Oficina 4- unidade 8 - TP 2 - 17/11/2009
Proposta de atividade: Fazer a interpretação da charge de Quino, em que o tema é o tratamento desigual das pessoas, observar a figura de linguagem que está privilegiada nela e baseado nas discussões em grupo, criar um cartão ou bilhete comentando a atitude da personagem na charge.
(Infelizmente não consegui postar a imagem, esta é a legenda: QUINO. Não me grite! Lisboa: Quixote, 1985)
Querido e estimado patrão,
Quero demonstrar minha gratidão por todo este tempo que passamos juntos. Saiba que nossa convivência foi extremamente enriquecedora. Reconheço que você sempre esperou o melhor de mim, criando oportunidades para meu crescimento e aprendizado. Sua filosofia de vida ensinou-me muitas coisas e a mais importante foi reconhecer meus valores. Tenho apenas uma crítica, pela qual até me intimido, já que estou me referindo a um ser tão evoluído. O senhor acha que eu sou otário?
Vá procurar sua turma e, melhor,compre um”banquinho” porque nas minhas costas não te carrego mais.
"Até o dia "São Nunca"
Capachão (Luciana)
Caro senhor proprietário,
Com certeza seu funcionário tem muito a lhe agradecer pela oportunidade de trabalhar em um estabelecimento tão agradável quanto o seu: um escritório com uma vasta biblioteca. Certamente mais satisfeito ele ficaria se o senhor aplicasse a filosofia de Marx que prega a igualdade social e não o usasse de escada para subir na vida.
Um observador. ( Ana Kelly e Valéria)
Sr. Paulo Mendonça,
Sabemos que o senhor é um leitor assíduo das obras de Marx, mas notamos que o seu comportamento não condiz com os ensinamentos e as ideias revolucionárias contidas nos livros que lê. Para que seja coerente aos princípios de Marx, a igualdade social, esperamos que você reveja suas atitudes mediante seu subalterno.
Flaviane e Sônia
Senhor patrão,
Que coisa feia! Fazendo seu empregado de capacho... Karl Marx deve estar se revirando no túmulo. Reveja suas atitudes e pratique o que você Lê.
Sempre atento!
( Íris e Nilza)
Sr. Ataliba,
Logo vi, quando o conheci, que o Sr preza e segue as normas de conduta defendidas pelos intelectuais socialistas. Tê-lo como “amigo”, faz-me refletir e muito sobre meus ideais e convicções. Até breve,
Silvana e Nathanaela
Senhor Magnata,
Apesar do senhor ser leitor e fã de Marx, acredito que não esteja compreendendo sua teoria.Sua atitude mostra o contrário.Seria bom fazer uma releitura, refletir e assim colocá-la em prática. Ficaria bem mais coerente.
Adenísia e Marcos
Caro patrão,
Não adianta ler os livro sobre uma sociedade livre e justa,uma vez que não se comporta dessa forma. Pelo contrário age com superioridade e indiferença em relação ao seu empregado. Pense nisso!
Teresa e Marisa
Olá leitor,
Leia o livro de Marx com bastante atenção e coloque em prática a sua teoria da igualdade social. Abraços!
Eva e Neliene
Avaliação: Após discutirmos as observações feitas em relação a charge, cada dupla criou um bilhete ou em cartão de maneira informal e objetiva, destinado ao suposto patrão. Nele fizeram uma crítica quanto a atitude dele em relação ao empregado.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário