sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Relato planejamento de atividade - TP1- unidades 1-2-3e4

Atividades desenvolvidas usando as sugestões do “Avançando na prática”- TP1
Os professores Marcos, Valéria e Sônia fizeram a atividade da página 17 com leitura e dramatização do texto “Retrato de velho”, depois trabalharam a interpretação ressaltando a importância de reconhecer e respeitar os vários dialetos da língua portuguesa. A professora Teresa desenvolveu as atividades das páginas 23 e 136, os alunos criaram um dicionário com gírias usadas entre eles e na sequência, valorizando os dialetos, fez a sugestão da página 136, em que trabalha ditados e frases usadas por pessoas mais velhas e quais ensinamentos propõem. Flaviane, Iris, Nilza, Adenísia, Neliene e Ana Kelly trabalharam a proposta da página 65, além dos textos propostos, usaram o poema “Felicidade” de Roseana Murray, fizeram a análise das diferenças entre eles. O objetivo da atividade é levar o aluno a perceber a organização do texto e encaminhá-lo ao raciocínio, através da sequência de dados. Luciana e Valéria desenvolveram a atividade da página 144, Valéria usou a intertextualidade com o filme “O som do coração”, os alunos recontaram a história modificando o final do filme e até sugeriram um novo filme com o título “O som do coração alterado”.Luciana trabalhou com notícias e gravuras de jornais e revistas, os alunos fizeram a atividade em dupla e tinham que observar, escolher gravuras ou notícias com situações opostas. Na sequência eles produziram textos descritivos, observando as características de cada uma das imagens. A professora Silvana trabalhou a página 102, em que o objetivo é observar o uso da linguagem oral e perceber essas peculiaridades no texto escrito.Ela se surprendeu com a sugestão dos alunos em escrever um texto pela comunicação "internetês, que classificaram como sendo a mais próxima da linguagem oral.Todos os professores ressaltaram a importância das sugestões das TPs na aplicação das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário