sábado, 5 de setembro de 2009

Oficina 1 - etapa 2 - TP6 - 01/09/2009

Oficina 11 – módulo 2 – TP6 – unidade 21 – Argumentação e linguagem
Proposta de atividade - Escolha um provérbio e construa um texto argumentativo em que a tese seja a moral:
1. Quem tem boca vai a Roma;
2. Devagar se vai ao longe;
3. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando;
4. Antes tarde do que nunca;
5. Quem tudo quer tudo perde.
Objetivos:
1- identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
2- identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
3- reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Texto 1 - Gente que faz...

Nesta edição especial, a coluna “Gente que faz” destaca a trajetória da Pará-minense Sônia Martins.
Nascida no dia 29 de abril de 1953, Sônia teve uma infância bastante conturbada, devido a separação dos pais e mudança de cidade. Já na adolescência, aos treze anos, perde o pai e a mãe, tendo que vir a trabalhar e logo depois, casando-se, dedicando sua vida a família.
Aos 47 anos, ela retomou seus estudos e conseguiu graduar-se em letras, vindo a exercer a profissão de professora de português dos anos finais do ensino fundamental. Portanto, Sônia faz jus a fala, “Antes tarde do que nunca”

Gênero textual – Biografia
Cursistas - Ângela, Flaviane e Sônia



Texto 2

Todo brasileiro precisa de um mínimo de estudo e formação para que possa ser bem sucedido profissionalmente. Estatisticamente, foi comprovado que o grau de conhecimento dos formandos, estudantes e diplomados, fica aquém de seu curso.
Para recuperar o tempo perdido durante anos e anos que passaram pela escola, muitos brasileiros se matriculam em “cursinhos”, cursos profissionalizantes de informática e outros mais, que são oferecidos. Mesmo depois de formados, eles partem nessa procura para conquistar um espaço digno na sociedade. São pais de família, adultos, idosos que reconhecem que sempre é tempo para aprender. “Antes tarde do que nunca”.

Gênero textual – Texto de opinião
Cursistas – Luciana, Nilza e Valéria


Texto 3 – Os dois pássaros

Dois pássaros desejavam fazer seu ninho numa mesma árvore, porém ambicionavam o mesmo galho, que era o mais alto e esplendoroso. Nenhum deles queria ficar no galho de baixo, pois assim se sentiriam inferior em relação ao outro. Permaneceram assim por algum tempo.
Enquanto isso, outro pássaro observava de longe, com cautela. Juntou seus galhinhos, folhinhas, continuou a espiar. Pouco a pouco, sem que os brigões percebessem montou seu ninho, lá no lugar tão disputado pelos outros. Os dois com “cara de tacho” e “queixo caído”, tiveram que se contentarem com uma árvore não tão frondosa e alta como a desejada. “Quem tudo quer, tudo perde”

Gênero textual – Fábula
Cursistas – Silvana Fernandes, Marcos Antônio e Marisa





Texto 4

Quem tem boca vai a Roma
A Paris, a Nova York, mas
Não antes de passar pela
Escola de Idiomas “Boca Esperta”

Matrículas abertas

Gênero textual – Anúncio publicitário
Cursistas – Adenísia, Nathanaela e Teresa



Texto 5

Você quer um cabelo liso?
Você quer seus cabelos esvoaçantes ao vento?
Você quer largar de lado o secador e a chapinha?
Está cansada de acordar cedo?
A Loreal tem a solução...
Escova inteligente sem formol. O formol provoca a queda dos cabelos.
Cuidado! “Quem tudo quer, tudo perde”

Gênero textual – Anúncio publicitário
Cursistas – Neliene, Ana Kelly,Geralda Eva

Primeiro encontro - etapa 2 - 01/09/2009

Terminei a minha capacitação da 2ªetapa do Gestar II dia 28 de agosto em Belo Horizonte-MG. Já havia agendado com as cursistas o nosso primeiro encontro deste módulo II para o dia 1º de setembro. O encontro aconteceu com 99% de presença e participação dos cursistas. Apenas a aluna Iris faltou por motivo de doença. Os professores fizeram um relato do desenvolvimento das atividades dos AAAs com os alunos, da construção do projeto e o envolvimento da escola, tiraram algumas dúvidas em relação as avaliações diagnósticas que estão aplicando em suas respectivas salas de aula. Passei a eles o cronograma dos encontros presenciais para que todos se organizem e se tudo der certo terminaremos ainda este ano. Abaixo descrevo o cronograma:
Cronograma dos encontros presenciais de Língua Portuguesa às terças-feiras-etapa 2
• 01/09 - Orientações gerais e TP6 – unidade 21
• 08/09 - Encontro presencial / oficina – TP6
• 22/09 - Encontro presencial / oficina – TP6
• 29/09 - Encontro presencial / oficina – TP6
• 06/10 - Oficina para confecção de materiais
• 27/10 - Encontro presencial / oficina – TP1
• 03/11 - Encontro presencial / oficina – TP1
• 10/11 - Encontro presencial / oficina – TP2
• 17/11 - Encontro presencial / oficina – TP2
• 01/12 - Encontro presencial / avaliação
“ Com organização e tempo acha-se o segredo de fazer tudo e de fazê-lo bem feito.” Pitágoras
E assim continuamos nosso encontro com a leitura e reflexão dos textos “Lecionei a todos eles” e “A escola ensina para a vida?”. Começamos o estudo da TP6 – unidade 21, pontuando questionamentos relacionados às atividades, ressaltando o uso argumentativo da linguagem tanto oral quanto escrita em diferentes gêneros textuais. Desenvolvi uma atividade em grupo com os cursistas que tem como objetivo identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos, o resultado desse trabalho está descrito na postagem das atividades-oficinas. Terminamos nosso encontro na expectativa de que esta 2ª etapa será tão proveitosa quanto a 1ª e na certeza de que, com garra e determinação fazendo o que nos é possível, conseguiremos êxito em nossa caminhada.
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40: 31
Simone Kátia da Silveira Gomes