Plano de aula
Público alvo: alunos de 8ª série ou 9º ano.
Objetivo: Fazer com que os alunos percebam a diferença do gênero textual notícia de jornal/poema
Poema trabalhado – Poema tirado de uma notícia de jornal – Manual Bandeira
Desenvolvimento: - Destacar características do poema ( versos livres, disposição dos versos, ausência de pontuação, engajamento social, minimalista).
Notícia de jornal ( Manchetes com palavras em destaque, lide, legenda, foto, texto).
Induzir a inferências ( como exemplo o motivo do suposto suicídio)
Atividade proposta: Redigir um texto de opinião (expositivo ou argumentativo)
Avaliação: A avaliação será feita com a leitura dos textos pela turma e análise das principais características de um texto de opinião.
Grupo: Silvana, Adenísia, Iris, Teresa e Marcos
Plano de aula
Público alvo: alunos de 8ª série ou 9º ano
Objetivo: Levar os alunos a reconhecer características dos gêneros textuais em estudo.
Desenvolvimento: Leitura do texto
Explorando a musicalidade do texto, através das rimas proparoxítonas.
Ritmo da canção.
Chamar a atenção para a divisão das estrofes, com os momentos da inversão das últimas palavras possibilitando várias interpretações.
Compreensão
Interpretação
Correlação entre título e o poema, aspectos simbólicos e metalinguísticos.
Aspectos sociais abordados na canção
O cotidiano sobre prismas diversos.
Atividade de Produção
Criação de um texto informativo/ narrativo de uma ocorrência trágica.
Trabalhar aspectos gênero informativo (dados das vítimas, situação, local, fatos, compromisso com relato real, imparcialidade).
Texto de opinião sobre a banalização da violência
Avaliação: Leitura das produções por toda a turma e análise das características específicas dos gêneros textuas.
Grupo: Nathanaela, Ana Kelly, Geralda Eva, Luciana
sábado, 6 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário