quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Terceiro encontro - etapa 2 - 22/09/2009

Neste encontro finalizamos o estudo da unidade 22 e estudamos a unidade 23 – TP6. Os professores trouxeram o relato das atividades desenvolvidas com os alunos, onde cada professor poderia escolher um “Avançando na prática” das unidades 21 e 22 para ser desenvolvida. Alguns não conseguiram terminar a atividade a tempo de entregar o relatório, postarei alguns relatos e fotos dos trabalhos, como “Relato de atividades-oficinas”, a medida que receber os relatórios pendentes acrescentarei no blog. Pelos os relatos observamos que os alunos do 6º e 7º ano tiveram dificuldades em reconhecer a argumentação nos textos, mas depois que os professores trabalharam alguns exemplos de exercícios da TP e AAA, identificando os argumentos juntos com os alunos, eles foram se inteirando do assunto e realizaram trabalhos muito bons. Isso comprova que quando fazemos uma atividade planejada e com atividades sequenciadas o resultado é satisfatório. Durante o encontro fizemos a atividade proposta da oficina 11- TP6 e uma produção coletiva de texto com trava-línguas, fazendo correções e analisando possíveis mudanças no texto. Avaliamos a atividade, ressaltando a importância do uso de estratégias como o brainstorming
(tempestade de ideias ou “toró de parpite”) na produção e concluímos que assim, a participação da maioria do grupo é clara e fica mais fácil esclarecer dúvidas que surgem neste processo ensino-aprendizagem. Apesar do tempo na oficina ser um pouco curto para estudar, trocar experiências e ainda fazer atividades, tenho certeza que tudo que é falado e discutido tem contribuído muito para nosso crescimento profissional e pessoal, a turma é muito interessada e competente. Deixei como “lição de casa” uma leitura mais detalhada da unidade 23 e 24, e que desenvolvam com os alunos atividades propostas não só do Avançando na prática como também do AAA6 e sugestões da TP6 “Indo à sala de aula”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário