quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Autoavaliações- cursistas de Língua portuguesa

Nathanaela Felícia Borges
O curso Gestar II foi um precioso presente ofertado a nós professores de língua portuguesa da rede Municipal neste ano de 2009. A princípio, recebi com relutância a notícia vinda da Secretaria de Educação que obrigatoriamente teríamos que realizar o curso durante o ano. Achei a carga horária excessiva e acreditei se tratar de mais um desses tantos cursos obrigatórios de teorias vazias sem qualquer aplicabilidade prática que servem entre outras coisas para justificar os “gastos” do governo com a Educação.
Felizmente eu estava cabalmente enganada. No primeiro contato com o material, percebi que se tratava de um curso sério, com atualizada fundamentação teórica e mais ainda, oferecia atividades inovadoras para trabalhar língua e linguagem no âmbito da sala de aula.
O desenvolvimento do curso me permitiu rever o conteúdo linguístico aprendido durante a graduação e principalmente aprender o que não havia sido fixado de forma clara, graças a linguagem didática empregada das TPs e a sapiência de nossa orientadora.
Outro ponto de evolução profissional importante, ou melhor dizendo, o mais significativo foi oportunizar uma reflexão sobre os meus conceitos de língua e principalmente sobre o objetivo e a forma de ensiná-la na sala de aula. Tendo em mãos o material que oferece direcionamentos para aplicabilidade da língua em sua abrangência, ficou muito mais fácil criar, inovar e ver os resultados de se trabalhar a linguagem de forma didática, edificante e democrática.
Pretendo dedicar-me mais ao estudo do material adquirido e principalmente da bibliografia sugerida, para traçar um plano de conteúdo por séries dentro das atividades dos livros.
Eu, que inicialmente achei a carga horária excessiva, vejo que diante da profusão de saberes que o curso oferece, o período foi curto. Mas foi o suficiente para trocar experiências com outros profissionais, ampliar meu campo de miragem sobre as terminologias e aplicações linguísticas e reconhecer a necessidade de estar sempre me aperfeiçoando e inovando minha metodologia de ensino.

Marisa Simões G. do Nascimento
A princípio, não gostei nada da ideia de se fazer mais um curso. Pensei, mais um daqueles onde nada virá a acrescentar pois, a teoria dita pelos palestrantes é muito bonita, há de se convir que para aplicá-la é muito diferente, cada professor sabe o que é possível ou não fazer diante das turmas que ele trabalha. Mas, enfim, aceitei o desafio. Minha decisão era que se fosse um dos tantos onde gastam fortunas com palestrantes o qual nada nos acrescenta, deixaria-o de imediato pois, reunir entre os próprios colegas de área, discutir experiências aplicadas que tenha dado certo, tiramos mais proveito. Mas, quando ouvi a proposta da Simone, quando nos entregou os livros de apoio, encantei-me em prosseguir o curso uma vez que muito nos ajudaria no nosso dia a dia com nossos alunos, aplicando corretamente as atividades para que não se tornem enfadonhas. Foi muito difícil para mim, cansativo por demais pois, leciono em duas escolas, de manhã na rede municipal e à noite, na rede estadual, sem contar o transporte que tinha que ficar no ponto de ônibus esperando por muito tempo às vezes pois, não tenho condução própria. Chegar em casa, depois de cinco horas dentro da escola, sair em seguida para o curso e retornar em casa depois do curso, só o tempo de se tomar um banho e sair novamente para a escola e só retornando às 23:00hs, não foi nada fácil mas, valeu a pena. Não foi possível aplicar todas as atividades propostas pela tutora, devido ao acúmulo de tarefas em ambas as escolas. Trabalhando prova Simave, prova Brasil, aniversário da escola, dentre outros. Mas, tivemos o apoio, a compreensão e a ajuda de nossa tutora Simone. Gosto de desafios, não gosto de ficar parada no tempo, no momento, estou também fazendo o curso Online de Capacitação para Educadores de Trânsito. Apesar da idade, estou sempre em ação.
“Acredite no sol mesmo quando não o vir, pois, lembre-se, não é preciso que você o veja todos os dias para saber da sua existência. Como não é preciso que você vença sempre para ter certeza de sua capacidade!”

Nilza Aparecida de Aguiar
Participar do Gestar foi tudo que eu precisava para enriquecer as aulas e ministrar os conteúdos com mais clareza.As atividades são bem diversificadas e inovadoras. Houve troca de experiências e de materiais, discussões sobre os temas abordados, esclarecimentos de dúvidas e muito, muito companheirismo.
Lamento não ter me organizado melhor para que minha participação fosse maior e mais proveitosa ainda.
A instrutora Simone, sempre eficaz, compreensiva e transbordando paciência nos apoiou, motivou e,claro instruiu com o máximo de conhecimento e dedicação.Agradeço a todos a oportunidade de crescimento.

Flaviane Torres Barbosa
Lecionar é para mim um grande desafio. Sou professora de Língua Portuguesa há dois anos e sempre me preocupo em vencer este desafio de construir novos saberes a cada dia.
Acredito que a melhor arma que posso utilizar para atender às necessidades atuais é a pesquisa. Dedico-me a procurar textos, atividades, enfim, propostas realmente significativas que possam despertar o interesse dos meus alunos. E, geralmente, esta não é uma tarefa fácil.
Quando recebi a proposta de fazer o Gestar, nem imaginava o que seria. Pensava que talvez fosse só mais um curso, com teorias e mais teorias e nada de prática. Mas, felizmente, a percepção que tive foi outra. Este curso trouxe o que eu mais desejava e gastava horas buscando: um material excelente, atual e, com certeza, muito proveitoso.
Durante todo o curso eu aprendi muito. Houve muita troca de experiências, atividades novas e interessantes, informações valiosas. Pena que o curso foi ministrado num período de tempo um pouco curto para o vasto material que agora temos em mãos.
Contudo, tive a oportunidade de trabalhar com os alunos as diversas atividades que enfocam os gêneros textuais e isto foi muito enriquecedor para ambos os lados. Durante as oficinas com a tutora Simone, que, aliás, foi uma peça-chave neste curso- uma professora muito atenciosa, competente e compreensiva – foi possível aprender e trocar várias ideias. Foi um período de convivência que me proporcionou aprendizados que levarei para o resto de minha vida e irei sempre praticá-los, enquanto educadora.
Para o próximo ano, pretendo revisar todo o material do Gestar e já planejar as atividades que serão aplicadas no decorrer do ano letivo. Pois assim estarei dando continuidade e levando até outros alunos os conhecimentos adquiridos durante este curso. Afinal, a proposta do Gestar não pode ser encerrada aqui, ela deve ser repassada, para ganho de todos nós professores e alunos.
Por fim, posso afirmar com toda convicção que foi muito bom cursar o Gestar. E espero que essa formação de professores continue nos próximos anos, pois valeu muito a pena.

Teresa Cristina Lima Duarte
O gestar foi excelente, me acrescentou muito no processo de ensino aprendizagem. Esclareceu sobre como trabalhar gêneros textuais, trouxe atividades inovadoras e que dão bons resultados. Tive a oportunidade de trocar experiências com outros professores, esclarecer dúvidas, planejar e elaborar materiais didáticos eficazes e a compartilhar reflexões e estratégias sobre a prática de ensino. Aprimorei conhecimentos, adquiri mais motivação para exercer minha profissão com mais entusiasmo e competência. Valeu a pena! Agradeço a todos que colaboraram principalmente a nossa instrutora pelo carinho e dedicação.

Silvana Fernandes S. Gomes
A forma como o Gestar nos foi apresentado, de forma imposta, não foi das melhores. Mas após apresentação do material e da explicação feita pela professora formadora Simone, percebemos que valeria muito a pena. Material enriquecedor e atualizado, com atividades bem diversificadas e bem elaboradas, de grande utilidade na prática pedagógica em sala de aula. Nosso grupo formado por pessoas de grande capacidade e sabedoria, respeitando as individualidades, como foi bom a troca de experiência e de conhecimentos. Nossa professora sempre mediando e conduzindo com competência e mestria. Enfim, este curso muito contribuiu para nosso crescimento intelectual e pessoal. Fica como crítica apenas a questão do “tempo” considerado por mim insuficiente para proveito integral do que nos foi oferecido.

Sônia Maria Martins Nunes
No dia 05/05/09, foi iniciado o curso "Gestar II" do qual eu comecei a participar com muito entusiasmo e frequentava as aulas com assiduidade. Com o passar do tempo. Tive vários problemas, inclusive de saúde, que me impossibilitaram de comparecer a todos os encontros, ficando em defasagem com as atividades. Foi uma pena, pois, o curso é ótimo, o material excelente, a professora uma grande amiga e as colegas de curso são maravilhosas. Apesar de todos os contratempos eu tenho certeza de que, tudo que eu consegui aprender terá grande utilidade na minha vida profissional e é com saudade de tudo e de todos que eu me despeço, agradecendo à prefeitura pelo investimento, à Simone pela atenção e carinho, às colegas pelo companheirismo. Obrigado! Feliz natal!

Adenísia de Fátima Maciel FrancoO Gestar II é um curso que veio para nos ensinar uma forma mais prazerosa de ensinar o português. Com ele meus alunos aprenderam a ter um novo conhecimento do mundo. Temos uma excelente professora, que soube nos passar tudo com muita clareza e paciência.
Agradeço “Deus” por mais esta conquista, e a todos que colaboraram para a nossa formação do Gestar II.


Ângela Aparecida Santos Gonzaga
Na vida há oportunidades raras, outras singular. Acredito que nestes meses em que estivemos juntas no curso pude conhecer melhor minhas colegas de trabalho, suas ideias, e fizemos várias trocas de experiências.
Simone soube muito bem conduzir-nos em situações estáveis, bem como nos imprevistos com postura.
O material que recebemos é riquíssimo e com certeza será de grande utilidade em nosso cotidiano. No meu caso, havia terminado uma pós-graduação em leitura, onde estudamos muita teoria e necessitávamos de material didático para colocar a nova proposta em execução, portanto este curso veio complementar meus estudos.
Sinto-me mais segura para trabalhar com as novas propostas de leitura e apropriação do conhecimento.
Obrigada a toda a equipe que se empenhou para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Acredito num processo de leitura diferenciada e acho que este é o caminho.

Valéria Martins Dutra
O curso GestarII é ótimo, com material excelente e encontros bastante proveitosos. Através deste curso pude aperfeiçoar meu trabalho em sala de aula e meu relacionamento com o mundo da leitura. Embora seja um pouco acelerado, com pouco tempo para absorver tanto conteúdo, fica o material para consulta e aplicação de atividades como fontes a recorrer na hora de planejamento das aulas.
A equipe é ótima, tanto professora (instrutora) quanto colegas, ao quais acrescentam muito para todos ao passar as experiências vividas e aplicadas.
Acredito que para o trabalho dos anos seguintes ficará ainda melhor pois através dos conhecimentos adquiridos e de um tempo maior para planejar e elaborar aulas e atividades tudo concorrerá para um bem maior.

Luciana Brandão Leal
Quando recebi a notícia sobre o GESTAR II, curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Pará de Minas às professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tive pensamentos contraditórios. O primeiro deles foi desistir de fazê-lo. Como todos nós sabemos, a rotina de uma professora não é fácil. Ainda mais que muitas de nós trabalhamos em dois turnos e temos muitas obrigações para casa. Então, pensei que eu não conseguiria assumir mais esta responsabilidade. Entretanto, era uma oportunidade maravilhosa; um curso de formação continuada, com carga horária extensa e material elaborado.
Lutamos e reivindicamos por cursos, muitas vezes pagamos para participar deles e o GESTAR II, além de ser gratuito, traria a oportunidade de diversificar nossa prática em sala de aula. Por isso, aceitei apertar ainda mais os meus horários para estar aqui.
Hoje, concluindo estes meses de dedicação, vejo que foi a decisão mais acertada e sábia. O curso nos trouxe infinitas opções de atividades para serem dadas em sala e um estudo aprofundado sobre a nossa língua. Não um estudo normativo e decorado, mas um entendimento mais amplo, do qual somos tão carentes em nossas Escolas.
Foi um período valioso, de muito aprendizado, boa convivência e trocas de experiências. Creio que hoje, sou uma profissional mais atenta às necessidades dos meus alunos, que anseiam por aulas criativas, elaboradas e participativas. A propósito, todas as classes para as quais leciono, se envolveram ativamente neste processo. Todos adoravam as aulas do GESTAR, como denominamos os nossos momentos de estudo e atividades.
Quando reclamamos da realidade educacional brasileira, deveríamos, primeiramente, olhar para nossa prática docente e reconhecer qual é a nossa contribuição. Hoje, posso dizer que tenho uma participação mais efetiva nesta conquista. Uma vez que poderei perpetuar por muitos e muitos grupos de alunos as atividades e textos do GESTAR II, cultivando assim, o gosto pela leitura e pela escrita. Afinal, é desta maneira que nascem os leitores críticos que ditarão os rumos da educação e do nosso país.

Íris Mary Rodrigues “Gestar” foi um curso que me enriqueceu muito; o primeiro livro da TP3 abriu-me caminho para a grande descoberta, pois não tinha concepção de gêneros textuais e suas classificações.
Os assuntos nas outras TPs foram de grande importância: “alfabetização, letramento, variantes lingüísticas, sendo o material muito rico. Pretendo, nessas férias relê-lo e organizar as atividades.
Nossa instrutora, Simone, é uma ótima profissional. Teve paciência de nos orientar, informar, sendo muito atenciosa e prestativa. Nas minhas dificuldades deu-me sempre a orientação necessária.
Portanto, ao refletir sobre minha experiência com a Língua Portuguesa, no início do curso, percebo que me aperfeiçoei muito. Tornei-me uma professora mais atualizada, buscando por em prática os conhecimentos adquiridos, pois a cada dia fazemos novas descobertas.

Marcos Antônio da Silva
Considerando o meu pouco tempo disponível e a rapidez com que o curso foi desenvolvido, avalio que tive um bom desempenho. Fiz todas as atividades propostas dentro das aulas e desenvolvi as atividades sugeridas com os alunos dentro da sala de aula. Aprendi novas alternativas de trabalhar com o conteúdo e de despertar o interesse dos alunos. Além disso, reacendeu em mim a vontade de escrever que há tempos estava esquecida em canto da memória.Por tudo isso, e pelos horizontes abertos pelo Gestar, afirmo que meu desenvolvimento foi satisfatório e que os conhecimentos a mim transmitidos só serviram para ampliar a minha visão e melhorar o meu trabalho como docente.

Neliene Vilela Batista O curso GestarII é excelente, a tutora Simone também. Aprendi muito, mas infelizmente, deixei a desejar em alguns pontos. Embora eu tenha me esforçado muito. Consegui fazer as atividades, li as TPs. Trabalhei bastante as atividades propostas com os alunos e percebi que eles gostaram e estão se desenvolvendo mais. Tenho o propósito de estudar bem o material e aproveitá-lo ao máximo em minhas aulas, pois tudo o que é bom, tem que ser repassado. Os alunos precisam de aulas diferentes e bem planejadas para que eles consigam aprender mais e melhor.

Ana Kelly Barbosa Cândido O projeto Gestar traz a prática daquilo que, muitas vezes, conhecemos apenas a teoria. Durante o curso,as atividades muito engrandeceram minhas aulas, melhoraram meu conhecimento e me fez crescer como profissional.
Devido a escassez de tempo, não pude aprofundar nos estudos do material, como gostaria, e isso é meu objetivo para o próximo ano.
Para mim que estou nos primeiros anos de carreira, o curso contribuiu muito para a formação, levarei este aprendizado comigo e continuarei usando o material do Gestar nas minhas aulas. Assim, só tenho a agradecer pela oportunidade de fazer este curso.

Geralda Eva S. Souza
O GESTAR abriu minha visão para novos métodos do ensino de leitura e interpretação de textos, trouxe também muitas sugestões de atividades diversificadas para trabalhar as deficiências dos nossos alunos.
Em 2010, quero que minhas aulas estejam de “cara nova”. Espero receber o apoio da direção da escola para que possa colocar em prática tudo que aprendi no curso.
Acredito que ao final de 2010, a partir das técnicas trabalhadas, veremos um grande progresso em nossos alunos.
Para mim, o curso foi muito válido. Valeu muito as noites de terças-feiras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário