sábado, 6 de junho de 2009

Oficina 5 - TP3 – 19/05/2009

Plano de aula

Público alvo: alunos de 8ª série ou 9º ano.

Objetivo: Fazer com que os alunos percebam a diferença do gênero textual notícia de jornal/poema

Poema trabalhado – Poema tirado de uma notícia de jornal – Manual Bandeira

Desenvolvimento: - Destacar características do poema ( versos livres, disposição dos versos, ausência de pontuação, engajamento social, minimalista).
Notícia de jornal ( Manchetes com palavras em destaque, lide, legenda, foto, texto).
 Induzir a inferências ( como exemplo o motivo do suposto suicídio)

Atividade proposta: Redigir um texto de opinião (expositivo ou argumentativo)

Avaliação: A avaliação será feita com a leitura dos textos pela turma e análise das principais características de um texto de opinião.

Grupo: Silvana, Adenísia, Iris, Teresa e Marcos


Plano de aula

Público alvo: alunos de 8ª série ou 9º ano

Objetivo: Levar os alunos a reconhecer características dos gêneros textuais em estudo.

Desenvolvimento: Leitura do texto
 Explorando a musicalidade do texto, através das rimas proparoxítonas.
 Ritmo da canção.
 Chamar a atenção para a divisão das estrofes, com os momentos da inversão das últimas palavras possibilitando várias interpretações.
 Compreensão

Interpretação
 Correlação entre título e o poema, aspectos simbólicos e metalinguísticos.
 Aspectos sociais abordados na canção
 O cotidiano sobre prismas diversos.

Atividade de Produção
 Criação de um texto informativo/ narrativo de uma ocorrência trágica.
Trabalhar aspectos gênero informativo (dados das vítimas, situação, local, fatos, compromisso com relato real, imparcialidade).
 Texto de opinião sobre a banalização da violência

Avaliação: Leitura das produções por toda a turma e análise das características específicas dos gêneros textuas.

Grupo: Nathanaela, Ana Kelly, Geralda Eva, Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário