sábado, 27 de junho de 2009

Trabalho em grupo


Professora Adenísia com alunos da Escola Municipal Integrada São Domingos Sávio

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lição de casa 2 - TP4











Relato das atividades - Lição de casa 2 – TP4
Cada professor escolheu um Avançando na prática para desenvolver a atividade com seus alunos. Descrevo abaixo as páginas das atividades trabalhadas e alguns relatos dos professores que merecem destaque:
1º Avançando na prática – pág. 97 – desenvolvido pelas professoras Silvana, Nathanaela, Sônia, Valéria e Neliene.
Os professores fizeram uma interpretação oral do poema “Cidadezinha qualquer”, seguiram as orientações propostas da atividade na TP, alguns fizeram uma intertextualidade com o texto “Admirável Mundo Louco” de Ruth Rocha. Descrevo abaixo dois textos produzidos pelos alunos depois da atividade trabalhada.
“Cidadezinha Qualquer”( Mateus Felipe Ribeiro)
Eu conheço uma cidade que é muito pequena
De tão pequena, é chamada “apertadinha”
Mas seu verdadeiro nome é Ibitira
Quem deu esse apelido foi minha querida vozinha.

Lá não passa carro, nem moto
Não passa caminhão ou metrô
Lá só passa bicicleta.

Mas minha avó de lá não quer sair
Eu também gosto de lá
É muito calmo
Muito bom para um descanso
Esta cidadezinha qualquer.

“Cidadezinha Qualquer”(Daiane Freitas de Andrade – 6º ano)
Casas simplezinhas
rede pra dormir
Rua calma, silêncio predomina.

Mulher cuidando do jardim
Criança na escola
Pai no trabalho.

Depois da missa
namorados na praça
recitando poemas de amor.

Pai vai pra varanda
tocar seu violão
o filho com as canções de ninar
dorme no colo da mãe.

2º Avançando na Prática – pág.124 – desenvolvido pela professora Geralda Eva
A atividade foi desenvolvida com o texto “Admirável Mundo Louco” de Ruth Rocha seguindo as orientações propostas na TP4, os alunos trabalharam em dupla com questões de interpretação e produção de texto.

3° Avançando na prática – pág. 131 – desenvolvido pelos professores Marcos e Iris
O texto trabalhado foi “Nossas cidades”, ele foi apresentado desordenado a fim de que os alunos o organizassem e vissem a importância da ordenação e da paragrafação para sua compreensão.
Os alunos do 6º ano tiveram mais dificuldades em relação aos alunos maiores.

4º Avançando na prática – pág. 133 – desenvolvido pela professora Adenísia
A professora propôs que os alunos em grupo, continuassem escrever o diário até o mês de dezembro. Eles fizeram a atividade e depois leram o texto original para compreensão e interpretação.

5º avançando na Prática – pág. 182 – desenvolvido pela professora Ângela
A professora aproveitou a oportunidade para falar um pouco de Pará de Minas, os alunos ouviram “causos”, contos, histórias, poesias que relatam a história antiga da cidade e assim desenvolveram a atividade proposta na TP com a construção de poesias “concretas”homenageando os 150 anos de Pará de Minas. Descrevo abaixo o poema escrito por uma das alunas do 6º ano, Angélica Aparecida Soares, da Escola Municipal Conceição Maria Moreira. A poesia foi escrita no contorno do algarismo 150.
Entre as montanhas do oeste de Minas, surge arraiá do Pato Fofo.Devido as constantes pousadas dos bandeirantes rumo à Pitangui. De povoado, a cidade de curso incerto ao progresso e de precária escolarização. Hoje temos várias escolas e faculdades, somos em torno de 80.000 habitantes. Temos variados modelos de casa, prédios e construções, também temos semáforos e trânsito que chega a congestionar. Temos praças, bares, bibliotecas, museu, parque do Bariri, e até Girus disco show. Eta povo trabalhador e orador que sempre deposita à Deus o seu voto de louvor!



6ºAvançando na Prática – pág. 194 – desenvolvido pela professora Ana Kelly
A professora fez um trabalho interdisciplinar com a professora de ciências, uma vez que ela estava trabalhando a revista semeando com o tema “a degradação do meio ambiente”, aproveitou um texto da revista e seguiu os passos das atividades propostas na TP. Os alunos finalizaram a atividade criando cartões postais e distribuindo entre os colegas.

Oficina 8 TP4


Atividade –oficina 8 – TP4
Escreva um texto empregando estas palavras: muxuango, hermeneuta, vituperado, defenestração, perfunctório, falácia, ignóbil, sibilino, uxoricídio, apoplexia

Texto1 – Crônica narrativa
Conheci João, um hermeneuta de falácia clara e bem explicativa. Ele não era um ignóbil, um sibilino no conhecimento e na arte. Contraiu apoplexia em um perfunctório perto de sua residência, enquanto fazia defenestração do ambiente.
Em uma apresentação de seus trabalhos artísticos, conheceu Muxuango, empresário e produtor de eventos, vituperado no ramo, que o ajudou a promover exposições nacionais e internacionais. Tornaram-se grandes amigos e João confiou a ele a administração de seus negócios, dando-lhe plenos poderes.
Muxuango aproveitando-se da confiança a ele depositada, desviou todo dinheiro de João para sua conta bancária na suíça, deixando o amigo em total miséria.
João, não resistindo ao golpe, provocou uxoricídio, morrendo no hospital como indigente.
(Sônia , Valéria e Ângela)

Texto2 – Atestado médico
Atesto para os devidos fins que o paciente Vituperado sibilino está acometido de apoplexia, demonstra sinais de defenestração, podendo evoluir para o estado perfunctório. O paciente encontra-se muxuango e ignóbil ao trabalho. Sua falácia não está coerente com um estado normal de saúde.
Por se tratar de um uxoricídio, aconselho que o paciente seja encaminhado, com urgência, a um conceituado hermeneuta. (Geralda Eva, Luciana)

Texto 3 – Notícia de jornal
Morte por Apoplexia
O Sr. Muxuango, um ser ignóbil, faleceu em 26 de junho de 2008, perto de um sibilino. Ele foi alvo de um uxoricídio causado pela apoplexia da falácia.
O corpo foi encontrado pela senhora Hermeneuta que o viu todo vituperado em plena defenestração e assim ela o encaminhou ao perfunctório. (Ana Kelly e Neliene)

Texto 4 – Poema Esdrúxulo
Hermeneuta?
Vituperado?
Como nomear?
Uxoricídio,
Apoplexia é melhor você pensar.
Sem esta de perfunctório, defenestração.
Sou um simples muxuango,
Ignóbil cidadão.
Chega de falácia, Sibilino!
(Silvana e Flaviane)
Texto 5 – Receita
Ingredientes
1 Kg de muxuango
½ dúzia de sibilino
1 xícara de chá de uxoricídio
1 pitada de vituperado

Modo de fazer
Faça a defenestração dos ingredientes, em seguida passe no perfunctório sem que ele entre em apoplexia. Deixe esfriar e sirva porções hermeneutas.
Essa é uma receita ignóbil, mas é pura falácia...
(Teresa e Marcos)

Texto 6 – relato
A hermeneuta Eliana foi para Grécia fazer um estudo sobre antigos vocábulos que compunham a falácia dos discursos gregos nas assembléias maiêuticas. Quando chegou lá hospedou-se em um muxuango, tipo de hospedagem modesta na região. Nos primeiros dias de sua estada conheceu Sacrafuncho, um ignóbil senhor da cidade, que se cobria com trapos e não tomava banho, possuía uma vituperada forma de falar, e por já ter se envolvido em um uxoricídio, não tinha muitos amigos.
Sacrafuncho ciceroneou Eliana por toda Grécia e a apresentou a um povo de origem sibilar, que possuía muitos documentos e registros sobre os vocábulos gregos e a falácia empregada por eles nos sofismas. O povo sibilino recebeu Eliana com defenestração, o que permitiu um caráter perfunctório na pesquisa.
Eliana não pôde concluir sua pesquisa, teve que voltar para o Brasil, pois seu marido morreu de apoplexia.
(Nathanaela, Iris e Adenísia)

Sexta aula - 23/06/09




Fotos dos trabalhos realizados pela Professora Ana Kelly, na escola Municipal vereador Bosco Mendonça - TP4 - Avançando na prática pág. 31.


Na semana do dia 16 de junho não tivemos o encontro presencial devido ao feriado,pois o tempo seria insuficiente para realização das tarefas. Dia 23 iniciamos nosso encontro com relatos das atividades da “Lição de casa 1” TP4 desenvolvidas pelos cursistas com seus respectivos alunos. Nesta tarefa a turma ficou dividida, uma parte optou em trabalhar o avançando na prática da pág.31- observação do ambiente letrado no qual os alunos são inseridos- e outra parte a pág.50- que trabalha uma festa local- e isso proporcionou troca de experiências e uma boa discussão. Todos relataram que ambas atividades foram desenvolvidas com prazer, pois os alunos puderam trabalhar em grupos, perceberam palavras, frases que antes não haviam observado, descobrindo prováveis significados etc. A outra atividade houve grande envolvimento também, pois trabalharam a festa junina da escola,fizeram convites, cartazes, murais decorativos e posteriormente relatarão fatos ocorridos no dia da festa que acontecerá dia 04 de julho. No segundo momento da oficina, houve também o relato da “Lição de casa 2”TP4, em que cada professor cursista escolheu um Avançando na prática para trabalhar em sua respectiva escola. Pudemos observar como todas as atividades escolhidas foram trabalhadas com interesse pelos alunos,o que faz com que os professores se sintam motivados a trabalhar outros avançando na prática também em sua escola. A atividade que desenvolvi com os cursistas foi uma produção de texto usando palavras desconhecidas, no primeiro momento eles acharam difícil imaginar um texto com tantas palavras estranhas, mas no final as produções ficaram interessantes e algumas até com sentido,depois de saber o significado real das palavras.Descreverei os textos nas atividades das oficinas. Terminamos o encontro com o estudo do Ampliando nossas referências “Por que meu aluno não lê”, que é um texto muito interessante e que causou uma boa reflexão. Discutimos também a unidade 16 que muito nos alertou para nossa postura em sala de aula e para revermos nossa prática pedagógica.