quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Autoavaliação final - Simone

Sempre que me deparo com um desafio, fico meio apreensiva e insegura, mas ao mesmo tempo tenho certeza de que nada nesta vida é por acaso. E tenho prova dessa maravilha da vida em todos os momentos. É com entusiasmo que me refiro ao Programa de Formação Continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental, Gestar II. O Gestar entende-se como objetivo geral de Língua Portuguesa, o desenvolvimento de uma competência comunicativa a fim de que os alunos possam resolver problemas do cotidiano, ter acesso a bens culturais e participar do mundo letrado com desenvoltura.
Ele veio ao encontro de todas as necessidades dos professores em adequar a teoria à prática de trabalhar a língua portuguesa, focando o saber para a vida. Todo o material é muito bem elaborado, com atividades práticas e prazerosas para nosso uso em sala de aula, essa maneira lúdica de ensinar faz do gestar um dos melhores cursos do qual participei e é uma pena todos os professores não terem essa mesma oportunidade.
Quando fiquei sabendo que faria parte do grupo de formadores municipais, assumi essa responsabilidade com confiança e respeito, assim consegui transmitir aos cursistas a importância de uma formação que muito nos auxiliaria em sala de aula, mesmo que ocupando um pouco do tempo livre de que dispúnhamos. Hoje acredito que todos os concluintes do curso sentem a mesma satisfação e sentimento de superação pelo desafio conquistado, apesar de todas as adversidades que o professor enfrenta.
Todos os cursistas participaram das oficinas, desenvolveram as atividades propostas, discutiram estratégias e mudanças em algumas situações; trouxeram relatos da prática em sala de aula, momento esse muito enriquecedor para a equipe.
Os encontros presenciais de formação para os formadores municipais foram muito ricos em conteúdo e na troca de experiências com outros professores. Fazer a formação do gestar, conhecer pessoas diferentes, inteligentes, cada um com a sua peculiaridade me fez crescer e aprender muito. Nossa tutora Aya, amável, atenciosa, competente, dá vontade de tê-la sempre por perto para nos fartarmos de tanta sabedoria. Quero parabenizá-la pela competência com que conduziu todos os encontros, mesmo sem a estrutura física e o apoio tecnológico necessários para a realização dos encontros.
Como formadora, conquistei amigos de estudo e trabalho, Adenísia, Flaviane, Íris, Marcos, Marisinha, Nathanaela, Silvana, Teresa, Ana Kelly, Ângela, Evinha, Luciana, Neliene, Nilza, Sônia e Valéria; uns jovens, iniciando a profissão com vontade, determinação; outros já maduros, experientes, mas com vontade de inovar, transformar-se, ficarão sempre em minhas lembranças. Pessoas que são necessárias passar pelas nossas vidas, para crescermos e percebermos a presença de Deus em tudo. Foi assim que aconteceu o gestar em minha vida, crescimento, satisfação, alegria, superação! Aprendi que, com criatividade e planejamento somos capazes de tornarmos nossas aulas prazerosas e ricas de saberes para prepararmos nossos educandos para a vida, com competência. Por isso agradeço todos que participaram comigo dessa etapa de minha vida.

"Sábio os que entendem, que melhor do que fazer alguma coisa para as pessoas, é fazer algo junto com elas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário