quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Oitavo encontro - etapa 2 - 10/11/2009

Neste encontro repassei as orientações necessárias para finalizarmos nossos estudos, tirei dúvidas em relação ao projeto e a organização do portifólio. Houve o momento de relato das atividades desenvolvidas dos avançando na prática TP1 unidades 1 e 2, que estavam pendentes e unidades 3 e 4. As sugestões escolhidas foram das páginas 17, 23, 65, 136, 144. Discutimos pontos negativos e positivos na realização das tarefas e falamos sobre as atividades da TP1 e AAA1, relatarei sobre as atividades em “relatos de atividades”. Na sequência iniciamos o estudo da TP2 – unidades 4 e 5, a qual procura enfatizar o lugar, no processo de ensino-aprendizagem da língua, de três concepções de gramática: a interna, a descritiva e a normativa. Lemos e refletimos o texto “Questões ligadas ao ensino da gramática” de Maria Helena de Moura Neves. Ressaltei a importância das atividades propostas no AAA2 e principalmente na unidade 6 - TP2, a qual cria para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que possam apropriar-se dos mais diversos tipos de organização de frase. Assistimos ao vídeo “O assalto” e terminamos a aula com a oficina 3 da unidade 6, cujo objetivo é planejar uma atividade de leitura , interpretação, produção de texto e análise linguística. É com satisfação que falo do interesse dos cursistas em participarem do Gestar II de Língua Portuguesa, uma vez que todo o conteúdo e sugestões de atividades das TPs e AAAs são importantíssimos na nossa prática em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário