quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lição de casa 2 - TP4











Relato das atividades - Lição de casa 2 – TP4
Cada professor escolheu um Avançando na prática para desenvolver a atividade com seus alunos. Descrevo abaixo as páginas das atividades trabalhadas e alguns relatos dos professores que merecem destaque:
1º Avançando na prática – pág. 97 – desenvolvido pelas professoras Silvana, Nathanaela, Sônia, Valéria e Neliene.
Os professores fizeram uma interpretação oral do poema “Cidadezinha qualquer”, seguiram as orientações propostas da atividade na TP, alguns fizeram uma intertextualidade com o texto “Admirável Mundo Louco” de Ruth Rocha. Descrevo abaixo dois textos produzidos pelos alunos depois da atividade trabalhada.
“Cidadezinha Qualquer”( Mateus Felipe Ribeiro)
Eu conheço uma cidade que é muito pequena
De tão pequena, é chamada “apertadinha”
Mas seu verdadeiro nome é Ibitira
Quem deu esse apelido foi minha querida vozinha.

Lá não passa carro, nem moto
Não passa caminhão ou metrô
Lá só passa bicicleta.

Mas minha avó de lá não quer sair
Eu também gosto de lá
É muito calmo
Muito bom para um descanso
Esta cidadezinha qualquer.

“Cidadezinha Qualquer”(Daiane Freitas de Andrade – 6º ano)
Casas simplezinhas
rede pra dormir
Rua calma, silêncio predomina.

Mulher cuidando do jardim
Criança na escola
Pai no trabalho.

Depois da missa
namorados na praça
recitando poemas de amor.

Pai vai pra varanda
tocar seu violão
o filho com as canções de ninar
dorme no colo da mãe.

2º Avançando na Prática – pág.124 – desenvolvido pela professora Geralda Eva
A atividade foi desenvolvida com o texto “Admirável Mundo Louco” de Ruth Rocha seguindo as orientações propostas na TP4, os alunos trabalharam em dupla com questões de interpretação e produção de texto.

3° Avançando na prática – pág. 131 – desenvolvido pelos professores Marcos e Iris
O texto trabalhado foi “Nossas cidades”, ele foi apresentado desordenado a fim de que os alunos o organizassem e vissem a importância da ordenação e da paragrafação para sua compreensão.
Os alunos do 6º ano tiveram mais dificuldades em relação aos alunos maiores.

4º Avançando na prática – pág. 133 – desenvolvido pela professora Adenísia
A professora propôs que os alunos em grupo, continuassem escrever o diário até o mês de dezembro. Eles fizeram a atividade e depois leram o texto original para compreensão e interpretação.

5º avançando na Prática – pág. 182 – desenvolvido pela professora Ângela
A professora aproveitou a oportunidade para falar um pouco de Pará de Minas, os alunos ouviram “causos”, contos, histórias, poesias que relatam a história antiga da cidade e assim desenvolveram a atividade proposta na TP com a construção de poesias “concretas”homenageando os 150 anos de Pará de Minas. Descrevo abaixo o poema escrito por uma das alunas do 6º ano, Angélica Aparecida Soares, da Escola Municipal Conceição Maria Moreira. A poesia foi escrita no contorno do algarismo 150.
Entre as montanhas do oeste de Minas, surge arraiá do Pato Fofo.Devido as constantes pousadas dos bandeirantes rumo à Pitangui. De povoado, a cidade de curso incerto ao progresso e de precária escolarização. Hoje temos várias escolas e faculdades, somos em torno de 80.000 habitantes. Temos variados modelos de casa, prédios e construções, também temos semáforos e trânsito que chega a congestionar. Temos praças, bares, bibliotecas, museu, parque do Bariri, e até Girus disco show. Eta povo trabalhador e orador que sempre deposita à Deus o seu voto de louvor!



6ºAvançando na Prática – pág. 194 – desenvolvido pela professora Ana Kelly
A professora fez um trabalho interdisciplinar com a professora de ciências, uma vez que ela estava trabalhando a revista semeando com o tema “a degradação do meio ambiente”, aproveitou um texto da revista e seguiu os passos das atividades propostas na TP. Os alunos finalizaram a atividade criando cartões postais e distribuindo entre os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário