quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Projetos elaborados pelos cursistas

PROJETO DIDÁTICO – "Encanto" - Nathanaela, Luciana e Adenísia
A importância da música na vida dos seres humanos é indiscutível. Ela tem acompanhado a história da humanidade ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as culturas, em todas as épocas, ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.
Vale lembrar o caráter democrático da música que permeia todas as classes ultrapassando barreiras de gênero e de idade. A música afeta a sensibilidade e mexe com a inteligência das pessoas.
Criatividade, pesquisa, invenção e construção. Esses conceitos são primordiais, quando se fala em educação, e, mais ainda, em educação através da arte.
Mesmo se o contato com a música é feito somente pela apreciação, sem adentrar criticamente sob os aspectos da letra, mas simplesmente ouvindo com atenção e propriedade (percebendo as nuances, entendendo a forma da composição), os estímulos cerebrais são bastante intensos. Ao mesmo tempo que a música possibilita essa diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações.
A música também traz efeitos muito significativos no campo da maturação social do adolescente. Além disso, também é importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras afetivas e de exposição através da arte. Quando um adolescente no silêncio do seu quarto tem aquele momento de introspecção ouvindo sua música favorita, ou mesmo cantando-a em alto e bom tom, ele tem a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de decepção, de dúvida e de afirmação.
As primeiras formas de relatos históricos das civilizações ocorreram através das odes que foram transmitidas oralmente, através de inúmeras gerações. Além do seu caráter histórico para os povos; as canções também formam maneiras inteligentes que a sabedoria humana inventou para que seus jovens assimilassem paradigmas em sua sociedade e pudessem lidar com a vida adulta.
Hoje nós possuímos uma vasta gama, ritmos e letras que abordam todos os tipos de temas e refletem os paradigmas vigentes na sociedade moderna. Pretende-se com a elaboração das mais variadas atividades atingir a todos os gostos dos alunos e trabalhar o respeito com os ritmos e estilos que eles não apreciam.
Nas atividades a serem planejadas, o educador precisa levar em conta, no aluno, o prazer e a satisfação. O professor deve organizar sua sala de aula de modo a torná-la um ambiente propício para que todos sintam-se parte integrante do processo. Através de experimentos e interações com os colegas, isto como situação rotineira, os alunos sentirão que a aprendizagem requer também disciplina e esforço pessoal.
"A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento." (SANTOS P.33 1999)
PROJETO DIDÁTICO
1 - Público Alvo:
6° e 7° Ano do Ensino Fundamental.
2 – Características dos alunos:
A música desempenha um papel muito importante na educação. Pode-se constatar que os nossos alunos gostam de cantar, ouvir música, dançar e produzir sons. Através das atividades musicais, é possível exercitar as diversas habilidades linguísticas, a expressão corporal, além de outras potencialidades, como aprender a ouvir, não apenas música, mas também outros sons.
Eles se sentem atraídos com o exercício da linguagem oral, que pode ser trabalhada como incentivo ao gosto pela leitura. Momentos de canto, em que o corpo e a voz se soltam na vivência da linguagem e da emoção são fundamentais para que seres humanos mais felizes, inteiros e curiosos surjam. Da curiosidade e criatividade surgirão novas soluções para todos nós.
3 - Tema do Projeto:
Experimentação e apreciação musical de músicas de todos os ritmos.
A iniciação musical nas séries iniciais do Ensino Fundamental estimula áreas do cérebro dos adolescentes que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Pretende-se com o seguinte projeto trabalhar músicas e ritmos atuais. E através das músicas trabalhar temas de formação social, individual e cultural do aluno.
Uma vez que a música valoriza a criatividade e a invenção, torna-se instrumento pedagógico valioso. Portanto, uma forma produtiva de incentivo à linguagem oral e escrita é deixar que a criatividade do adolescente flua, proporcionando situações de troca através de atividades que, além de pedagógicas, sejam emocionantes e prazerosas para a classe. E os permita criar a partir do trabalho com as músicas, textos dos mais diversos gêneros.
4 - Objetivos gerais do projeto:
- Ampliar o repertório dos adolescentes, trabalhando variados ritmos musicais.
- Discutir temas, sociais, culturais e históricos presentes nas letras musicais.
- Trabalhar elementos de interlocução presentes nas músicas.
- Características do texto poético e figuras de linguagem
- Produção de diversos gêneros textuais com base na temática das músicas.
- Estimular a reflexão sobre a linguagem oral com base em um repertório significativo.
- Impulsionar, através da vivência e apreciação musical, a linguagem oral e escrita. A emoção é o motor da aquisição da linguagem e as atividades musicais são fundamentais para viabilizar seu afloramento na dinâmica de sala de aula.
5 - Objetivos específicos interdisciplinares:
O trabalho com a música será abordado observando diversos temas atinentes às demais disciplinas: Preservação ao meio ambiente, combate às drogas, conscientização política e principalmente despertar no aluno um sentimento de mundo desenvolvendo o respeito entre todos os seres vivos. Dentre as temáticas interdisciplinares focar-se-á as relações humanas, violência, preservação ambiental, espaço rural, urbano, central e periférico.

6 - Estratégias de desenvolvimento:
- Selecionar 12 músicas atuais de ritmos diferentes.
- Elaborar atividades de interpretação das músicas com base no Parâmetros Curriculares Nacionais, CBC e apostilas Gestar II.
- Assistir a filmes que tenham forte apelo musical e/ou que ilustrem o tema social presente na música trabalhada em sala.
- Estimular a produção de um gênero textual ao final de cada atividade musical.
7 - Descrição dos procedimentos:
1ª Etapa: Conversar sobre as músicas ouvidas ao longo das atividades, perguntando à classe quais são as canções preferidas. Selecionar músicas para serem trabalhadas com os alunos e gravá-las em CD.
2ª Etapa: Elaborar atividade para cada música.
3ª Etapa: Trabalhar semanalmente uma atividade musical que durará em média 2 horas aula, envolvendo interpretação do texto, observação dos aspectos lingüísticos e literários presentes, ilustração das canções.
4ª Etapa: Promover a criação de um gênero textual ao final de cada atividade de interpretação dos temas musicais.
5ª Etapa: Produzir uma caixa de texto por aluno para que eles depositem cada texto produzido ao final de cada atividade, para que ao final do projeto o aluno encaderne confeccionando a capa
7 - Produto final:
CD gravado e nomeado “EnCanto”, acompanhado pelas atividades desenvolvidas em sala e portifólio de gêneros textuais produzidos pelos alunos.

8 – Avaliação:
Comparar o conhecimento musical e a redação da turma antes e depois do projeto didático. O que mudou? Os alunos melhoraram quanto a interpretação? Foram capazes de fazer inferências? Verificar, ainda, em que medida as hipóteses de leitura e escrita também evoluíram. Fazer atividade avaliativa sobre a identificação e interpretação dos diversos gêneros textuais.

PROJETO TEMPO DE LEITURA - Silvana Fernandes

Introdução:
Não existe educação plena sem domínio completo da leitura e da escrita. O estudante precisa ler e escrever como quem respira. Deve dominar a leitura como se fosse mais um dos seus sentidos. E a Língua Portuguesa pode proporcionar isso; quando pratica constantemente a escuta de textos orais, a leitura de textos escritos e de produção de textos orais e escritos, que devem permitir, por meio da análise e reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos, a expansão e construção de instrumentos que permitam ao aluno, progressivamente, ampliar sua competência discursiva, já que uma das principais funções da escola é contribuir para a democratização social e cultural, garantindo a todos os alunos os saberes linguísticos necessários para o exercício pleno da cidadania.

Justificativa:
Partindo do pressuposto de que o brasileiro não possui o hábito de leitura e de que nossos alunos estão necessitando de praticar o ato de ler, devido a sua pouca frequência em bibliotecas. Vimos que para reverter esse quadro, não basta oferecer aos alunos os ”imprescindíveis” livros didáticos. É preciso oferecer-lhes incentivo e meios de lerem os principais autores nacionais e estrangeiros, da literatura de ficção e não-ficção, jornais, revistas, obras científicas e humanísticas. Essa é a forma de construirmos uma sociedade inteligente, culta e capaz de conduzir o Brasil a um destino melhor. Desta forma vamos explorar todos os tipos de textos, para que possamos visar seu conhecimento, desenvolvimento e criar um hábito de leitura, onde os alunos possam ter uma melhor visão do mundo que o cercam, tornando-os um cidadão crítico e participativo em nossa sociedade.
Como reflexão, fica o alerta de Bill Gates, o multimilionário gênio da informática, que, sem qualquer constrangimento, afirmou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas, antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.

Objetivos Gerais:
• Criar autonomia nos alunos, garantindo o acesso a informação e ensinando-os a buscar, localizar, selecionar, confrontar, estabelecer nexos;
• Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do conhecimento, sendo capazes de operar sobre o conteúdo representacional dos textos, identificando aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, resumos, índices, esquemas, discursos, criação de novos textos, etc.

Objetivos específicos:
• Estabelecer uma relação entre leitura e indivíduo;
• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita
• Criar hábitos de ler e interpretar os textos tendo uma visão mais crítica.
• Freqüentar as bibliotecas;
• Adquirir hábito pelos diversos tipos de leitura;
• Conhecer os diversos escritores nacionais e estrangeiros;
• Resumir, recontar, sintetizar, criticar um livro ou uma notícia – escrito ou oralmente;
• Pesquisar biografia e bibliografia dos escritores;
• Ampliar a capacidade de análise crítica;
• Interpretar as entrelinhas de um texto;
• Inferir possíveis intenções do autor marcadas no texto;
• Reafirmar sua identidade pessoal, social e cultural;
• Persuadir amigos para a importância da leitura.

Público alvo: Todos os alunos do ensino fundamental do 6º ano ao 9º ano e do ensino médio.

Metodologia e execução:
1ª etapa – SENSIBILIZAÇÃO
Esta etapa conta de:
 Uma palestra com o escritor da região enfatizando a importância da leitura no nosso dia-a-dia;
 Leitura de artigos de opiniões a respeito da leitura na construção do conhecimento;
 Exibição de um vídeo sobre a importância da leitura na formação pessoal;
 Entrega de marcadores de páginas a cada aluno.

2ª etapa – CONCRETIZAÇÃO
Após a sensibilização, este projeto se subdividirá assim:

1- LEITURA EXTRACLASSE: ATUALIDADES  Cada aluno deverá ler noticias de jornais, revistas ou internet e escolher uma notícia para fazer uma sinopse da mesma. Este trabalho é feito semanalmente e entregue bimestralmente para análise e avaliação do professor. (anexo I)

2- LEITURA EM CLASSE: Durante dois dias na semana, o professor fará um tempo de leitura. Este tempo fica estipulado em 15 minutos diários. Esta leitura será do acervo da biblioteca da própria escola, onde os alunos farão a leitura de um mesmo livro para posteriormente fazerem um trabalho com o mesmo. (anexo II – ficha de leitura)

3ª etapa – INTEGRAÇÃO
Integrar temas de leitura referentes aos Temas Transversais

 ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
 PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
 Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
 Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias.
Integrar temas de leitura interdisciplinares atuais (cadernos jornalísticos e revistas semanais: política, meio ambiente, história, cultura, religião, economia, tecnologia, etc).

4ª etapa – AVALIAÇÃO
Os critérios estabelecidos para avaliar este projeto estão de acordo com os objetivos propostos e são os seguintes:
 Compreensão de textos orais ou escritos;
 Elaborações de sinopses de notícias;
 Inferência de textos;
 Produção de textos coerentes e coesos, usando os padrões da escrita;
 Auto-avaliação possibilitando conscientizar e comparar o aluno sobre seu desenvolvimento nas leituras e inferências.
A avaliação também ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.

Conclusões e Aplicações

Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há elementos inovadores.

Recursos Humanos;

Este projeto necessita de apoio do diretor, do supervisor escolar, do professor de Língua Portuguesa/Literatura, da bibliotecária, pais e/ou responsáveis pelos alunos.

Recursos materiais:
Folhas xerografadas (roteiro de leitura-atualidades);
Livros literários.
Revistas e jornais atuais.

Previsão orçamentária:
Não há previsão orçamentária, pois todos os materiais necessários estão disponíveis na escola.

Cronograma:
Prazo de execução do projeto: Durante todo o ano letivo.
Obs.: 1- A apresentação das atualidades será feita bimestralmente, em forma de seminário.
2- A cada livro lido o aluno deverá realizar o roteiro de leitura e avaliado pelo professor.

Sugestão para o aprimoramento:
É indispensável parceria com todos os professores de Língua Portuguesa da Escola e o incentivo e conscientização de pais e/ou responsáveis pelos alunos para atingir os objetivos deste projeto.

Referência bibliográfica:
Projetos desenvolvidos em outras escolas.
Revistas Nova-escola.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa.
Apostila: Sugestão de roteiros para elaboração de projetos

(ANEXO I)
Semana: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18


 Título da publicação:
 Nome do repórter:
 Fonte:
 Data da publicação: Página(s):
 Sinopse:
 Comentários:
 Vocabulário/revisão gramatical:

(ANEXO II)
Ler... é só se acostumar, depois vira mania...

Responda às perguntas (dando respostas completas), após a leitura de um livro que você escolheu ou que lhe foi indicado.
1. Identificação do Livro:
 Título do livro:
 Editora:
 Nome do(a) autor(a):
2. Estrutura do livro:
 Por que o livro tem este título?
 Quais os personagens principais da hisória lida?
 De qual personagem você mais gostou? Por quê?
 O que aconteceu de mais importante com esse personagem?
 Onde (em que lugar) se passou a história (ambiente)?
 Conte com suas próprias palavras a história que você leu (resumo):

 O que você aprendeu lendo esta história? (mensagem)
 Se você pudesse reescrever esta história, o que você mudaria nela? (crítica) Por quê?

Não tenha medo dos livros... eles nos ensinam, nos educam e nos fazem crescer

PROJETO 'SHOW DO SABER' - Valéria
Em todo encerramento de bimestre, a título de reforço, verificação e diversão, desenvolvo em nossa escola uma atividade lúdica envolvendo todos os professores e alunos. É uma atividade interativa e interdisciplinar onde todos aprendem um pouco mais sobre todos os conteúdos. É uma forma de incentivar os alunos a aprenderem durante as aulas, prestarem atenção e estudarem os conteúdos ministrados, reforçarem seus conhecimentos, desenvolverem o prazer de ler, de raciocinar e o espírito de competição, pois se trata sempre de um jogo onde cada turma mostra o seu desempenho. A equipe que obtém maior número de acertos é premiada no final da apresentação.

A abertura do projeto é feita através da apresentação de um slide que contenha mensagem de otimismo, determinação, garra, força de vontade. Passado o slide, faz-se um comentário sobre o tema, reforçando a ideia.

É uma oportunidade de reforçar conhecimentos já transmitidos e receber novos conhecimentos pois o projeto é apresentado a todas as turmas.
• Séries a que se destina: todas as turmas do ensino fundamental.

• Duração: a atividade é desenvolvida em 04 aulas.

• Justificativa: o presente trabalho se justifica pela necessidade de apreender, reforçar e adquirir o conhecimento, de interagir, de desenvolver o espírito competitivo e de se divertir, aprendendo.

• Objetivos: expor para toda a escola os conteúdos trabalhados pelos professores durante o bimestre, verificar o conhecimento apreendido pelos alunos.

• Conteúdos trabalhados: conteúdo bimestral de todas as disciplinas: artes, educação física, matemática, português, ciências, geografia, história, inglês.

• Estratégias/procedimentos: todos os professores elaboram duas questões com alternativas de respostas, as quais são apresentadas em slides para todos assistirem através da apresentação que é feita pelo telão (datashow), na quadra da escola. A turma tem um tempo para ler e analisar a questão, respondendo posteriormente. Um professor fica responsável pela contagem de pontos, dos acertos obtidos pela equipe. Terminadas as perguntas para uma turma, passa-se para outra e assim sucessivamente até todas as turmas participarem. Quem obtiver maior número de acertos será a equipe vitoriosa e premiada. Em caso de empate, apresenta-se mais questões às equipes, até que se tenha um vencendor.

• Material necessário: datashow, telão, computador e DVD's das apresentações.

• Avaliação: a avaliação é feita levando-se em conta os erros e acertos da turma, em cada disciplina. Caso o professor perceba que o conteúdo continua apresentando dificuldades, fica a critério dele a maneira de reforçar o aprendizado.

Projeto Faz de conta - Marcos(uma referência aos contos de fada e à matemática)

Tema: Compreensão, entendimento e interpretação de textos, contemplando alguns dos descritores de Língua Portuguesa e alguns específicos de Matemática.

Público alvo: Alunos do 9º ano da Escola Municipal Marechal Deodoro

Professores envolvidos: - Marcos Antônio da Silva. (Língua Portuguesa)
- Fernando Santaliana Duarte ( Matemática )

Justificativa:
Durante o primeiro semestre de 2009, observamos que os alunos, de modo geral, demonstraram dificuldades na interpretação de textos. Através de atividades diagnósticas detectamos que isso acontecia devido a falta de conhecimento dos alunos e também de sua falta de orientação sobre a inter-relação entre os conteúdos, dentro dos textos, exigidos para interpretação, tanto nos livros didáticos como nas provas aplicadas pelos governos como SIMAVE e Prova Brasil.
Baseado nesse contexto tivemos a ideia de unir, num primeiro momento, os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e trabalhar juntos vários textos que apesar de estarem nos livros e nas atividades de Língua Portuguesa necessitavam de certos conhecimentos em Matemática para resolver as situações propostas.

Objetivo Geral:
Melhorar a compreensão de texto dos alunos de maneira mais significativa e eficiente.

Objetivos específicos:
Língua Portuguesa
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso;
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas que será recebido;
- Inferir uma informação implícita em um texto.

Matemática
Entender e aplicar os conceitos de:
- Porcentagem;
- Fração;
- Cálculo de distância;
- Juros e desconto;
- Regra de três simples.
Metodologia
- As atividades em Língua Portuguesa serão trabalhadas em forma de leitura lúdica,
- Os textos jornalísticos em forma de apresentação de telejornal onde poderão contextualizar o assunto e assim compreenderem as informações como a previsão do tempo por exemplo;
- Os demais textos, em forma de comparação e análise.
- Nas aulas de matemática, o conteúdo será transmitido em forma de jogos e trabalhos práticos, para que os alunos assimilem o conteúdo a ser utilizado na avaliação final.
- No final do projeto os alunos escolherão alguns textos para apresentarem num telejornal para toda a escola.

Recursos a utilizar:Jornais, revistas, folhetos, propagandas, gráficos, mapas, tabelas, notas fiscais, contas de água, luz, retroprojetor, computador, vídeo, jogos.

Avaliação
A avaliação acontecerá de acordo com o desenvolvimento da aprendizagem e no final com a apresentação do jornal.

Bibliografia:
www.ne.org.br
Cereja, William; Cochar, Thereza; Cleto, Ciley. Interpretação de Textos – Construindo competências e habilidades em leitura.
Boletim pedagógico de avaliação da educação - SIMAVE/PROEB.
Costa, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais.
Marco Curricular dos Anos Finais do ensino fundamental da rede municipal de Pará de Minas.

AMPLIANDO HORIZONTES – O BRASIL E O MUNDO NAS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS
O JORNAL NA SALA DE AULA - Ana Kelly e Neliene

INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo principal iniciar alunos do oitavo ano e nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Vereador Bosco Mendonça”, situada no município da cidade de Pará de Minas, na leitura e no mundo das reportagens jornalísticas. Durante o trabalho, escrevemos uma carta para um jornal de grande circulação e fomos respondidos. Para finalizar sugerimos aos alunos que criassem o próprio noticiário da escola. Iniciaram, portanto, a coleta de entrevistas, a montagem e elaboração de textos, até que nós (professoras envolvidas) realizamos a revisão e a montagem.

JUSTIFICATIVA
O trabalho teve como ponto de partida a carência dos alunos aos meios de comunicação e principalmente a leitura. A partir desse conhecimento inicial, decidimos trabalhar com o jornal em sala de aula devido à diversidade de gêneros textuais que esse abrange: notícias, editoriais, artigos, reportagens, crônicas, entrevistas, tiras, charges, etc. Cabe lembrar que trazer o jornal para a sala de aula é essencial para familiarizar o aluno com sua leitura, desenvolvendo as competências necessárias para fazê-lo criticamente. Além disso, possibilita estabelecer uma série de conexões entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo escolar e os acontecimentos recentes, permitindo aos alunos conhecerem as aplicações práticas dos conceitos estudados. O trabalho foi feito semanalmente, os alunos levavam reportagens e escreviam uma análise critica da mesma.


OJETIVO GERAL
• Transformar o jornal num instrumento pedagógico formador de cidadania e levá–lo para dentro da sala de aula.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Familiarizar os alunos com a leitura dos jornais, estudar as propriedades temáticas, estruturais e estilísticas dos diferentes gêneros que circulam num jornal (notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, artigos, crônicas, charges, tiras, etc.). Sendo uma forma de mergulhar nas características desses gêneros e, além da competência escritora, ampliar a competência leitora;

• Estimular os alunos a localizarem o espaço que a notícia ocupa no jornal. Mostrar que os fatos não têm importância por si mesmos: sua importância é construída a partir de uma série de indicadores: se ocupa a página inicial do primeiro caderno ou não; se está na parte superior ou inferior da página; qual sua extensão, etc.

• Desenvolver no aluno o domínio da expressão oral e escrita em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de produção social e material do texto (lugar social do locutor em relação ao(s) destinatário(s); destinatário(s) e seu lugar social; finalidade ou intenção do autor; tempo e lugar material da produção e do suporte) e selecionar, a partir disso, os gêneros adequados para a produção do texto, operando sobre as dimensões pragmática, semântica e gramatical.

• Montar um jornal, trabalhar diversos conteúdos e privilegiar a produção de textos, desenvolvendo o trabalho em equipe e salientar a importância do trabalho coletivo.

ATIVIDADE
Foi estabelecido que um dia na semana, os alunos leriam as reportagens trazidas. Como a escola não tem assinaturas de nenhum jornal, levávamos alguns exemplares para a sala de aula e deixávamos que os alunos folheassem e selecionassem o que queriam ler. Para ativar os conhecimentos prévios em relação ao que iriam ler, bem como permitir a comparação crítica, solicitávamos que assistissem aos noticiários televisivos do dia anterior. Assim este trabalho possibilita aos alunos compreenderem a diferença entre telejornal e jornal impresso. Em geral, a televisão apresenta a notícia como verdade absoluta; o jornal tende a relativizá-la, mostrando o outro lado, analisando os acontecimentos através de artigos e editoriais que têm como propósito incomodar o leitor, incitando-o a tomar partido, etc.
Depois de ter familiarizado os alunos com a leitura dos jornais, começamos a estudar as propriedades temáticas, estruturais e estilísticas dos diferentes gêneros que circulam num jornal (notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, artigos, crônicas, charges, tiras, etc.). Para finalizar o estudo produzimos um jornal com a turma sendo uma forma de mergulhar nas características desses gêneros e, além da competência escritora, ampliar a competência leitora.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorreu durante todo o projeto: na leitura das reportagens e na criação dos textos escritos sobre as mesmas, na criação das matérias, na procura de notícias. Nós, professoras do projeto, levamos em conta a participação diária do aluno, e seu interesse na criação do jornal, incentivando-os, questionando-os e procurando ouvir as opiniões e avaliações.

REFERÊNCIAS
Exemplares dos jornais: Estado de Minas, SUPER. Meios de comunicação de programas jornalísticos.

O sesquicentenário de Pará de Minas
Professora: Iris Mary Rodrigues
Escola: Escola Municipal Dona Cotinha

Justificativa:
Devido ao sesquicentenário de Pará de Minas, cabe apresentarmos uma pesquisa aprofundada sobre a cidade. Levando ao conhecimento dos alunos o crescimento artístico, político e sócio-econômico, de uma forma prazerosa e objetiva. Esse aprendizado é de suma importância e de grande valia para a formação da cidadania do aluno.

Público alvo: Sétimo ano.

Cronograma: Um bimestre.

Objetivo geral:
-Conhecer a história de Pará de Minas, através de pesquisas e entrevistas, confeccionar um livro “Memorial de Pará de Minas”, juntamente com os alunos.

Objetivos específicos:
- Conhecer pessoas que foram importantes, conhecidas e reconhecidas no mundo da política, da Arte, Religião, enfim da cultura paraminense;
- Entender a história do lugar em que vivemos;
- Levantar questões relevantes sobre meio ambiente em nossa cidade;
- Conhecer a situação geográfica de nossa cidade;
- Saber das histórias dos nossos patrimônios ‘As sete Maravilhas’;
- Compreender e reconhecer as características do texto narrativo;
- Enfatizar a importância da linguagem Narrativa na reconstrução cultural e histórica dos povos;
- Diferenciar mito e história;
- Estimular a prática da pesquisa e o conhecimento do passado místico-histórico de sua comunidade;
- Promover a habilidade de organização do tempo e do espaço na prática narrativa, utilizando como recursos fatos e a imaginação.

Metodologia:

1º Passo:
- Discutir sobre o projeto e o tema
- Assistir ao filme: “Os narradores de Javé”
- Fazer um levantamento do conhecimento prévio do aluno.
- Dividir a classe em seis grupos com cinco componentes.
- Entregar a cada grupo, assuntos diferenciados abordando o mesmo tema, sugerir as fontes de pesquisas.
- Passar a relação de nomes de pessoas que poderão ajudá-los.
Os assuntos serão: Esportes – Política – Situação Geográfica: (Relevo, Clima, Meio Ambiente) – História de Pará de Minas e seus Patrimônios – Cultura: (Música, teatro, artistas...) Literatura: (Escritores, pessoas importantes, contos, causos...).

2º Passo:
Os textos pesquisados passarão por uma triagem. Depois serão revisados e redigidos, numa narrativa condizente com a linguagem literária, buscando subsídios na linguagem padrão. As ilustrações terão o apoio das aulas de arte. Enfim, levaremos o livro para encadernação. A edição terá um exemplar para cada aluno, e para cada escola municipal, totalizando a tiragem de quarenta livros.

3º Passo:
Divulgação em massa nas mídias escrita, falada e televisiva.
Noite de autógrafos, com direito a um coquetel junto à comunidade.
Doação dos livros para as bibliotecas das escolas municipais.

Equipe de trabalho: Professoras de português, geografia, história e artes e os alunos do sétimo ano.

Investimento: Patrocínio e parcerias com empresas e comércio do município local.

Avaliação: A avaliação será feita ao longo do processo de desenvolvimento do projeto, cada professor faz as observações necessárias e resultado final será a confecção do livro.


Projeto : Jornal na escola - Teresa

O Jornal visa à melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos, reciclagem, preservação do meio ambiente, etc...
Para chamar a atenção dos alunos, podemos expor o jornal em local visível da escola e um quadro de honras, com os nomes dos escritores e desenhistas que colaboraram para a produção do jornal.

Metodologia / Execução

- Apresentar aos alunos vários jornais locais para que eles estabeleçam as semelhanças e diferenças na primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;
- Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
- Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
- Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
- Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;
- Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou da escola.
- Explorar temas como: Datas comemorativas, Ecologia, Educação, Espiritualidade, Geografia, História, Juventude, Língua e Literatura, Política e Cidadania, Psicologia, Realidade Brasileira, Religiões, Saúde e Sexualidade, Cultura de Paz.
- Explorar atividades como: desafios, cruzadinhas, caça-palavras, piadas, adivinhações, jogo dos sete erros, pinturas e charadas.
- O texto selecionado passa pela revisão do aluno juntamente com o professor de sala.
- Estabelecer prazos para a produção e entrega das matérias à coordenação do jornal.

Objetivos do projeto:
- sensibilizar professores e alunos;
- envolver toda a comunidade escolar na escolha do nome do jornal;
- buscar apoio para sua publicação junto a Secretaria de Educação do município;
- buscar apoio dentro da escola, junto ao conselho escolar, pais, alunos e grêmio estudantil;
- incentivar a produção de tipos e gêneros textuais diferentes;

Turmas envolvidas: todas as turmas da escola.
Equipe envolvida: direção, orientadora pedagógica, professores e representantes de turmas.

Cronograma: o jornal pode ser feito mensalmente. Deve-se observar o prazo para a entrega dos textos, entrevistas e matérias.
Avaliação: Esse é um projeto muito positivo, pois oportuniza desenvolver um trabalho a partir das próprias idéias dos alunos, aproximando-os da leitura e da escrita. Outro grande diferencial a diversidade de textos que são explorados e a interação com as demais disciplinas.

PLANO DE AÇÃO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Nome da escola: Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles
Professor cursista: Geralda Eva Soares Souza
Cidade/Estado: Pará de Minas – Minas Gerais
Nome do Gestor: Isabel Cristina da Silva
Situação Problema: Dificuldade de leitura e interpretação de textos.
INTRODUÇÃO:
Esse projeto foi elaborado após um período de observação e participação em estágio de gestão escolar e coordenação pedagógica, o qual será executado com professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da E.M.P.I.M.M. durante um período de aproximadamente 60 dias, uma vez que observamos ser a dificuldade de ler e interpretar uma das causas de maior incidência negativa no desempenho dos alunos nas disciplinas.
Será dada ênfase à importância da leitura e interpretação como habilidade necessária para que o aluno possa ter uma maior compreensão e domínio dos conceitos essenciais nas diversas disciplinas. É fundamental que o professor se envolva nesse processo de modo a estimular os alunos utilizando recursos que melhor se explicam em cada momento do processo ensino-aprendizagem.
A execução desse processo deverá também envolver o pessoal da biblioteca, os quais ajudarão os alunos na escolha de bons livros e orientando-os sobre a importância da leitura e professores das demais disciplinas: português, matemática, geografia, história, ciências, inglês.
PROBLEMÁTICA:
Nossos alunos têm demonstrado baixo desempenho na atividade de leitura e interpretação. A dificuldade de extrair informações dos textos afeta todo o rendimento escolar. Os alunos durante as avaliações, em sua maioria, não conseguem entender o que é cobrado nas questões, mesmo depois de terem estudado o conteúdo, por não entenderem o que se pede ou entenderem errado. Nesse projeto buscaremos alternativas que estimulem esse processo de modo a formar leitores conscientes que além de decodificar símbolos gráficos entendam realmente o que esses símbolos querem dizer.
OBJETIVO GERAL:
Orientar os professores quanto à importância do convívio diário dos alunos com a leitura, através de atividades planejadas, visando fazer uma integração entre as disciplinas enfatizando a importância da leitura e interpretação na vida social e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conscientizar os professores da necessidade de fazer o diagnóstico para identificar quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos no processo de leitura e interpretação.
• Orientar os professores na busca de formas de se trabalhar leitura e interpretação de maneira significativa, prazerosa e participativa.
• Propor aos professores divulgação na escola, dos textos produzidos pelos alunos.
• Promover uma interação entre professores e bibliotecários para incentivar os alunos à leitura.

METODOLOGIA:
Esse projeto deverá ser desenvolvido com professores do Ensino Fundamental da escola E.M.P.I.M.M. onde será apresentado durante uma reunião pedagógica, na qual serão sugeridas atividades para diagnosticar e solucionar dificuldades de leitura e interpretação.
AÇÕES:
• Inicialmente será realizada uma reunião com os professores para apresentação do projeto onde serão discutidas estratégias para melhor viabilizá-los.
• Serão distribuídos questionários (entrevista) para os professores, bibliotecários e alunos para diagnosticar as causas das dificuldades.
• Novamente será realizada outra reunião para discussão dos resultados dos questionários respondidos. Nessa reunião serão levantadas propostas de atividades para solucionar os problemas detectados.
• Promoção de feira cultural e exposição de atividades no encerramento do projeto.
• Analisar e comparar modelos de diversos tipos de texto, observar como os autores procedem para escrevê-los, sua linha de raciocínio, por exemplo: autores de propaganda, notícias, relatos, cartas, artigos científicos, crônicas humorísticas.
• Propor leituras programadas na classe para ser lidas com o auxilio do professor e ao final promover uma discussão a respeito da obra, do contexto em que foi produzida, quais os elementos usados pelo autor.
AVALIAÇÃO:
Ao final do planejamento das ações percebemos a aceitação das ideias pelos professores. Tivemos também o apoio da diretora, dos membros da biblioteca e demais colegas de trabalho. Acreditamos que após os trabalhos intensos de leitura e interpretação os alunos demonstrarão maior rendimento nas disciplinas.

3 comentários:

  1. Bom projeto, no entanto pude observar,que é praticamente impossível colocar esse em prática no tempo suposto.
    Bem que eu gostaria de acompanhar a prática em sala de aula pelos respectivos responsáveis de tal absurdo.Sem noção de tempo.

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  2. muito bom esse projeto

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  3. Não existe tempo absurdo quando queremos. Tudo é possível em sala de aula. Num piscar de olhos a aprendizagem acontece. o que precisamos é nos dispor a mudar a nossa prática e nos envolvermos mais com a melhoria da educação. Parabéns aos responsáveis pelo projeto. Todo tempo é precioso quando se pensa em transformar a educação que temos naquela que queremos...

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