quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Relato das atividades - Lição de casa 1 – TP6 -22/09/2009
Cada professor escolheu um Avançando na prática para desenvolver a atividade com seus alunos, nem todos os professores terminaram a atividade. Descrevo abaixo as páginas das atividades trabalhadas e alguns relatos dos professores que merecem destaque:

1º Avançando na prática – pág. 23 TP6 – desenvolvido pelas professoras Marisa, Nathanaela, Flaviana, Teresa, Nilza, Ana Kelly e Neliene.
Observamos pelos relatos que os alunos do 6 º e 7 º ano tiveram um pouco de dificuldade em reconhecer argumentos no texto. Diante desse desafio, os professores fizeram uma intervenção no processo de desenvolvimento da atividade com exercícios do AAA6 e TP6, adequados a turma na qual lecionam, para que esse conceito ficasse mais claro para os alunos. Alguns professores concluíram a atividade e outros estão finalizando. Textos produzidos pelos alunos depois da atividade trabalhada.

Alunos da professora Ana Kelly no desenvolvimento da atividade de pré-escrita.
Produção de textos - alunos 9º ano - Professora Ana Kelly
2º Avançando na prática – pág. 39 TP6 – desenvolvido pelas professoras Silvana e Luciana
Como já vimos,o texto publicitário tem como função principal, persuadir o leitor, e a proposta desta atividade é que os alunos produzam um texto argumentativo com os mesmos objetivos de um texto publicitário. Durante o desenvolvimento e seguindo as estratégias propostas, os professores viram que também seria necessário uma intervenção em cada grupo para que discutissem juntos argumentos relevantes, pois estavam fugindo da proposta e produzindo outros textos publicitários. Textos produzidos pelos alunos depois da atividade trabalhada.


Alunos do 6º ano-Professora Silvana - desenvolvendo a atividade de Produção

Trabalhos produzidos pelos alunos do 6º ano - professora Silvana Fernandes

3ºAvançando na prática – pág.54 e 91 TP6 – desenvolvido pelos professores Marcos e Valéria
Usando o tema Natureza e meio ambiente a professora Valéria introduziu sua aula com os exemplos de textos da pág. 54 e a leitura e interpretação do texto “O Retiro da Figueira”, o qual trata de um condomínio que oferecia vida tranquila e próxima a natureza. A partir daí ela continuou sua aula seguindo o planejamento do Avançando na prática da página 91, onde o objetivo é que os alunos produzam um texto sobre uma experiência inesquecível em que defenderão um ponto de vista. Como exemplo ela mesma criou duas crônicas argumentativas e leu para os alunos, depois eles se sentiram mais tranquilos para elaborarem seus próprios textos e o resultado foi excelente.
A professora Ângela desenvolveu a atividade da página 54 com alunos do 6º ano e percebeu também a dificuldade de reconhecer a argumentação, uma vez que estão habituados a trabalhar com textos descritivos e narrativos. Assim ela fez uma intervenção, trabalhando primeiro a observação de argumentos em textos publicitários de jornais e revistas. Com isso o desenvolvimento da atividade foi satisfatório, pois os alunos puderam perceber argumentos usados em gêneros textuais diferentes.
O professor Marcos usando o modelo de atividade, trabalhou outro tema com os alunos do 8º e 9º ano, porque eles iriam participar de um concurso da Fundação Logosófica
“ O universo dentro e fora de mim”. Os alunos assistiram ao filme “ O pálido ponto azul – motivação para o bem”, fizeram comentários expondo ideias e opiniões, leram alguns textos relacionados ao tema, e com a intervenção do professor, observaram características próprias de um artigo de opinião, a introdução, a argumentação, desenvolvimento e conclusão. Por fim o professor contou a história de Rubem Alves “ O Flautista Mágico” para que os alunos pudessem tirar argumentos, opiniões e idéias sobre o tema proposto. Assim eles se sentiram preparados para produzirem seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário