quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficina 10 - TP5 - atividade 2 - 18/08/09

Oficina 10 – TP5 - Produção de um texto fazendo uso da linguagem verbal e não-verbal




Texto1

a) Que produto o texto está anunciando? A internet móvel Vivo.
b) Que relação está sendo excluída, negada? Não duvidar dos sonhos.
c) Que expressões são usadas para marcar essa negação? Não deixe ninguém...
d) Que expectativas cria essa negação no leitor? Que devemos acreditar nos nossos sonhos.
e) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra? Acreditar que podemos ter uma internet móvel e poder usá-la em qualquer lugar.
f) Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio? A imagem do molden conectado ao notebook e as vantagens descritas no texto verbal.


Texto2

a) Que produto o texto está anunciando? Um site que valoriza a adoção de animas de estimação.
b) Que relação está sendo excluída, negada? Não ser enganado pelo animal de estimação.
c) Que expressões são usadas para marcar essa negação? Jamais se engane com o gato de sua vida.
d) Que expectativas cria essa negação no leitor? De curiosidade
e) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra? A importância de se relacionar com animais de estimação, dito como “verdadeiro amor”
f) Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio? A imagem do gato pedindo colo e o convite a participar desse clube em favor dos animais de estimação.
(Nilza, Ângela e Flaviane)

Obs. Esse trabalho deu uma boa discussão devido a ambigüidade de sentido da palavra “gato”, que podemos interpretar também como sendo o ser humano “bonitão” e o produto anunciado ser um site de relacionamentos. Aí o motivo de ressaltar o escopo da negação “adote”.


Texto3


a) Que produto o texto está anunciando? Equipamentos de segurança
b) Que relação está sendo excluída, negada? Não praticar esportes radicais
c) Que expressões são usadas para marcar essa negação? Nunca pratique
d) Que expectativas cria essa negação no leitor? Saber o motivo de não praticar esportes radicais.
e) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra? A importância de praticar esportes radicais somente com o uso adequado de equipamentos de segurança.
f) Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual no anúncio? A negação do início do texto verbal aliado a imagem de pessoas praticando esportes radicais desperta a curiosidade pela intencionalidade do texto publicitário.
( Nathanaela, Adenísia, Iris e Marcos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário