sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sexto encontro - etapa 2 - 27/10/2009

Aproveitei o tempo que não ocorreram os encontros presenciais para reunir com a Coordenadora pedagógica dos anos finais do ensino fundamental, Maria da Piedade de Abreu, e estudarmos os resultados das avaliações diagnósticas que foram aplicadas nas escolas municipais. Fizemos uma análise do aproveitamento, das principais dúvidas e dificuldades encontradas pelos alunos e a partir dessas observações reuniremos com os professores cursistas do gestar para discutirmos juntos, as possíveis intervenções que podem ser feitas na prática docente para aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
Nesta semana estiveram presentes no encontro, 7 cursistas no turno vespertino e 3 no noturno, infelizmente nem todos puderam comparecer, uns justificaram com problemas de saúde, outros problemas pessoais, mas isso não atrapalhou nosso estudo. No primeiro momento, ouvimos o relato dos cursistas de como se desenvolveram as atividades dos avançando na prática TP6 – unidade 23 e 24 - escolhidas por eles e aplicadas em sala de aula. Alguns professores ainda não tinham concluído a tarefa, mas todos perceberam o interesse dos alunos com a atividade da pág. 141, em que se trabalha com um texto do gênero entrevista – Gíria outros modos de palavras - como faz parte do dia-a-dia deles, a maioria participou, falou das principais gírias usadas entre eles e assim o momento da produção foi mais prazeroso, pois falaram do que é comum entre os jovens. As propostas das páginas 152, 190 e 201 também foram desenvolvidas junto com algumas atividades do AAA6, relatarei nos relatos de atividades. Na sequência, iniciamos o estudo da TP1 – Linguagem e cultura – unidade 1 e 2, onde discutimos variantes linguísticas, dialetos, registros, equívocos. Além das discussões propostas nas unidades, lemos os textos “O vôo da Asa Branca; uma reflexão sobre a linguística e o ensino de língua portuguesa de Dioney Moreira Gomes, a Carta do Alfredão, fax do Nirso e assistimos alguns vídeos em que ressaltam essa diversidade da língua portuguesa. Como já era de se esperar, a discussão foi boa, uma vez que estavam reunidos somente professores de português. Lemos as atividades 1, 2 e 3 da unidade 2, discutimos o ponto de vista de cada um, relamos experiências vividas em sala de aula e depois divididos em grupos, escreveram textos argumentativos abordando as questões apresentadas nos textos e vídeos. Deixei como proposta de estudo da semana, a leitura das unidades 3 e 4, do ampliando nossas referências da página 44 e a lição de casa 1, TP1 para ser desenvolvida em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário