quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Relato de planejamento de atividades - TP2

Relato de atividade desenvolvida pela professora Valéria da E. M. Professora Izaltina Mendonça Meireles- TP5 e TP2
A professora Valéria, quando trabalhou a TP5 – Diferentes estilos – fez com que os alunos refletissem sobre a própria imagem, através de perguntas: Como sou? Como me vejo? O que gosto em mim? O que não gosto? Como vejo meu comportamento se praticasse minhas ações diante do espelho? Que repercussão têm minhas palavras se as dissesse a mim mesmo? O que espero de mim para o futuro? Agora, trabalhando a TP2 – unidade 6 – realizou o “Avançando na prática” da página 56, usando a própria imagem, olhando-se no espelho por 5 minutos, os alunos produziram textos que retratam muito bem como eles se veem. Ficaram muito bons!!!.
Parabéns à Professora Valéria pela originalidade e aos alunos da E.M. Professora Izaltina Mendonça Meireles pela criatividade!!!


Eu, no espelho
Todos os dias nos olhamos pelo espelho, só que sem muita atenção.
Mas certo dia, parei para me observar. Só vendo-me para saber quem realmente sou.
Uma cara feia que eu faço, facilmente pesa em mim; estendo a mão, sou eu mesmo de encontro a mim. Palavras ditas a mim mesmo, fazem-me pensar no peso delas. Grito comigo mesmo, parece que dói. Peço desculpas, alivia-me. Peço um conselho, demora, mas logo vem: sou eu mesmo quem dou.

Aluno: Jean Junior da Silva


Que mensagem será?
Olho diretamente no espelho e vejo a minha imagem, calma, alegre, pensativa. Logo saí da frente desse espelho, mas minha imagem continuava ali, com uma cara ruim e nervosa.
Logo imaginei que era algo que ia acontecer ou algo que já aconteceu e não estou me lembrando.
Olho diretamente, mais uma vez no espelho e sinto que aquela imagem ia me dizer algo, pelo que parecia, não era nada de bom. Não importei muito com isso. Saí do meu quarto batendo a porta com força. Quando retornei ao meu quarto, o espelho havia quebrado com o impacto da porta. Fiquei sem nenhuma resposta do que aquela imagem queria transmitir...

Aluno: Reginaldo Alves dos Santos


Verdadeira face
Ao ver minha face no espelho, vejo um garoto que tenta alcançar seus objetivos.
Em um breve momento de distração, reparo que no lugar daquele garoto há agora um ser desfigurado, com um semblante cheio de ódio, movido apenas pela arrogância e desprezo, com o resto ao seu redor.
Quando reparo a figura novamente, me dou conta que era apenas um reflexo de um garoto que costumava fazer escolhas erradas, movido apenas pela ambição.
Com isso, acabei descobrindo que preciso mudar, recomeçar do zero e viver meus objetivos.

Aluno: Walisson Rafael do Carmo Cordeiro


Meu reflexo
Olhando para o espelho do banheiro, vi um rosto parecido com o meu. Na hora assustei-me.
Pensei que fosse alma do outro mundo. Mas passados alguns instantes, percebi que era o meu reflexo.
Notei que, se mexia, ela também mexia...
Descobri então como eu era no modo de ser, até as minhas dúvidas tirei sobre o meu comportamento, a minha educação.
Notei muitas melhoras no presente e pretendo melhorar mais. Aliás, tudo muda e tudo passa, somente os bons sentimentos devem permanecer, como a paz, o amor e a caridade.

Aluna: Bianca Estefânia Martins da Silva


Espelho mágico

Certo dia desloco-me para frente do espelho e começo a observar como sou: olhos pretos, cabelos curtos, moreno e baixo.
Começo a me reparar tanto que de repente aparece na minha imagem um garoto da minha idade.
Começa a se aproximar e de repente sai um jovem de terno e gravata, todo social, cabelo penteado e que diz ser eu. No momento não acreditei no que estava destacado na minha frente.
Eu pude perceber que não era eu, era uma parte de minha vontade e sonho que sai de mim, me faz pensar quem eu realmente quero ser: nada mais nada menos que um cidadão bem civilizado e estudado, e que basta eu querer, me esforçar para destacar dos outros e vencer.

Aluno: Ícaro Regis Silva Diniz

E VOCÊ, JÁ REPAROU CERTOS DETALHES AO SE OLHAR NO ESPELHO?
LEIA OS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS E REFLITA SOBRE A SUA IMAGEM... COMO VOCÊ É? COMO SE VÊ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário