quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sétimo encontro - etapa2 - 03/11/2009

Iniciamos nosso encontro com os relatos de atividades desenvolvidas com os alunos. Os professores terminaram os trabalhos das unidades 23 e 24 TP6 e iniciaram a Lição de casa 1 da TP1, que era escolher um avançando na prática das unidades 1 ou 2 para ser trabalhada em sala, nesta semana tivemos dois feriados e não foi possível terminar a aula. Então todos entregarão o relatório final na próxima semana. As atividades escolhidas foram das páginas 17, 23 e 65 em que prioriza a leitura de textos diversificados, observando as variantes linguísticas em dialetos diversos. Na atividade da página 65 sugeri uma sequência da aula com o texto “Felicidade” de Roseana Murray. No segundo momento, estudamos as unidades 3 e 4 da TP1, onde evidencia o texto como centro das experiências no ensino da língua e como acontece o diálogo entre textos “a intertextualidade”. Enfatizamos a importância do uso de textos no processo ensino-aprendizagem, porque é por meio deles que pensamos e interagimos e um detalhe importante é destacar o objetivo da leitura para que o aluno tenha clareza do que ele precisa saber. Vimos vídeos e lemos alguns textos em que ressaltam as várias ocorrências de intertextualidade, comentamos, tiramos dúvidas e depois de discutirmos sobre esse assunto as cursistas dividiram-se em grupos e realizaram a atividade da oficina que é a construção de textos usando processos intertextuais diferentes. Relatarei nas atividades das oficinas. Esta semana visitarei algumas escolas e participarei das aulas junto com os professores, durante a oficina do dia 06/10, confeccionamos material para servir de apoio em sala de aula e algumas sugestões serão trabalhadas nessas visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário