quinta-feira, 23 de julho de 2009

Oficina 10 - TP5 14/07/09

Proposta de atividade –1º grupo – oficina 9 – TP5

Apresentar uma imagem e pedir ao grupo que faça uma narrativa a partir dela.
O texto será produzido coletivamente e registrado, será lido para que se reconheçam os elementos de coesão presentes ou não nele.

Texto 1 –A fotografia

Finalmente chega o mês de julho e com ele as tão esperadas férias.
Pedro já está com as malas prontas para ir à fazenda do vovô Luís. Já na fazenda, ele se diverte bastante e, como toda criança, é muito curioso. Em suas brincadeiras no sótão da casa, encontra uma fotografia velha guardada com cuidado dentro de um baú. No mesmo instante, o menino corre até o avô para saber quem eram aquelas pessoas. Vovô Luís olha para a foto e se perde nas recordações do passado.
Ah! Meu neto querido, um destes operários sou eu quando tinha 30 anos. Estávamos iniciando a construção de uma ponte para facilitar o acesso de uma cidade a outra. Era um trabalho muito árduo e perigoso, pois um simples descuido poderia ser fatal. Mas o trabalho foi concluído com sucesso e hoje milhões de pessoas trafegam por esta ponte. Vovô, quando eu crescer quero ser igual ao senhor, e depois bem velhinho contar esta história para meus netos. ( Adenísia – Ìris – Marisa – Flaviane )

Texto 2 – Vida e Trabalho
Segunda-feira. Rotina. Coloco a marmita na mochila e pego o ônibus das 6h30. Chego ao trabalho, um estaleiro no porto de Santos. Encontro com meus dois colegas, já com nossas ferramentas em mãos. Seguimos para o local onde instalaremos as novas torres. Esta semana terminaremos esta empreitada para a qual nossa firma foi contratada. O dia está quente e o trabalho árduo. Meus colegas trabalham aqui há mais de 15 anos, eu sou novato e ainda estou me adaptando ao duro trabalho. Gostaria de ter estudado mais para exercer uma profissão melhor. Infelizmente trabalho desde os meus dez anos de idade para ajudar em casa, mas apesar de não ter estudo, orgulho-me de ser um homem trabalhador e honesto. Vivo para cuidar de minha querida esposa e ter um pouco de conforto. Como diz o ditado “Viver é a forma mais simples da felicidade”.
( Marcos – Nathanaela – Teresa )


Proposta de atividade –2º grupo – oficina 9 – TP5

Registro das observações feitas pelos alunos relacionando os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não verbal da página 255 TP5.

O tema abordado, “energia”, tem como slogan palavras que se referem a nossa nacionalidade. As imagens disposta no texto são pertinentes ao slogan, inclusive as cores da bandeira estão, respectivamente, dispostas em maior proporção: verde, amarelo, azul e branco.
Como fonte geradora de energia, furnas sustenta com responsabilidade social, o trabalho, a educação, a tecnologia e o ambiente, defendendo o patrimônio dos brasileiros.

Ana Kelly, Ângela, Geralda Eva, Neliene, Nilza e Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário