quinta-feira, 23 de julho de 2009

Oitava aula - 14/07/09

Iniciamos nosso encontro dia 14 de julho, fazendo observações e destacando algumas atividades e assuntos relevantes das unidades 18 e 19. O segundo momento dedicamos aos relatos das atividades propostas do avançando na prática página 24. Alguns professores realizaram a atividade usando exercícios do AAA5, outros usaram o texto da TP “Cada um é cada um” e outros usaram a imaginação com textos diversificados. Uns não conseguiram terminar a atividade e se comprometeram de trazer o relato no próximo encontro que será dia 11 de agosto. Infelizmente final de semestre é um pouco tumultuado e às vezes não conseguimos desenvolver nossas tarefas da maneira como queremos. Tenho certeza que depois do recesso todos colocarão suas atividades em dia e teremos importantes depoimentos. Fizemos a oficina 9 de duas maneiras distintas, com o primeiro grupo, pedi para que eles formassem dois grupos e cada um escrevesse um texto baseado numa fotografia, a partir daí analisamos em conjunto, os elementos coerentes e coesivos do texto redigido. Com o segundo grupo, fizemos a proposta de atividade da oficina página 254, que também deu um ótimo debate em relação a coerência do texto verbal e não verbal. Continuamos nosso encontro fazendo um estudo coletivo do “Ampliando nossas referências” – unidade 19, ressaltando pontos importantes, através das questões propostas. Falamos das atividades do AAA5, que são muito interessantes e da importância do trabalho planejado, com uma sequência de atividades que favorece o processo de ensino-aprendizagem. Começamos o estudo da unidade 20 e decidimos que terminaríamos a TP5 no próximo encontro, cada professor cursista escolherá um Avançando na prática das unidades 19 e 20 para desenvolver com seus alunos e retornar com um relato, que será uma boa troca de experiências com atividades diversificadas. Neste dia faremos também uma avaliação deste 1º módulo do curso.

Oficina 10 - TP5 14/07/09

Proposta de atividade –1º grupo – oficina 9 – TP5

Apresentar uma imagem e pedir ao grupo que faça uma narrativa a partir dela.
O texto será produzido coletivamente e registrado, será lido para que se reconheçam os elementos de coesão presentes ou não nele.

Texto 1 –A fotografia

Finalmente chega o mês de julho e com ele as tão esperadas férias.
Pedro já está com as malas prontas para ir à fazenda do vovô Luís. Já na fazenda, ele se diverte bastante e, como toda criança, é muito curioso. Em suas brincadeiras no sótão da casa, encontra uma fotografia velha guardada com cuidado dentro de um baú. No mesmo instante, o menino corre até o avô para saber quem eram aquelas pessoas. Vovô Luís olha para a foto e se perde nas recordações do passado.
Ah! Meu neto querido, um destes operários sou eu quando tinha 30 anos. Estávamos iniciando a construção de uma ponte para facilitar o acesso de uma cidade a outra. Era um trabalho muito árduo e perigoso, pois um simples descuido poderia ser fatal. Mas o trabalho foi concluído com sucesso e hoje milhões de pessoas trafegam por esta ponte. Vovô, quando eu crescer quero ser igual ao senhor, e depois bem velhinho contar esta história para meus netos. ( Adenísia – Ìris – Marisa – Flaviane )

Texto 2 – Vida e Trabalho
Segunda-feira. Rotina. Coloco a marmita na mochila e pego o ônibus das 6h30. Chego ao trabalho, um estaleiro no porto de Santos. Encontro com meus dois colegas, já com nossas ferramentas em mãos. Seguimos para o local onde instalaremos as novas torres. Esta semana terminaremos esta empreitada para a qual nossa firma foi contratada. O dia está quente e o trabalho árduo. Meus colegas trabalham aqui há mais de 15 anos, eu sou novato e ainda estou me adaptando ao duro trabalho. Gostaria de ter estudado mais para exercer uma profissão melhor. Infelizmente trabalho desde os meus dez anos de idade para ajudar em casa, mas apesar de não ter estudo, orgulho-me de ser um homem trabalhador e honesto. Vivo para cuidar de minha querida esposa e ter um pouco de conforto. Como diz o ditado “Viver é a forma mais simples da felicidade”.
( Marcos – Nathanaela – Teresa )


Proposta de atividade –2º grupo – oficina 9 – TP5

Registro das observações feitas pelos alunos relacionando os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não verbal da página 255 TP5.

O tema abordado, “energia”, tem como slogan palavras que se referem a nossa nacionalidade. As imagens disposta no texto são pertinentes ao slogan, inclusive as cores da bandeira estão, respectivamente, dispostas em maior proporção: verde, amarelo, azul e branco.
Como fonte geradora de energia, furnas sustenta com responsabilidade social, o trabalho, a educação, a tecnologia e o ambiente, defendendo o patrimônio dos brasileiros.

Ana Kelly, Ângela, Geralda Eva, Neliene, Nilza e Sônia

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lição de casa 2 TP4







Professora Silvana Fernandes desenvolvendo com seus alunos do 6º ano, uma atividade do Avançando na Prática TP4 na Escola Municipal Izaltina Mendonça Meireles.