sábado, 6 de junho de 2009

Terceira aula 26/05/2009

A atividade desenvolvida na oficina foi a indicada pela TP3 – oficina 5. Os professores gostaram de trabalhar em grupo e falaram da importância do estudo em grupo,a troca de ideias, experiências e descobriram que como os alunos, também sentem certa dificuldade em escrever e exporem o que pensam.
Nesta semana a atividade escolhida pelo grupo foi o “Avançando na Prática” da página 115 – unidade 11 – TP3. O objetivo dela é caracterizar sequências tipológicas injuntivas. Essa atividade foi realizada por todos professores cursista, relato abaixo as observações feitas por eles:
Para a realização da tarefa foi solicitado aos alunos que trouxessem de casa manuais de instrução de equipamentos variados,os alunos foram divididos em grupos e cada grupo escolheu um manual para fazer o estudo.Como prévia foi explicado características do tipo injuntivo e de acordo com a turma,falaram de textos que instruem,informa ao consumidor como usar determinado produto. Uma das dificuldades encontradas foi a identificação de verbos no imperativo, mas foi solucionado com a ajuda do professor através de exemplos em gêneros textuais já estudados como a receita culinária. E assim os alunos reconheceram a semelhança entre outros textos com características injuntivas e pôde ser observado a apropriação dessa tipologia entre a maioria dos alunos. Alguns professores relataram o interesse dos alunos pela atividade, pois nunca tinham observado um manual de instrução e nem se preocupado com a importância de sua leitura antes de fazer uso de determinado equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário