quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nono encontro - etapa 2 - 17/11/2009

Infelizmente estamos chegando ao final do nosso curso e principalmente dos encontros presenciais, onde acontece a troca de experiências e essa interação com outros professores da mesma área que é muito importante e enriquecedora. No encontro desta semana, relatamos atividades desenvolvidas em sala de aula, seguindo as sugestões dos “Avançando na Prática” TP2, alguns professores apenas deram início, mas não concluíram; outros não tiveram tempo de iniciar, muitas escolas estão fazendo provas finais e o tempo fica um pouco curto. Mas podemos destacar algumas que achei muito interessantes: As professoras Nathanela e Ana Kelly trabalharam a página 30 e 31,em que o texto referência é um depoimento do autor sobre seu professor inesquecível . Os alunos gostam de falar de professores e principalmente daqueles que marcam suas vidas, então houve muito assunto e ótimas produções no final da atividade. A professora Valéria trabalhou a página 51, em que trabalha a linguagem oral, pontuação, entonação, sentimentos, emoções, tudo através da leitura atenta e observando que diferentes sinais de pontuação provocam emoções variadas. Na sequência ,ela trabalhou a página 56, porque dava continuidade numa atividade desenvolvida com a TP5, ela foi muito criativa e os trabalhos ficaram ótimos. Postarei no relato de atividades. Dando continuidade ao nosso momento de estudo ressaltamos assuntos importantes das unidades 7 e 8 da TP2, fizemos algumas observações, conferimos algumas atividades realizadas por nós no momento de estudo e terminamos nosso encontro com a oficina 4 – TP2. O objetivo dessa oficina é rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte e da linguagem figurada; e desenvolver a leitura e produção de texto dos cursistas. O resultado da oficina postarei em oficinas. Estou ansiosa pelo nosso encontro dias 23 e 24,em BH, para poder repassar tudo que nossos professores que são nota 1000!!!, trabalharam e desenvolveram com seus alunos na escola. Dia primeiro faremos nosso último encontro presencial, avaliaremos nosso trabalho, estudaremos os resultados das Avaliações diagnósticas e tenho certeza com muita saudade desses nossos momentos de crescimento pessoal e profissional.


Nosso grupo de estudo e agora de amigos... Tenho certeza!




Relato de planejamento de atividades - TP2

Relato de atividade desenvolvida pela professora Valéria da E. M. Professora Izaltina Mendonça Meireles- TP5 e TP2
A professora Valéria, quando trabalhou a TP5 – Diferentes estilos – fez com que os alunos refletissem sobre a própria imagem, através de perguntas: Como sou? Como me vejo? O que gosto em mim? O que não gosto? Como vejo meu comportamento se praticasse minhas ações diante do espelho? Que repercussão têm minhas palavras se as dissesse a mim mesmo? O que espero de mim para o futuro? Agora, trabalhando a TP2 – unidade 6 – realizou o “Avançando na prática” da página 56, usando a própria imagem, olhando-se no espelho por 5 minutos, os alunos produziram textos que retratam muito bem como eles se veem. Ficaram muito bons!!!.
Parabéns à Professora Valéria pela originalidade e aos alunos da E.M. Professora Izaltina Mendonça Meireles pela criatividade!!!


Eu, no espelho
Todos os dias nos olhamos pelo espelho, só que sem muita atenção.
Mas certo dia, parei para me observar. Só vendo-me para saber quem realmente sou.
Uma cara feia que eu faço, facilmente pesa em mim; estendo a mão, sou eu mesmo de encontro a mim. Palavras ditas a mim mesmo, fazem-me pensar no peso delas. Grito comigo mesmo, parece que dói. Peço desculpas, alivia-me. Peço um conselho, demora, mas logo vem: sou eu mesmo quem dou.

Aluno: Jean Junior da Silva


Que mensagem será?
Olho diretamente no espelho e vejo a minha imagem, calma, alegre, pensativa. Logo saí da frente desse espelho, mas minha imagem continuava ali, com uma cara ruim e nervosa.
Logo imaginei que era algo que ia acontecer ou algo que já aconteceu e não estou me lembrando.
Olho diretamente, mais uma vez no espelho e sinto que aquela imagem ia me dizer algo, pelo que parecia, não era nada de bom. Não importei muito com isso. Saí do meu quarto batendo a porta com força. Quando retornei ao meu quarto, o espelho havia quebrado com o impacto da porta. Fiquei sem nenhuma resposta do que aquela imagem queria transmitir...

Aluno: Reginaldo Alves dos Santos


Verdadeira face
Ao ver minha face no espelho, vejo um garoto que tenta alcançar seus objetivos.
Em um breve momento de distração, reparo que no lugar daquele garoto há agora um ser desfigurado, com um semblante cheio de ódio, movido apenas pela arrogância e desprezo, com o resto ao seu redor.
Quando reparo a figura novamente, me dou conta que era apenas um reflexo de um garoto que costumava fazer escolhas erradas, movido apenas pela ambição.
Com isso, acabei descobrindo que preciso mudar, recomeçar do zero e viver meus objetivos.

Aluno: Walisson Rafael do Carmo Cordeiro


Meu reflexo
Olhando para o espelho do banheiro, vi um rosto parecido com o meu. Na hora assustei-me.
Pensei que fosse alma do outro mundo. Mas passados alguns instantes, percebi que era o meu reflexo.
Notei que, se mexia, ela também mexia...
Descobri então como eu era no modo de ser, até as minhas dúvidas tirei sobre o meu comportamento, a minha educação.
Notei muitas melhoras no presente e pretendo melhorar mais. Aliás, tudo muda e tudo passa, somente os bons sentimentos devem permanecer, como a paz, o amor e a caridade.

Aluna: Bianca Estefânia Martins da Silva


Espelho mágico

Certo dia desloco-me para frente do espelho e começo a observar como sou: olhos pretos, cabelos curtos, moreno e baixo.
Começo a me reparar tanto que de repente aparece na minha imagem um garoto da minha idade.
Começa a se aproximar e de repente sai um jovem de terno e gravata, todo social, cabelo penteado e que diz ser eu. No momento não acreditei no que estava destacado na minha frente.
Eu pude perceber que não era eu, era uma parte de minha vontade e sonho que sai de mim, me faz pensar quem eu realmente quero ser: nada mais nada menos que um cidadão bem civilizado e estudado, e que basta eu querer, me esforçar para destacar dos outros e vencer.

Aluno: Ícaro Regis Silva Diniz

E VOCÊ, JÁ REPAROU CERTOS DETALHES AO SE OLHAR NO ESPELHO?
LEIA OS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS E REFLITA SOBRE A SUA IMAGEM... COMO VOCÊ É? COMO SE VÊ?

Oficina 4 - TP2 - 17/11/2009

Oficina 4- unidade 8 - TP 2 - 17/11/2009

Proposta de atividade: Fazer a interpretação da charge de Quino, em que o tema é o tratamento desigual das pessoas, observar a figura de linguagem que está privilegiada nela e baseado nas discussões em grupo, criar um cartão ou bilhete comentando a atitude da personagem na charge.

(Infelizmente não consegui postar a imagem, esta é a legenda: QUINO. Não me grite! Lisboa: Quixote, 1985)



Querido e estimado patrão,
Quero demonstrar minha gratidão por todo este tempo que passamos juntos. Saiba que nossa convivência foi extremamente enriquecedora. Reconheço que você sempre esperou o melhor de mim, criando oportunidades para meu crescimento e aprendizado. Sua filosofia de vida ensinou-me muitas coisas e a mais importante foi reconhecer meus valores. Tenho apenas uma crítica, pela qual até me intimido, já que estou me referindo a um ser tão evoluído. O senhor acha que eu sou otário?
Vá procurar sua turma e, melhor,compre um”banquinho” porque nas minhas costas não te carrego mais.

"Até o dia "São Nunca"
Capachão (Luciana)


Caro senhor proprietário,
Com certeza seu funcionário tem muito a lhe agradecer pela oportunidade de trabalhar em um estabelecimento tão agradável quanto o seu: um escritório com uma vasta biblioteca. Certamente mais satisfeito ele ficaria se o senhor aplicasse a filosofia de Marx que prega a igualdade social e não o usasse de escada para subir na vida.

Um observador. ( Ana Kelly e Valéria)



Sr. Paulo Mendonça,
Sabemos que o senhor é um leitor assíduo das obras de Marx, mas notamos que o seu comportamento não condiz com os ensinamentos e as ideias revolucionárias contidas nos livros que lê. Para que seja coerente aos princípios de Marx, a igualdade social, esperamos que você reveja suas atitudes mediante seu subalterno.

Flaviane e Sônia




Senhor patrão,
Que coisa feia! Fazendo seu empregado de capacho... Karl Marx deve estar se revirando no túmulo. Reveja suas atitudes e pratique o que você Lê.
Sempre atento!
( Íris e Nilza)



Sr. Ataliba,
Logo vi, quando o conheci, que o Sr preza e segue as normas de conduta defendidas pelos intelectuais socialistas. Tê-lo como “amigo”, faz-me refletir e muito sobre meus ideais e convicções. Até breve,
Silvana e Nathanaela



Senhor Magnata,
Apesar do senhor ser leitor e fã de Marx, acredito que não esteja compreendendo sua teoria.Sua atitude mostra o contrário.Seria bom fazer uma releitura, refletir e assim colocá-la em prática. Ficaria bem mais coerente.
Adenísia e Marcos


Caro patrão,
Não adianta ler os livro sobre uma sociedade livre e justa,uma vez que não se comporta dessa forma. Pelo contrário age com superioridade e indiferença em relação ao seu empregado. Pense nisso!
Teresa e Marisa


Olá leitor,
Leia o livro de Marx com bastante atenção e coloque em prática a sua teoria da igualdade social. Abraços!
Eva e Neliene


Avaliação: Após discutirmos as observações feitas em relação a charge, cada dupla criou um bilhete ou em cartão de maneira informal e objetiva, destinado ao suposto patrão. Nele fizeram uma crítica quanto a atitude dele em relação ao empregado.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Escola Municipal Marechal Deodoro

Como disse no relatório da semana passada, a feira de cultura da Escola Municipal Marechal Deodoro aconteceu dia 13 de novembro. Os alunos apresentaram várias atividades de todas as disciplinas, eles participaram com entusiasmo e a comunidade esteve presente. O professor Marcos aproveitou a sugestão de leitura da página 17 – TP1, realizou o projeto “A leitura é um show”, montou um palco para que os alunos lessem várias histórias, durante a feira, dramatizando-as. O trabalho ficou muito bom e todos gostaram de participar e mais ainda de assistir.Parabéns aos professores e alunos da escola!!!