quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Autoavaliação 1º módulo

Autoavaliação módulo 1 - Gestar II - Formadora Simone Kátia da Silveira Gomes
Quando temos um desafio pela frente, é preciso que acreditemos naquilo que nos foi confiado e na nossa capacidade de realização. Para isso precisamos de muita determinação e coragem para enfrentar as adversidades que a vida nos prepara. Para mim, a capacitação e o primeiro contato com o material já foram suficientes para me apaixonar pelo novo trabalho, achei o material excelente e é tudo que nós professores sempre procuramos em relação às práticas de tudo de teórico que estudamos ou ouvimos falar. Sabíamos da teoria, mas não tínhamos tempo para pesquisar e encontrar atividades sequenciadas que se adequassem aos termos necessários para que levássemos nossos alunos a adquirirem as habilidades e competências necessárias para a construção do conhecimento. Tentei passar isso para as cursistas logo no primeiro encontro, pois a receptividade não foi muito boa. Uma vez que sempre que é imposto um curso sem saber o objetivo principal, isso acontece. Consegui despertar neles a vontade de trabalhar com o material, mostrando a eles a riqueza de conteúdo e o quanto seria útil na prática pedagógica em sala de aula. É claro que no dia a dia é um pouco complicado a aplicação de todas as atividades, pelo acúmulo de tarefas nas escolas e o tempo entre uma oficina e outra é muito curto. Mas tenho certeza que todos cursistas estão estudando, conhecendo o material e usando-o da melhor maneira possível em favor da melhoria da nossa educação. As dificuldades encontradas é fazer com que os cursista cheguem no horário combinado, frequentem as aulas assiduamente e realizem as tarefas propostas, fazendo os relatórios em tempo hábil. Sei que eles precisam se organizar, pois a maioria trabalham em dois horários e o tempo fica um pouco curto para tantos afazeres. Mas tudo foi muito tranquilo, a turma é ótima, participativa e querem muito aprender.
Pará de Minas, 20 de agosto de 2009.

Oficina 10 - TP5 - atividade 2 - 18/08/09

Oficina 10 – TP5 - Produção de um texto fazendo uso da linguagem verbal e não-verbal




Texto1

a) Que produto o texto está anunciando? A internet móvel Vivo.
b) Que relação está sendo excluída, negada? Não duvidar dos sonhos.
c) Que expressões são usadas para marcar essa negação? Não deixe ninguém...
d) Que expectativas cria essa negação no leitor? Que devemos acreditar nos nossos sonhos.
e) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra? Acreditar que podemos ter uma internet móvel e poder usá-la em qualquer lugar.
f) Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio? A imagem do molden conectado ao notebook e as vantagens descritas no texto verbal.


Texto2

a) Que produto o texto está anunciando? Um site que valoriza a adoção de animas de estimação.
b) Que relação está sendo excluída, negada? Não ser enganado pelo animal de estimação.
c) Que expressões são usadas para marcar essa negação? Jamais se engane com o gato de sua vida.
d) Que expectativas cria essa negação no leitor? De curiosidade
e) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra? A importância de se relacionar com animais de estimação, dito como “verdadeiro amor”
f) Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio? A imagem do gato pedindo colo e o convite a participar desse clube em favor dos animais de estimação.
(Nilza, Ângela e Flaviane)

Obs. Esse trabalho deu uma boa discussão devido a ambigüidade de sentido da palavra “gato”, que podemos interpretar também como sendo o ser humano “bonitão” e o produto anunciado ser um site de relacionamentos. Aí o motivo de ressaltar o escopo da negação “adote”.


Texto3


a) Que produto o texto está anunciando? Equipamentos de segurança
b) Que relação está sendo excluída, negada? Não praticar esportes radicais
c) Que expressões são usadas para marcar essa negação? Nunca pratique
d) Que expectativas cria essa negação no leitor? Saber o motivo de não praticar esportes radicais.
e) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra? A importância de praticar esportes radicais somente com o uso adequado de equipamentos de segurança.
f) Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio? A negação do início do texto verbal aliado a imagem de pessoas praticando esportes radicais desperta a curiosidade pela intencionalidade do texto publicitário.
( Nathanaela, Adenísia, Iris e Marcos)




Nona aula 10º encontro - 18/08/09

Fizemos nosso 10º encontro dia 18/08, iniciamos com a socialização da TP5, ressaltando conceitos e atividades importantes, discutindo dúvidas na realização dos exercícios propostos para estudo, enfatizando a unidade 20 que fala das relações lógicas. Na sequencia houve o relato das cursistas de acordo com a atividade desenvolvida, proposta nos “Avançando na prática” das unidades 19 e 20. Cada cursista escolheu um e trouxe o relato de como foi planejado e trabalhado, muito rico essa troca de experiências. Todas as propostas tiveram pontos positivos e um ou outro negativo, devido a realidade de sala de aula. A maioria fez a proposta da página 162, outros a página 130, 196 e 212, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar a importância dos elos coesivos na construção textual. A atividade proposta pela oficina foi realizada a partir da relação lógica da negação e na hora da discussão e análise dos textos construídos, observamos na prática, como uma mesma informação pode trazer interpretações diferentes, dependendo da visão de quem escreve e de seu interlocutor, muito interessante! Finalizando nosso encontro, fizemos uma avaliação das oficinas e autoavaliação de desempenho das cursistas, todos ressaltaram a riqueza de conteúdo e atividades do programa Gestar II, a importância na prática pedagógica e lamentaram o tempo disponível para o curso e aplicação das atividades em sala de aula. Falamos da Avaliação diagnóstica de entrada, que o município aderiu e será realizada em todas as turmas onde são aplicadas as atividades do GestarII.
Relacionadas abaixo estão as listas de presença das duas turmas e a lista de atividades realizadas nas oficinas nessa primeira etapa.







sen