 2 meses

OBJETIVOS: Despertar o prazer da leitura e pela leitura; trabalhar expressão oral, criatividade, capacidade de contar, recontar histórias; aplicar os conhecimentos adquiridos através da leitura no cotidiano do leitor.

CONTEÚDO: Histórias literárias diversas

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, folha chamex, lápis, borracha, cola, canetinha, cenário etc...

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

 Separar livros com histórias diferentes e que cada história tenha o número de livros suficiente para todo o grupo.
 Dividir a turma em grupos de 5 a 7 alunos e deixar que o grupo escolha o livro a ser lido.
 Dar um tempo de 15 dias para que os alunos leiam o livro e depois deixar que o grupo decida como fará a apresentação da história para toda a classe.
 Apresentar a história de maneira criativa e que desperte nos outros alunos a vontade de ler o livro.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao longo do processo de realização da atividade, observando se os objetivos propostos foram atingidos.

BIBLIOGRAFIA: Livros de aventura, ação,etc.

Plano de Aula de Leitura Leitura com textos jornalísticos PROFESSORES: Marisa, Nilza, Flaviane e Sônia

PÚBLICO ALVO: Alunos do9º ano ensino fundamental

TEMPO ESTIMADO: 7 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS: Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
Conhecer a organização de alguns jornais.
Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais.
Localizar as informações principais numa reportagem.
Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
Destacar as diferentes vozes numa reportagem.

CONTEÚDO: Diferentes gêneros presentes no jornal.
Cadernos dos jornais.
Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem.
Papel das imagens e das legendas.
Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
Identificação das vozes dentro da reportagem.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Diferentes jornais, transparência, retroprojetor, uma folha de papel craft e fita crepe.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
O texto de reportagem é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na norma culta. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertam interesse do leitor.

ATIVIDADE 1 O objetivo desta atividade é identificar o conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais. Apresente a seguinte situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro. Onde deve procurar? Observe as opiniões dos alunos. Trazer para sala de aula diferentes jornais e entregar um exemplar para cada grupo. A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido. No fim da atividade, chamar um aluno de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam. Pedir que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:
Nome do jornal
Cadernos encontrados
Tipo de assunto
Como lição de casa dê alguns assuntos para que coloquem em que caderno deveria aparecer. Exemplos: eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.

ATIVIDADE 2 Apresentar aos alunos três textos: uma notícia, uma carta de leitor e uma reportagem. Pedir a leitura de cada um dos textos. Perguntar aos alunos as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registrar essas primeiras conclusões numa folha de papel craft. Chamar a atenção para a reportagem. Se os alunos não souberem o nome desse tipo de texto, informe. Como lição de casa pedir que tragam textos que julguem ser reportagens.

ATIVIDADE 3 Organizar a turma em grupos e pedir que cada um apresente os textos trazidos. Retome o que foi registrado no papel craft sobre as reportagens. Cada equipe deverá avaliar se os textos trazidos pelos colegas são reportagens de acordo com o que foi registrado no cartaz. No fim da atividade, solicitar que os alunos apresentem o que cada grupo discutiu. Ampliar a lista de características da reportagem.

ATIVIDADE 4 Apresentar uma reportagem em transparência ou copiada. Perguntar de qual caderno deve ter sido retirada. Você pode utilizar os jornais que circulam em sua cidade. Listar no quadro-negro as hipóteses dos alunos. Localizar com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, pedir que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens. Perguntar sobre o que consideram que a matéria tratará. Escreva no quadro-negro. Leia a reportagem junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chamar a atenção também para o nome da (o) jornalista (o) responsável.Grifar as vozes no texto e as informações contidas nele. Terminada a leitura, voltar às hipóteses levantadas antes da leitura e ver quais se confirmaram. Discutir o que foi aprendido com a leitura e orientar todos a registrarem no caderno. Como lição de casa pedir que a turma traga outras reportagens.

ATIVIDADE 5 Retomar a atividade da aula anterior e organizar duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas:
Título - Jornal - Caderno - Assunto abordado

ATIVIDADE 6 Propor a leitura de outra reportagem. Terminada a tarefa, pedir que registrem em outro quadro, com as seguintes colunas:
Título da reportagem
Jornalista
Assunto principal
Quem foi consultado
No fim, faça a verificação coletiva das atividades. Muito mais do que buscar acertos ou erros é importante dar ênfase aos procedimentos utilizados para encontrar as informações solicitadas. Como lição de casa, os estudantes devem fazer o mesmo com outra reportagem. Sugestão: você poderá criar um banco com as reportagens trazidas pela garotada. Use uma caixa para arquivá-las.

AVALIAÇÃO
Durante a realização da sequência de atividades, registrar

Quarto encontro - etapa 2 - 29/09/2009

Finalizamos a TP6 com o estudo da unidade 24, lemos a unidade ressaltando objetivos e atividades importantes no processo da leitura literária para adolescentes. Houve uma troca de experiências vivenciadas pelos cursistas nesse processo, discutimos as dificuldades encontradas para realização de atividades, uso inadequado da biblioteca , falta de livros apropriados para nossos alunos, e muitos outros obstáculos comuns nas escolas, infelizmente. Essa discussão serviu para percebermos que cabe a nós professores, buscarmos alternativas para mudar o que pudermos e despertar o prazer pela leitura em nossos alunos. Precisamos estudar, pesquisar e ficar atentos a diversidade de propostas de atividades que nos são apresentadas, como na TP e AAA6, algumas atividades já são realizadas e com algumas dicas podemos aprimorar o que já sabemos, outras são novidades que, tenho certeza, serão muito bem aproveitadas pelo grupo. Durante a oficina, os professores reunidos em grupo, fizeram um planejamento de atividade de leitura para ser desenvolvido na escola, registrarei o resultado desse trabalho no blog em atividades/ oficina. Como é final de bimestre, e todos os professores estão sobrecarregados de tarefas na escola, a maioria não realizou o avançando na prática desta semana. Então decidi deixar que, o relatório da “lição de casa 2”- escolher uma proposta de atividade das unidades 23 e 24, ficasse para o dia 27 de outubro, pois teremos uma semana de recesso escolar. Com esse tempo, os professores terão mais tempo para preparar e desenvolver as atividades que são muito interessantes. Na próxima semana faremos uma oficina para confecção de materiais que serão usados em sala de aula como estratégias para desenvolver produção e leitura de textos.