quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Oficina 12 - TP6 - 29/09/2009

Atividade desenvolvida no 4º encontro presencial - oficina 12 – 29/09/2009
Elaboração de uma atividade de literatura para adolescentes,considerando os objetivos da unidade 24:
1- avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
2- conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
3- desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

PLANEJAMENTO

PROFESSORES: Nathanaela, Adenísia, Silvana, Iris

PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos finais do ensino fundamental

TEMPO ESTIMADO: 4 horas aula

OBJETIVOS: Desenvolver o interesse para leitura, capacidade de síntese

CONTEÚDO: Livros literários selecionados de acordo com o nível social dos alunos, vocabulário adequado e com temas referentes à realidade deles.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, papel cartão, folha chamex, cadernos de 30 folhas, lápis, borracha, cola, canetinha etc...

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

 Organização em grupos de 5 alunos.

 Tempo para escolha das Cartelas com as Sinopses dos livros (nelas teriam fatos interessantes, características dos personagens, trechos persuasivos que instigassem o interesse pela leitura do livro. E justificativa oral do grupo pela escolha.

 Demarcação de tempo para leitura do livro.

 Confecção do diário de leitura com a síntese da estória e convite de cada participante do grupo a realizar a leitura do livro.

AVALIAÇÃO: Diário de Leitura do Grupo.

BIBLIOGRAFIA: A selecionar



PLANEJAMENTO

PROFESSORES: Geralda Eva, Marcos e Teresa

PÚBLICO ALVO: 8º e 9º ano

TEMPO ESTIMADO: 4 horas aula

OBJETIVOS: Incentivar a leitura, conhecimento de mundo, trabalhando compreensão e interpretação. Desenvolver a apresentação teatral, desenvoltura, expressão corporal, criatividade, imaginação, trabalho em equipe.

CONTEÚDO: Leitura e linguagem oral

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, vestuário, cenário,som, microfone

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

 Escolher livros com peças teatrais prontas.

 Ler para os alunos uma parte da história e parar num trecho interessante, despertando neles o interesse deles pela leitura do livro.

 Deixar que os alunos leiam o livro proposto.

 Preparar com os alunos a peça teatral, definindo personagens, cenário e falas.

 Apresentar a peça para toda a escola.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao longo do processo de realização da atividade, observando se os objetivos propostos foram atingidos.

BIBLIOGRAFIA: Literatura em minha casa - obras de Maria Clara Machado, Sérgio Capparelli, Lígia Fagundes Telles


PLANEJAMENTO

PROFESSORES: Valéria, Ana Kelly, Neliene e Ângela

PÚBLICO ALVO: Alunos dos anos finais do ensino fundamental

TEMPO ESTIMADO: 2 meses

OBJETIVOS: Despertar o prazer da leitura e pela leitura; trabalhar expressão oral, criatividade, capacidade de contar, recontar histórias; aplicar os conhecimentos adquiridos através da leitura no cotidiano do leitor.

CONTEÚDO: Histórias literárias diversas

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros literários, folha chamex, lápis, borracha, cola, canetinha, cenário etc...

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

 Separar livros com histórias diferentes e que cada história tenha o número de livros suficiente para todo o grupo.
 Dividir a turma em grupos de 5 a 7 alunos e deixar que o grupo escolha o livro a ser lido.
 Dar um tempo de 15 dias para que os alunos leiam o livro e depois deixar que o grupo decida como fará a apresentação da história para toda a classe.
 Apresentar a história de maneira criativa e que desperte nos outros alunos a vontade de ler o livro.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao longo do processo de realização da atividade, observando se os objetivos propostos foram atingidos.

BIBLIOGRAFIA: Livros de aventura, ação,etc.

Plano de Aula de Leitura Leitura com textos jornalísticos PROFESSORES: Marisa, Nilza, Flaviane e Sônia

PÚBLICO ALVO: Alunos do9º ano ensino fundamental

TEMPO ESTIMADO: 7 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS: Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
Conhecer a organização de alguns jornais.
Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais.
Localizar as informações principais numa reportagem.
Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
Destacar as diferentes vozes numa reportagem.

CONTEÚDO: Diferentes gêneros presentes no jornal.
Cadernos dos jornais.
Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem.
Papel das imagens e das legendas.
Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
Identificação das vozes dentro da reportagem.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Diferentes jornais, transparência, retroprojetor, uma folha de papel craft e fita crepe.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
O texto de reportagem é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na norma culta. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertam interesse do leitor.

ATIVIDADE 1 O objetivo desta atividade é identificar o conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais. Apresente a seguinte situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro. Onde deve procurar? Observe as opiniões dos alunos. Trazer para sala de aula diferentes jornais e entregar um exemplar para cada grupo. A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido. No fim da atividade, chamar um aluno de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam. Pedir que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:
Nome do jornal
Cadernos encontrados
Tipo de assunto
Como lição de casa dê alguns assuntos para que coloquem em que caderno deveria aparecer. Exemplos: eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.

ATIVIDADE 2 Apresentar aos alunos três textos: uma notícia, uma carta de leitor e uma reportagem. Pedir a leitura de cada um dos textos. Perguntar aos alunos as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registrar essas primeiras conclusões numa folha de papel craft. Chamar a atenção para a reportagem. Se os alunos não souberem o nome desse tipo de texto, informe. Como lição de casa pedir que tragam textos que julguem ser reportagens.

ATIVIDADE 3 Organizar a turma em grupos e pedir que cada um apresente os textos trazidos. Retome o que foi registrado no papel craft sobre as reportagens. Cada equipe deverá avaliar se os textos trazidos pelos colegas são reportagens de acordo com o que foi registrado no cartaz. No fim da atividade, solicitar que os alunos apresentem o que cada grupo discutiu. Ampliar a lista de características da reportagem.

ATIVIDADE 4 Apresentar uma reportagem em transparência ou copiada. Perguntar de qual caderno deve ter sido retirada. Você pode utilizar os jornais que circulam em sua cidade. Listar no quadro-negro as hipóteses dos alunos. Localizar com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, pedir que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens. Perguntar sobre o que consideram que a matéria tratará. Escreva no quadro-negro. Leia a reportagem junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chamar a atenção também para o nome da (o) jornalista (o) responsável.Grifar as vozes no texto e as informações contidas nele. Terminada a leitura, voltar às hipóteses levantadas antes da leitura e ver quais se confirmaram. Discutir o que foi aprendido com a leitura e orientar todos a registrarem no caderno. Como lição de casa pedir que a turma traga outras reportagens.

ATIVIDADE 5 Retomar a atividade da aula anterior e organizar duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas:
Título - Jornal - Caderno - Assunto abordado

ATIVIDADE 6 Propor a leitura de outra reportagem. Terminada a tarefa, pedir que registrem em outro quadro, com as seguintes colunas:
Título da reportagem
Jornalista
Assunto principal
Quem foi consultado
No fim, faça a verificação coletiva das atividades. Muito mais do que buscar acertos ou erros é importante dar ênfase aos procedimentos utilizados para encontrar as informações solicitadas. Como lição de casa, os estudantes devem fazer o mesmo com outra reportagem. Sugestão: você poderá criar um banco com as reportagens trazidas pela garotada. Use uma caixa para arquivá-las.

AVALIAÇÃO
Durante a realização da sequência de atividades, registrar

Um comentário:

  1. Que chique,hein amiga?
    Fico feliz de ver seu trabalho sendo reconhecido!!!!
    Parabénsssssssss!!!!!!!!!!!!!
    Ah!Tem até blog, tá podendo!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir